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O potencial da semana do consumidor para o e-commerce

Por: Álvaro Souza

Executivo de Marketing, Vendas e Inovação, com mais de 20 anos de experiência em atuar no crescimento de empresas desenvolvendo modelos inovadores. Já atuou em multinacionais como Volkswagen e Jeep, e hoje está como Head de Growth no Reclame AQUI e RA Trustvox responsável direto pelo crescimento de receita da empresa e dos parceiros.

A semana do consumidor já se consolidou como um dos melhores períodos para o e-commerce. Em 2021, por exemplo, o faturamento do comércio eletrônico no dia do cliente superou as vendas da Black Friday – R$ 6,3 bilhões contra R$ 5,41 bilhões. No entanto, para atingir resultados satisfatórios, é importante planejar as ações do período.

As estratégias para vender mais são variadas, como oferecer descontos, frete grátis, entrega rápida, atendimento impecável etc. Tem ainda o customer review, que é um espaço para o consumidor contar como foi a sua experiência com o produto ou serviço – seja ela positiva ou negativa. Além de dar voz ao consumidor, essas avaliações são úteis para decisões de compra de outros clientes.

A seguir, vamos explicar melhor sobre a importância da semana do consumidor para o e-commerce e dar dicas para aproveitar o período para vender mais. Confira!

Qual é a importância da semana do consumidor para o e-commerce?

O dia do consumidor é comemorado em 15 de março e, aqui no Brasil, a data virou uma espécie de Black Friday do primeiro semestre do ano. Para estimular o consumo, portanto, o comércio eletrônico comemora a semana inteira. É daí que vem a semana do consumidor.

Para ter uma ideia da importância das comemorações, basta olhar para o dinheiro que entra nas lojas virtuais nesse período. Em 2021, o e-commerce brasileiro faturou R$ 6,3 bilhões, um crescimento de 85% em relação ao mesmo período do ano anterior.

E, apesar de toda essa pegada comercial, vale lembrar que o dia do consumidor não foi instituído para movimentar o comércio. Na verdade, o tema ganhou relevância em 1962 após um discurso do ex-presidente americano John Kennedy em favor da conscientização sobre os direitos do consumidor. Em 1983, a data passou a ser celebrada oficialmente.

Como aproveitar o período para vender mais?

A primeira dica é: mantenha o foco no cliente. A data ganhou uma pegada comercial ao longo dos anos, mas não podemos perder de vista que as comemorações devem ser pautadas pelo respeito ao Código de Defesa do Consumidor.

Planejar as ações no período, portanto, é fundamental para o e-commerce receber bem os clientes e oferecer a melhor experiência possível. Veja, a seguir, algumas orientações importantes para aproveitar todo potencial da semana do consumidor.

Cuide da experiência do consumidor

O dia é do consumidor! Então, nada mais justo do que colocar o cliente no centro das ações e fazer tudo para ele ter boas experiências, não é mesmo? Sendo assim, invista em estratégias para garantir que o comprador tenha uma jornada agradável no e-commerce.

Uma boa dica é apostar em customer review. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Reclame Aqui, o recurso é importante porque:

  • 90,2% dos consumidores leem avaliações e depoimentos das lojas antes de comprar;
  • 91,7% dos consumidores afirmam que a experiência de outros consumidores – positivas ou negativas – impactam na decisão final de compra.

Sendo assim, incluir reviews na loja online é uma forma de melhorar a experiência do cliente e até aumentar a taxa de conversão. No entanto, vale lembrar que as avaliações precisam ser verdadeiras, e até os reviews negativos têm o seu valor porque geram credibilidade ao processo.

Faça uma análise histórica de vendas na data

A análise do histórico de vendas fornece vários insights para as próximas campanhas. Ao identificar quais foram os produtos mais vendidos, por exemplo, o e-commerce pode planejar promoções mais alinhadas às expectativas do consumidor.

Além disso, o processo é importante para encontrar falhas nos processos e implementar melhorias antes das comemorações. Logo, fica mais fácil planejar o estoque, a infraestrutura de tecnologia, a equipe de atendimento etc. Mais: lembre-se de registrar os resultados da campanha deste ano para nortear as estratégias das próximas temporadas, combinado?

Ofereça descontos atrativos

Você sabia que 55,1% dos usuários já trocaram de loja por causa do valor cobrado pelo produto ou serviço? O número mostra que o consumidor é muito sensível aos preços, especialmente em períodos marcados por promoções, como a semana do consumidor.

Pense bem: dar 5% de desconto e dizer que a oferta é imperdível chega a ser um insulto ao consumidor, concorda? O ideal é fazer um planejamento minucioso para não prejudicar a saúde financeira do negócio e apostar em promoções atrativas. Vale até oferecer benefícios após o fechamento do pedido para incentivar novas compras, como frete grátis, cupom de desconto e brindes.

Otimize o processo de logística

Frete caro e prazo de entrega longo são fatores que fazem um consumidor desistir da compra. Para resolver essa questão, é interessante investir em tecnologias para otimização do processo de logística, pois elas podem tornar as entregas mais acessíveis.

Aposte em cross sell e up sell para aumentar o ticket médio

O up sell é uma espécie de upgrade de plano. Se o consumidor tem a intenção de comprar um pacote de ração de 5kg para o pet, por exemplo, você pode oferecer a opção de 15kg como alternativa. Assim, o consumidor leva um produto com melhor custo-benefício e o e-commerce fatura mais.

Já o cross sell é a venda de um produto complementar ao adquirido. Voltando ao exemplo da ração, a oferta de comedouros e porta-ração, por exemplo, configura-se como venda cruzada. É interessante até fazer campanhas que oferecem benefícios ao incluir mais itens no carrinho como brindes a partir de determinado valor e frete grátis.

Invista em ações para engajamento

Consumidores engajados fazem compras, comentam nas redes sociais, compartilham conteúdos úteis, fazem reviews, indicam produtos e atuam como promotores da marca. Tudo isso é positivo para a reputação da empresa.

O live commerce, por exemplo, é uma estratégia interessante para aproximar o e-commerce do público e aumentar as vendas. Afinal de contas, as transmissões ao vivo podem ser usadas para fazer demonstrações de produtos, esclarecer dúvidas e interagir com o consumidor. Além disso, quem assiste à live em tempo real tem acesso a descontos exclusivos. Isso é bom para aumentar a audiência e gerar mais vendas.

Prepare o SAC para a data

Se o volume de vendas aumenta, é natural que a demanda por atendimento também cresça, não é mesmo? E para garantir que o consumidor tenha uma boa assistência, é essencial reforçar a equipe de atendimento e oferecer treinamentos para os colaboradores.

Como os atendentes mantêm contato direto com o consumidor, é importante que eles saibam transmitir os valores da marca por meio de suas atitudes. Aliás, experiências desagradáveis nesse momento podem prejudicar a reputação da empresa.

A semana do consumidor é uma das datas mais importantes para o e-commerce. No entanto, para vender mais, é necessário planejar a data com dimensionamento correto de estoque, boa gestão de logística, elaboração de promoções atrativas, preparação da equipe de atendimento e, claro, um cuidado extra com a experiência do cliente. É só seguir as dicas para ver os resultados na prática.

Leia também: Dia Mundial do Consumidor: é o momento de valorizar a experiência do cliente