Logo E-Commerce Brasil

Seller center e sua importância para o marketplace

Por: Fernando Schumacher

CEO da Conecta Lá. Formado em Administração de Empresas, possui 20 anos de experiência no varejo on-line. Tendo passado por grandes empresas, como Comprafacil.com, Leader.com e Peixe Urbano.com. Com atuação de destaque em equipes de Marketing, Parcerias, Comercial, B2B e Novos Negócios, desenvolveu amplo conhecimento operacional e estratégico de e-commerce.

Os marketplaces são plataformas que reúnem várias lojas em um mesmo espaço de vendas, funcionando como um shopping virtual. Além de oferecerem agilidade e segurança para o consumidor durante a compra, propiciam o aumento de receita aos varejistas, uma vez que atraem mais tráfego de clientes. Esse modelo de negócio vem atraindo muitos vendedores, especialmente por demandar pouco investimento, já que para comercializar nessas plataformas só é necessário pagar uma taxa e uma porcentagem das vendas, conforme os valores acordados com o marketplace.

A plataforma tornou-se algo fundamental para empresas do setor de varejo, principalmente com a pandemia, quando as pessoas passaram a fazer mais compras de casa. Apenas em 2021, esse ramo cresceu 26,9% e faturou R$ 161 bilhões, como mostra pesquisa feita pela Neurotrust, empresa que monitora o e-commerce no Brasil. Para 2022, a previsão é de que haja um faturamento de R$ 174 bilhões. Pensando nesse sucesso, muitos marketplaces usam ferramentas tecnológicas para melhorar sua eficiência operacional. Dentre elas, a mais estratégica é o seller center.

Grandes empresas que buscam crescimento têm recorrido ao seller center para alavancar vendas e evitar erros que atrapalhem seus processos.

O que é seller center?

Durante o processo de expansão de um comércio no digital, é preciso estar atento a todos os detalhes que devem ser analisados. Para auxiliar na tarefa, o seller center concentra todos os dados e informações da operação de compra e venda em um só lugar. Assim, o gestor pode ter uma visão completa e estratégica para tomar decisões assertivas para o melhor funcionamento da plataforma.

A falta de uma administração centralizada torna o negócio mais vulnerável a falhas que afetam todo o sistema e ocasionam, inclusive, atendimentos ruins. Como resultado, poderá abalar o relacionamento com os clientes, prejudicar os vendedores e manchar a própria imagem da marca ou do próprio marketplace.

Vantagens de utilizar um seller center

Através de um seller center, é possível fazer a gestão de toda a operação e desenvolver um relacionamento alinhado com os lojistas, como cadastro de produtos, preços e ofertas, e monitorar sua reputação (se há atrasos nas entregas ou se as mercadorias têm má qualidade) para evitar práticas ruins e acessar relatórios.

Além disso, pode-se acompanhar o status do pedido sem depender de informações do vendedor, fornecer extratos financeiros que orientem o repasse de pagamentos, ter um sistema de conciliação e split de pagamentos, disponibilizar o serviço de logística e gerar relatórios sobre o desempenho do negócio.

Com boas projeções econômicas, as grandes empresas que buscam crescimento em sua área têm recorrido ao seller center para alavancar as vendas e evitar que ocorram erros que atrapalhem seus processos. Afinal, quanto maior a plataforma, mais organização e tecnologia será preciso para geri-la de maneira eficiente.

Leia também: O que os marketplaces e os superapps têm a oferecer ao seu e-commerce em 2022?