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Acompanhe 6 dicas para vender mais no Dia do Consumidor

por Leandro Ratz Segunda-feira, 11 de março de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

O Dia do Consumidor, ou a semana do consumidor, que acontece dia 15 de março, é uma das melhores datas do primeiro semestre do ano. Por isso, aproveite essa data para programar ações que podem e vão aumentar seu faturamento nos canais de vendas, seja na sua loja física, e-commerce ou nos canais de marketplace.

Criada em 2014 (quase uma recém-nascida), a data vem ganhando grande relevância no varejo online. As buscas no Google sugerem que o Dia do Consumidor já começa ganhar status entre as promoções de interesse geral. Não só o volume de pesquisas vem crescendo, como elas estão começando cada vez mais cedo.

Gráfico de buscas por Dia do Consumidor:

Fonte: Dados internos do Google (Think with Google).

Com base nesses dados, fica claro o crescimento na busca por promoções e condições nessa data. Vou ajudar você a se programar com algumas ações específicas que devem fazer total diferença na sua receita de vendas.

Vamos começar com:

1 – Investimentos em Mídia e Ads

Você já conhece sua curva A e também já mapeou os produtos que você tem um lucro maior. Além disso, já programou uma compra maior para trabalhar essa data. Agora pode ser a hora de fazer um investimento direcionado a esses produtos.

Não invista em vários anúncios de forma aleatória. Selecione alguns produtos estratégicos da sua loja e invista! Seja em Google Ads, Facebook Ads ou até mesmo nos Ads de Marketplace, como por exemplo B2W Ads e Product Ads do Mercado Livre.

2 – Cupom de desconto

Cupons vão agregar bastante na sua loja. Você aumentou o fluxo de visitas na sua loja com os investimentos e as publicações em redes sociais. Agora é a hora de surpreender o cliente que está visitando sua loja e oferecer um diferencial para concretizar a compra.

No caso dos marketplaces, converse com seu gerente de contas e peça a ajuda dele para subir ofertas em parceria com o canal.

3 – Descontos / Formas de pagamento

Que tal oferecer descontos reais em produtos de curva C? Isso é útil para girar seu estoque e tracionar o capital já investido em produtos que tem uma saída baixa durante o ano.

Além disso, você pode oferecer condições melhores quando o pagamento é a vista, já que as taxas costumam ser menores. Vale também oferecer condições diferenciadas de pagamentos nos canais de marketplace.

Além disso, use as promoções disponíveis em outros canais com a ajuda do seu gerente de contas.

4 – Aproveite o dia e ganhe a semana

Se temos o Dia do Consumidor, por que não adiantar as promoções e condições a partir de segunda-feira (11) e esticar até sábado (16)? Aproveite o tráfego durante a semana e “faça do limão uma limonada”.

5 – Fidelização do cliente

Aproveite o maior volume de vendas para planejar uma ação de pós-venda, fidelização, cartão desconto, cupons, brindes… Tudo é válido, por isso pense na experiência do cliente!

6 – Frete Grátis para regiões estratégicas

Seu maior público vem do estado de São Paulo? Por que não oferecer uma condição de frete especial para os consumidores dessa região?

Se não grátis, por que não preparar uma tabela especial para esse dia, com melhores preços de frete às regiões onde você tem mais acesso no site?

A data já está bem próxima, por isso é hora de correr contra o tempo. Se não for possível executar duas ou três ações listadas aqui, prepare pelo menos uma delas e monitore os resultados. Pode ser uma boa iniciativa para entender o seu público durante o período e aperfeiçoar as estratégias.

A comemoração do Dia do Consumidor já é bastante considerada no varejo nacional. Especula-se, aliás, torná-la tão popular quanto a Black Friday. Portanto, aproveite as dicas e turbine as suas vendas!

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