Trabalhe o SEO como se fosse correr uma maratona

por Carlos Eduardo de Carvalho Segunda-feira, 04 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

A ânsia de conquistar logo as primeiras posições no ranking de busca orgânica do Google  faz com que muitas vezes deixemos de lado o básico. O problema é: para ganhar uma maratona é preciso, além de estratégia, uma boa preparação e no SEO não é diferente.

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Muitas vezes queremos colocar no site tudo que há de mais moderno no mundo do marketing digital. Queremos experimentar todas as ferramentas que estão em alta, mas esquecemos de “começar pelo começo”.

Quando noto expectativas irreais dos clientes, procuro mostrar para eles que é preciso ter alguns conceitos bem definidos antes de implantar estratégias mais avançadas de otimização.

Correr uma maratona sem se preparar é impossível!

HTML

Hoje em dia as plataformas e agências já estão preocupadas em estruturar uma loja com o HTML otimizado. Muitos sites exploram o uso do JavaScript mas é preciso tomar cuidado em como ele é implementado. 

Claro que não podemos esquecer das diretrizes básicas de tecnologia que envolvem URLs, Meta Tags, Headings, Imagens e algumas coisa a mais. O Google fornece esse documento bem completo explicando o que fazer.

Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa por palavras-chave é o processo de escolha de termos que se relacionam diretamente com sua empresa ou produto. Então se você é uma loja de artigos esportivos, seria sensato que alguém procurando por “bola de basquete” chegue a sua loja pela pesquisa orgânica. Mas não é tão fácil quanto parece escolher palavras-chave para o seu site.

Sem otimizar toda sua estratégia em torno dessas palavras-chaves, seu site tem poucas chances de ser apresentado pelo Google na SERP.

Por isso, até que você saiba quais palavras são mais importantes para sua loja posicionar – você não pode otimizar as páginas em seu site e você não pode iniciar sua estratégia de conteúdo.

Se o conjunto errado de palavras-chave for escolhido para suas páginas, você pode obter tráfego para seu site mas não terá conversão. Isso, claro, não é apenas frustrante para você mas também é frustrante para os visitantes da loja.

Quando a pesquisa retorna uma página com conteúdo que corresponde ao produto ou informação desejada os usuários ficam muito mais propensos a converter em vendas.

Para fazer essas pesquisas de palavra-chave as ferramentas como o Google Keyword Planner,  SEMrush e Ahrefs são uma excelente escolha. Depois de fazer sua pesquisa de palavras-chave, você poderá dar início a 3 estratégias fundamentais para o SEO.

Arquitetura de páginas internas

É melhor ter uma página para vender notebook ou laptop? Essa pergunta é clichê no SEO mas com páginas focadas para o que as pessoas estão buscando, vamos ser capazes de trazer acessos qualificados.

Se as pessoas estão pesquisando por “camisa manga curta com bolso” e você possui vários produtos com essas características, talvez seja necessário ter uma porta de entrada para esse usuário.

Geralmente cada plataforma possui a sua maneira de estruturar as páginas de categorias, atributos e buscas internas. Diversas possuem ótimas soluções mas algumas agências desconhecem como aproveitá-las da melhor forma para o SEO.

Entendendo como a plataforma funciona, você vai ser capaz de saber qual a estrutura de páginas se adequa melhor as oportunidades de palavras-chave detectadas.

Com a sua arquitetura de informação organizada da melhor forma possível, podemos começar a cuidar do conteúdo.

Conteúdo relevante para e-commerce

Uma página que não consegue reter os usuários por causa de um conteúdo, acaba tendo dificuldade de posicionar para várias palavras-chave.

Por exemplo, em uma página de produto precisamos organizar o texto com sabedoria usando as palavras-chave. Mas essa não pode ser a única preocupação.

Na loja virtual o conteúdo da página faz o papel do vendedor. Por isso em uma página de produto os artifícios gráficos e textuais precisam focar em responder os questionamentos do usuário. Fotos, vídeos e textos precisam estar em sintonia.

Com a pesquisa de palavras-chave é possível detectar uma boa organização padrão para o conteúdo de algumas páginas.

O conteúdo produzido não pode ser apenas voltado para venda. Existem inúmeras oportunidades de melhorar o SEO com a criação de conteúdo relevante e variado como:

  • Artigos
  • Publicação em redes sociais
  • E-books  
  • Infográficos
  • Vídeos
  • Webinários

Sabendo investir em conteúdo relevante de maneira estratégica, é possível informar, esclarecer dúvidas, fortalecer a marca e potencializar o SEO.

Essa diversidade de conteúdos possibilita, além de trazer novos acessos, usá-los como moeda de troca para conseguir gerar uma estratégia de link building ainda mais eficiente.

Estratégias de Link Building

Os links ainda possuem um grande peso para o Google decidir quais as páginas que ficarão melhor ranqueadas na busca. Quanto mais links provenientes de sites confiáveis, maior relevância sua página terá.

Backlinks em sites confiáveis

Ter backlinks em portais de notícias bem estruturados e outros sites altamente confiáveis são práticas poderosas no SEO. Para isso, é preciso trabalhar arduamente no relacionamento com a mídia on-line de autoridades no assunto relacionado ao seu negócio digital.

A dica para conseguir manter qualidade nessa estratégia é investir em profissionais especializados. Dessa forma será possível traçar uma série de estratégias eficazes, não só para garantir links em páginas relevantes de terceiros, mas também para conseguir fazer o Google confiar na sua loja cada vez mais.  

Diversificação de texto âncora

Atualmente precisamos cada vez mais dar uma percepção de naturalidade na estratégia de SEO. Para carregar o link, o texto âncora pode ser uma palavra-chave exata, termo genérico ou até mesmo a URL completa. O importante é que essa diversidade tenha um perfil orgânico para que não seja um problema futuro.

Vale a pena inclusive diversificar o texto âncora a partir de sinônimos. Isso porque o Google compreende a semântica das palavras, o que influencia diretamente no ranqueamento da busca orgânica.

Para conseguir saber qual é esse perfil de naturalidade dos textos âncoras em uma determinada SERP, é necessário analisar as páginas dos sites que estão melhor posicionados. Duas ferramentas que auxiliam nessa análise são MajesticSEO e Ahrefs.

Assim sua loja vai longe nessa maratona

Com essas informações que te  passei você já sabe como se preparar para os desafios constantes do SEO. Assim como toda maratona, não vai ser fácil mas quando chegar lá na frente garanto que vai ser recompensador.

E sua loja virtual? Já está preparada para correr uma maratona?

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