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E-commerce SEO: o guia definitivo para o marketing orgânico

por Suman Das Quinta-feira, 27 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

A maneira mais segura de se posicionar melhor do que seus concorrentes nos mecanismos de busca e impulsionar as conversões em sua loja de e-commerce é dominar o SEO. E se você não tiver certeza de como dominar o SEO de comércio eletrônico, então você está no lugar certo.

Não importa se você está construindo um novo site a partir do zero ou reinventando uma marca existente, esta postagem está repleta de dicas e insights táticos para ajudar você a criar sua estratégia de SEO para e-commerce.

O que é Search Engine Optimization (SEO)?

SEO é algo muito acessível que você deveria aproveitar para o seu site. Simplificando, SEO é o processo de gerar, estrategicamente, mais tráfego orgânico nos mecanismos de busca. Por exemplo, quando você pesquisa algo no Google, digita certas palavras-chave e é redirecionado para a página de resultados que mostra todos os resultados relevantes.

Em termos gerais, esse processo de digitar palavras-chave e exibir resultados relevantes é chamado de Search Engine Optimization. Como uma ferramenta de marketing que praticamente não tem custo e tem vantagens em abundância, o SEO representa o mecanismo mais influente em seu arsenal de estratégias de marketing.

O que é SEO para comércio eletrônico?

E-commerce SEO é tudo sobre ter suas páginas de produtos aparecendo na primeira página de resultados de pesquisas. Aparecer no ranking na primeira página é importante. Um estudo mostrou que os resultados do topo do ranking atraem 32,5% do tráfego.

Além disso, mostrou que o número diminui à medida que você avança e vai para a próxima página. Isso significa que você está perdendo impressões da marca, visitantes no site e, em última instância, vendas se não tiver uma estratégia sólida de SEO.

Você quer dominar o e-commerce SEO para sua loja online? Leia sobre o passo-a-passo sobre como dominar a arte sutil de SEO para e-commerce.

Faça sua pesquisa

A pesquisa é o passo mais importante no processo de SEO. Por quê? Porque usar palavras-chave erradas pode comprometer sua campanha de SEO de e-commerce ao não gerar tráfego de alta qualidade. O processo de pesquisa é dividido em duas partes:

1 – Pesquisa de palavras-chave

Pesquisa de palavras-chave envolve identificar as palavras mais adequadas que são relevantes para o seu negócio. Quando se trata de otimizar seu site e suas páginas para palavras-chave relevantes, você deve considerar a relevância, o volume de pesquisa e a dificuldade de classificação. Escolha palavras-chave que tenham um volume de pesquisa de correspondência exata e não sejam muito competitivas.

Sua escolha ideal deve ser entre palavras que tenham um alto volume de pesquisa e menos dificuldade. Por exemplo, se você vende camisetas personalizadas, não inclua palavras-chave genéricas, como “camisetas” ou “camisetas casuais”, pois não são palavras específicas que o público está procurando. Estas são palavras de alta concorrência para as quais seu site levará muito tempo para ser classificado.

Você pode fazer o mesmo com palavras-chave de cauda longa. Enquanto seu site classifica para uma palavra-chave específica, você pode inteligentemente usar sua página de blog para classificar as palavras-chave de cauda longa relevantes. Uma consulta de pesquisa que consiste em mais de uma palavra-chave é uma palavra-chave de cauda longa.

A “estratégia de marketing para mídias sociais” é uma palavra-chave de cauda longa, enquanto “marketing” é apenas uma palavra-chave. De acordo com a Moz, cerca de 70% das buscas são compostas por pesquisas de palavras-chave de cauda longa.

2 – Pesquisa de concorrentes

Uma pesquisa de palavras-chave bem-sucedida é metade da batalha vencida. No entanto, uma pesquisa de concorrentes o ajudará a obter insights estratégicos sobre como você pode melhorar sua campanha de SEO para comércio eletrônico e competir em um campo nivelado. Estude quais palavras-chave seus concorrentes estão usando e se eles têm uma autoridade de domínio e autoridade de página maior do que você.

Você pode usar ferramentas interessantes como SEMrush, Moz e Google Keywords para ver como seus concorrentes estão rankeando. Se seus concorrentes são empresas bem estabelecidas com autoridade de domínio e autoridade de página, então é melhor se concentrar em outras palavras-chave do que competir com elas.

Outro aspecto importante da pesquisa de concorrentes é acompanhar seus links de entrada. Você pode usar o Ahrefs para isso. Sua pesquisa de concorrentes também deve incluir o estudo da arquitetura do site deles. Dessa forma, você pode decidir se deseja seguir a mesma arquitetura de site que os líderes do setor ou seguir uma nova rota.

Corrija o que está quebrado

Depois de concluir a pesquisa necessária, é hora de olhar para o seu site e consertar tudo o que não está funcionando ou precisa de ajustes.

1 – Erros no site

Use o Screaming Frog para detectar erros no site. Ele irá rastrear as páginas do seu site, links, imagens, scripts, CSS e APIs a partir de uma perspectiva de SEO. Em seguida, fornecerá um relatório do que não está funcionando. Fique de olho especificamente em:

  • Páginas de mal funcionamento 404;
  • Links quebrados em seu blog ou páginas de produtos;
  • Conteúdo duplicado, meta títulos e meta descrições.

2 – Velocidade do site

A atenção e a paciência dos navegadores da Geração Y duram apenas alguns segundos. Se o seu site demorar para carregar, seus clientes vão simplesmente clicar em “voltar” e acessar o site do seu concorrente. Existem várias ferramentas para verificar o tempo de carregamento do seu site.

Idealmente, se levar mais de 3 segundos para carregar seu site, considere alterar o espaço no seu servidor ou usar outro provedor de CMS ou revisitar seus arquivos de imagem e vídeo e compactá-los.

Otimize, otimize, otimize

A otimização da página é uma parte importante do SEO para comércio eletrônico. A melhor parte é que ela é totalmente controlável. A otimização da página inclui todas as ações que você deve realizar em seu próprio site para obter uma classificação mais alta. Isso envolve os seguintes aspectos:

1 – Otimização de palavras-chave

Agora que você sabe a importância das palavras-chave em SEO, você precisa otimizar suas páginas para incluir essas palavras-chave. Se você é uma empresa local, deve incluir palavras-chave baseadas em localização e incluir estrategicamente outras palavras-chave em sua página. Consequentemente, sua estrutura de página ideal deve incluir:

  • Título da página;
  • Cabeçalho;
  • Subtítulo;
  • Parágrafo/corpo;
  • Descrição do produto ou blog;
  • Nomes de arquivos de imagem;
  • Alt tags;
  • Meta título e descrição;
  • URL.

Suas palavras-chave devem ser distribuídas em todas essas seções da página. Todos os seus arquivos multimídia também devem ser nomeados, mantendo as palavras-chave em mente. Evite embalar sua meta descrição com palavras-chave. Inclua de forma inteligente em uma frase para fazer soar como um anúncio e torná-lo clicável.

2 – Estrutura do site

Uma arquitetura de website inteligente pode ter um impacto positivo na usabilidade do site. Se você está construindo um novo e-commerce do zero, use o LucidChart para criar um gráfico sistemático para a arquitetura de páginas e a lógica de navegação de seu website. Um “design plano” tornará a navegação fácil com menos cliques. Isso permitirá um fluxo contínuo de autoridade de página da sua página inicial para as páginas internas de produtos.

3 – Links internos

Usar links internos significa vincular as páginas do seu site a outras páginas do seu próprio site. Os links internos permitem vincular páginas que possuem um texto âncora específico, o que pode ajudá-lo a classificar suas palavras-chave. No entanto, não empacote todas as suas páginas com links internos, pois os mecanismos de pesquisa têm algoritmos inteligentes que podem identificar isso. Inclua links internos sempre que houver um ajuste natural ou necessidade de um.

4 – Experiência de usuário

Um site de comércio eletrônico bem projetado e simples de usar manterá seus clientes voltando. E isso é ótimo, porque esse é o objetivo! A excelente experiência do usuário significa que seu site é fácil de navegar e útil. Simplificando o processo de checkout e adicionando uma opção de chat online irá melhorar a experiência do usuário. Uma ótima experiência do usuário significa que os clientes passarão mais tempo no seu site, o que é ótimo para SEO.

5 – Site responsivo

Se você está no setor de comércio eletrônico, sabe da importância das compras no celular. A maior parte da geração de millennials navega na web a partir de um smartphone ou tablet, portanto, ter um website responsivo não é ótimo apenas para maximizar as conversões, mas também ajuda a sua campanha de SEO de comércio eletrônico.

Você sabia que 61% dos clientes que visitam um website não responsivo no celular provavelmente acessam o site de um concorrente?

Com um design de site responsivo, você pode codificar seu site para funcionar sem problemas em qualquer dispositivo (desktop, tablet, celular) sem ter que criar vários sites. Isso é ótimo porque você pode evitar a duplicação de conteúdo que irá confundir os mecanismos de busca e afetar seu SEO. Você pode usar modelos de templates responsivos para isso. ThemeForest e WordPress oferecem alguns modelos de design surpreendentes.

6 – Avaliações de produtos

As avaliações de clientes podem ajudar seu website a gerar mais conversões. Afinal, novos clientes confiam no feedback dos clientes existentes e na sua experiência. Na verdade, de acordo com o Internet Retailer, você pode aumentar sua taxa de conversão de comércio eletrônico em até 76%, caso exiba reviews de produtos.

No entanto, as avaliações de produtos não apenas impulsionam a conversão, mas também têm um impacto positivo no SEO.

Quer saber como as avaliações de produtos ajudarão seu SEO para comércio eletrônico? É simples. Mais avaliações significam que há mais conteúdo sendo adicionado ao seu website e avaliações frequentes demonstram que há novos conteúdos sendo adicionados regularmente, o que os mecanismos de busca adoram! Você pode incentivar seus clientes a escrever um comentário oferecendo um desconto na próxima compra.

7 – Mídias sociais

Seu site de comércio eletrônico deve incluir todas as suas páginas de redes sociais. Além disso, ter páginas de redes sociais ajuda a construir sua própria comunidade. Além disso, propicia interação com os clientes, compartilhando conteúdo e ofertas que, em última análise, afetam sua classificação de SEO. Ter sinais sociais ativos e frequentes dá uma indicação positiva aos mecanismos de pesquisa de que seu site é valioso. Isso ajuda a tornar seu SEO de e-commerce mais forte.

Comece um blog

Como mencionado acima, seu site deve ser otimizado para uma determinada palavra-chave. No entanto, existem várias palavras-chave de cauda longa que podem impulsionar o seu SEO de e-commerce. A melhor maneira de aproveitar ao máximo essas palavras-chave e atrair pessoas para visitar seu site é começar um blog.

Uma estratégia inteligente de marketing de conteúdo, juntamente com conteúdo relevante e de alta qualidade, pode fazer maravilhas para impulsionar o SEO e permitir que seu site tenha uma classificação alta nos mecanismos de busca. Não só isso: conteúdo de qualidade também o ajudará a ganhar links de outros sites de renome.

Por exemplo, se você está no ramo de venda de alimentos orgânicos, escreva sobre saúde, bem-estar e dietas especializadas. Tópicos relevantes ajudarão você a criar um público-alvo e, consequentemente, também aumentarão as conversões.

Crie seus links

Quando se trata de criação de links, você quer atrair links de sites de boa reputação e de alta qualidade. Isso porque os motores de busca tendem a penalizar sites que só atraem links de sites de baixa qualidade. Use a página do seu blog para atrair links de alta qualidade escrevendo guest posts ou tenha influenciadores e líderes do setor para escrever um blog para você.

Você pode entrevistar especialistas e fazer um link para o site deles e pedir que eles compartilhem o conteúdo em seus canais de mídia social. Isso também ajudará a gerar visitas ao website e a melhorar seus sinais sociais. Além disso, você pode usar o HARO (Help A Reporter Out) para se conectar com especialistas no varejo e no espaço de comércio eletrônico.

Essas diretrizes o ajudarão a criar uma estratégia forte de SEO de comércio eletrônico. No entanto, SEO é um jogo de paciência e leva tempo e dedicação para se dominar este tema. Ajuste sua estratégia conforme necessário e assista a classificação do site da sua loja online subir ao topo da página.

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