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SEO na descrição de produtos – 5 coisas que você deve saber

por Rodrigo Carvalho Marinho Terça-feira, 20 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 2 minutos

Se você tem um e-commerce há algum tempo, deve saber que a prática de SEOSearch Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) é de extrema importância em seus resultados. Se é um empreendedor iniciante no mercado digital, saiba desde já que na hora de construir a sua loja e o seu conteúdo, a otimização deve ser uma prioridade.

O SEO deve estar amplamente presente em tudo o que fizer no seu e-commerce: textos extensos do blog, descrições de produtos, legendas, descrição de imagens, títulos, etc. Trata-se de técnicas estratégicas que otimizam os motores de busca a dar relevância ao seu projeto. Com determinadas ações, os seus produtos, anúncios e site aparecem com mais frequência para um número maior de pessoas, e principalmente, para o público correto.

O que é SEO?

Trata-se de uma estratégia de marketing digital, que otimiza o seu conteúdo para buscadores virtuais, como o Google, por exemplo. O objetivo é aumentar o alcance de um maior tráfego orgânico e reverter visitantes para clientes. É um trabalho especializado e, se você não tem um profissional capaz para otimizar o seu projeto, vale a pena se capacitar, uma vez que estas técnicas devem ser usadas constantemente.

Para entender melhor, imagine uma pessoa buscando no Google (ou outro buscador) um determinado produto que precise. É o primeiro passo: pesquisar sobre (marcas, preço, onde comprar, modelos, etc.). A maioria dos consumidores pesquisa antes de comprar. Para que o seu e-commerce apareça no topo das buscas, todo o projeto deve ser otimizado, constando palavras-chave e termos usados em buscas e que expressem da melhor forma o seu negócio. Por isso, a importância da segmentação para as lojas virtuais.

Como aplicar o SEO?

Há vários lugares em seu site em que a técnica deve ser aplicada, mas vale dizer que todo o conteúdo deve ser otimizado. E isso deve ser algo delicado, sem exageros. No caso do e-commerce, os títulos e descrições de produtos otimizados podem ser o seu primeiro passo para vender mais.

Por quais termos o usuário irá buscar um produto como o seu nos sites de busca? Quais palavras-chave definem melhor o seu produto? Além de um conteúdo muito bem escrito, claro e dinâmico, nele deve constar este termo de referência. E para que o seu negócio tenha visibilidade, veja as dicas abaixo!

1) Como utilizar palavras-chave

Como já vimos, as palavras-chave são os termos pelos quais os usuários vão digitar no campo de busca do site de pesquisa. São estas palavras que levam o usuário até o produto. Desta forma, o primeiro passo é buscar termos que consigam identificar o seu produto, fazendo com que ele seja mais visível aos mecanismos de busca. Estes termos devem constar na descrição de produtos, páginas, títulos, etc. Sinônimos também são bem-vindos. Na busca e definição de palavras-chave você pode utilizar alguns recursos, como o Keyword Planner e o Keyword Tool.

2) Seja criativo na definição de títulos e descrições

A criatividade move o mundo. No caso de escrever títulos e descrições de produtos, além das palavras-chaves adequadas, é preciso que este conteúdo seja exclusivo, claro e direto, observando sempre como o usuário irá percebê-lo. Traga sempre informações relevantes para o futuro cliente, como formas de pagamento, modelo do produto, funcionalidades, vantagens, etc.

3) SEO nas imagens do produto

O SEO não está apenas no texto, mas em imagens de produtos, vídeos e outras mídias. Ter fotos de qualidade e com título, legenda, texto alternativo e descrição com as palavras-chaves necessárias é essencial. Faz muita diferença. Isso porque o algoritmo dos buscadores considera o nome do arquivo, o contexto em que ele está inserido e também o texto alternativo.

4) Conteúdo exclusivo

Não copie descrições já existentes, como as que vem dos fabricantes dos produtos ou que já tenha em seu site de um produto similar. Para cada produto colocado no e-commerce, crie uma descrição exclusiva.

5) Meta descrição

A meta descrição é o texto breve que aparece logo abaixo do título e do link do site. Em geral, tem até 160 caracteres. É o que aparece nas buscas orgânicas dos usuários. Precisa ser um texto otimizado, mas agradável, fácil de ler e convincente.

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