Logo E-Commerce Brasil

SEO é o investimento mais certo que você pode fazer pela sua empresa hoje

Por: André Palis

Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Com ampla expertise no mercado digital já tendo trabalhado no Google, hoje é CEO da Raccoon, melhor agência de marketing digital da América Latina, com mais de 600 colaboradores, e atende clientes como Natura, Estácio, Nubank, Leroy Merlin e Fast Shop.

Empreendedores de diferentes setores convivem com a eterna dúvida do “será que é um bom investimento?”. Nesse momento, são muitos os fatores que pesam para o empreendedor tomar uma decisão. Ele tem que pensar na equipe, nas contas, no fluxo de caixa, enfim são diversas razões que deixam o varejista com um pé atrás. Ao mesmo tempo, eles sabem que uma aposta errada pode custar caro para o planejamento estratégico da empresa, mas também sabem que não podem se esconder da decisão, senão o negócio não cresce.

Investimento certo: SEO

Mas e se houvesse um investimento confiável e com potencial para devolver até 10 vezes do valor aplicado? Esse investimento muito provavelmente entraria na lista das prioridades desses empreendedores, certo? Nem tão certo assim. A verdade é que esse investimento existe e, por incrível que pareça, ele não costuma ser o primeiro ou até mesmo estar entre os investimentos urgentes das empresas, normalmente isso acontece por falta de conhecimento dos gestores. Estou falando das estratégias de SEO.

Esse é apenas um dos investimentos que as empresas podem fazer em marketing digital e é sem dúvida um dos principais e mais importantes. Em outras palavras o que estou dizendo é: se eu tivesse o orçamento limitado e pudesse contratar só um serviço de marketing digital, eu contrataria SEO. E o motivo é simples de entender. São essas estratégias que trarão visibilidade real para a sua marca nas buscas que os seus clientes fazem na internet.

Estamos falando de um conjunto de ações que incluem aperfeiçoamento da estrutura do site, melhoria da velocidade da página, otimização para mobile, construção de autoridade na internet, investimento em conteúdo de qualidade em diferentes mídias, entre muitas outras. O resultado disso é presença online eficaz e, automaticamente, conquista de clientes.

Estratégia de longo prazo

Percebe que não estamos falando de uma aposta incerta, mas de um investimento real? Minha experiência me dá segurança para dizer que projetos de SEO bem executados podem entregar, em dez meses, ROI acumulado superior a 10. O que acontece é que, como se trata de uma estratégia que demora um pouco mais a dar resultados, os gestores subestimam seu valor e simplesmente não investem nela.

O pensamento de “curto prazo” aqui faz um grande estrago, pois se a marca entendesse a importância do SEO no longo prazo, nunca o tiraria das prioridades. Entenda: o marketing digital precisa ser encarado como um investimento contínuo e olhar só para os resultados do mês não trará uma estratégia vencedora.

Em outros países, como nos Estados Unidos, esse entendimento do valor do SEO já é bem difundido, mas no Brasil parece que ainda estamos presos na pergunta “será que é um bom investimento?”. É claro que os gestores precisam ter esse cuidado na hora de aplicar os recursos, mas nesse caso, acreditem: a pergunta já foi respondida com um sonoro sim. Ter medo do investimento ou ficar pensando apenas dos resultados imediatos pode trazer um custo mais alto: o da estagnação.