Seis dicas sobre formas de entrega para e-commerce

por Marcio Eugênio Quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Um dos maiores pilares de uma loja virtual e que também a distingue em relação ao comércio tradicional está na entrega de seus produtos. Além de ser imprescindível para uma loja virtual, a experiência de adquirir um produto e recebê-lo em casa pode ser um atrativo para os novos compradores e também para os já fidelizados. De acordo com uma pesquisa realizada pelo eBit, além dos preços baixos encontrados nos sites (58%), a praticidade também conta como um dos motivos para comprar pela internet, representando 28% de interesse.

E é exatamente por se tratar de um dos pilares de um comércio virtual que o assunto deve ser tratado com atenção. Algumas das reclamações dos clientes são justamente sobre a entrega fora do prazo, ou até mesmo a não entrega de um produto. Basta dar uma passeada no site Reclame Aqui para ver muitos clientes insatisfeitos com a demora. Em uma breve pesquisa, é possível encontrar casos de atrasos de mais de um mês de entrega e também histórias das quais a transportadora sequer existia.

Quando um caso desses acontece, as consequências vão além da insatisfação do cliente: ele deixa de comprar na sua loja e ainda espalha o mau serviço nas redes sociais. O resultado é a perda de não apenas um cliente, mas de vários potenciais clientes. Somente no primeiro semestre deste ano, o Reclame Aqui registrou um aumento de 75% de reclamações em relação ao mesmo período do ano passado, ultrapassando 254 mil reclamações.

Se você está pensando em abrir uma loja virtual e quer saber como ter uma entrega eficiente no seu negócio, ou se ainda tem dúvidas de como seu produto pode ser melhor entregue ao cliente, leia abaixo as diversas formas de entrega e veja quais se adaptam melhor ao seu e-commerce:

1 – Frete com os Correios:

Os serviços de entrega dos Correios já estão popularmente difundidos na cabeça dos consumidores, tanto pela divulgação massiva dos serviços nos comerciais, como também por já terem experimentado de alguma forma. O que a maioria não sabe é que os Correios oferecem um contrato para o proprietário de um e-commerce, proporcionando algumas comodidades, como o pagamento do frete por meio de uma fatura. Com isso, o lojista consegue obter descontos conforme o volume mensal de envio e pagar o devido valor mensalmente. Outra vantagem para quem possui contrato com os correios está no eSedex, serviço de entrega expressa dos Correios, voltado exclusivamente para compras realizadas em lojas virtuais, com o frete a preço de PAC.

Cabe ressaltar que os correios possuem limites de peso para o envio, não podendo ultrapassar 30kg de envio para encomendas nacionais e internacionais. Alguns serviços que exigem maior rapidez na entrega, como o Sedex 10, por exemplo, diminuem ainda mais esse limite, restringindo para dez quilos.

2 – Frete com transportadoras:

Ao contrário dos Correios, as transportadoras não possuem restrição de pesagem com as encomendas, sendo uma boa opção para quem vende produtos com mais de 30Kg ou com dimensões que ultrapassam o limite estabelecido pela ECT. Além disso, o risco de incidência de alguma paralisação ou greve por uma transportadora privada é menor, diminuindo uma possibilidade de atraso da encomenda.

3 – Entregas alternativas:

É interessante também criar um método de entrega alternativa, dependendo da abrangência da sua loja virtual. Se a encomenda for próxima à loja ou ao estoque, é possível diminuir o prazo de entrega com a utilização de um motoboy ou veículo próprio. A opção de retirada na loja também pode ser uma alternativa, onde o comprador realiza toda a transação financeira pelo site e retira a mercadoria no espaço físico. Em vendas com o perfil B2B, é possível também utilizar a função na loja virtual de transportadora a cobrar, onde a empresa de transporte escolhida pelo comprador retira a encomenda negociada.

4 – Cuidados com a entrega:

Lembre sempre que a sua encomenda irá passar por um itinerário em que poderá pegar avião ou encarar ruas e estradas junto com outras encomendas pesadas. Na hora de embrulhar o produto para o envio, procure reforçar sua proteção, preenchendo os espaços vazios da caixa com bolinhas de jornal ou isopor, para que a encomenda não se mova dentro da embalagem. Interessante também envolver com plástico bolha ou jornal os produtos de materiais frágeis, como canecas, porta-retratos, etc.

5 – Não prometa o que não pode cumprir:

Entregas rápidas podem ser atrativas no momento da compra, porém, tenha sempre uma margem de tempo para algum imprevisto. Encomendas que exijam maiores cuidados no embrulho, por exemplo, são casos que podem demandar mais tempo que o habitual.

6 – Seja transparente:

Nenhuma loja virtual está livre de um eventual atraso. A melhor forma para não transtornar o consumidor está na transparência com o cliente. Informe o motivo do atraso e mostre a ele que possui interesse de ajudar no transtorno. Afinal, uma boa experiência na compra deixa o cliente mais feliz e disposto a comprar novamente em sua loja virtual.

Se você ainda possui mais dúvidas a respeito do assunto, clique aqui para obter mais informações a respeito das formas de entrega para o comércio eletrônico.

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28 comentários

Comentários

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  1. Olá Mino, tudo bem?

    Essa pergunta é meio difícil de responder, pois vai depender muito do teu tipo de produto, da transportadora e da abrangência. Existem transportadoras locais que consegue ser bem mais competitivas na questão de preço e prazo que os correios, porem não tem tanta abrangência. Já em outros caso devido as dimensões e pesos só as transportadoras vão conseguir te anteder…

    Ou seja, é necessário fazer uma analise especifica levando em consideração o teu produto, o teu mercado algo e as empresas de entregas disponíveis.

    Sorte e sucesso.
    Marcio Eugênio

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  2. Parabéns pelo artigo.

    A margem de segurança de entrega para o e-commerce realmente é muito importante. E a questão de ser transparente com o cliente é primordial, realmente não existe nada perfeito, erros e imprevistos acontecem.

    Abs,
    Udson Witer

    Responder
  3. No começo me animei em enrossar o orçamento mensal com vendas no ecommerce,mas quando me deparei com o valor mínimo cobrado pelos Correios,para encomendas PAC em torno de 16,00,vi que inviabiliza minhas vendas.Há uma forma de diminuir esses custos para quem quer começar?

    Responder
    1. Olá Sergio, tudo bem?

      Que tipo de produto tu pretende vender?

      Dependendo do tipo de produto (livros, CD, DVD…) existem algumas modalidades que tu pode utilizar que possuem fretes mais baratos.

      Outra estrategia para que o valor frete/produto seja interessante para o teu cliente é oferecer algum diferencial ou serviço que agregue valor ao seu produto.
      SUCESSO!
      Marcio Eugênio

      Responder
  4. Infelizmente para fins legais o correios é única empresa no Brasil que pode se beneficiar dessa proteção, qualquer recibo de outra empresa de entregas não pode ser utilizado como ˜prova˜. A lei do Brasil infelizmente favorece a empresa nacional, o que gera um problema e uma certa insegurança para utilizar outros meios.

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  5. Amigo estou com dificuldades com os correios, uso o sistema de disque coleta, mas sempre atrasam para entregar os códigos de rastreamento, com contrato isso melhora?
    Qual seria a melhor alternativa? Abraço.

    Responder
  6. Marcio, tudo bem?

    Excelente artigo muito obrigada.
    Sou proprietária do e-commerce http://www.dressit.com.br – um projeto independente que visa promover novos estilistas, que criam e produzem no Brasil.

    Estou buscando informações de como melhor embalar meus produtos, e como inserir a nota fiscal do lado de fora da caixa. Temos um caixa personalizada mas estávamos sempre inserindo a nota fiscal dentro do pacote.

    Você tem alguma dica? Muito obrigada

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  7. Boa tarde… Marcio, tenho uma empresa de entregas rápidas em Maringá-Pr, a Paulistano Express, e temos interesse em atender entregas de e-commerce, como faço para começar a abranger essa área, qual o primeiro passo a ser dado?

    Responder
  8. é possível você ter uma loja virtual que consiga vender e reduzir consideravelmente os riscos, porem você precisa entender de duas coisas: Chargeback e analise de risco.

    Coloquei abaixo dois videos que fiz que falam especificamente disso…

    Chargeback:

    Analise de risco:

    Responder
  9. muito bacana sua materia, tenho uma duvida tenho duas loja fisica e estou abrindo a loja virtual, uma empresa tem mais de 15anos e pago imposto de 10,7%sobre tudo que faturo e a outra loja mais nova pago 5% sobre q faturo ,no meu estão não tem Sub.Tributaria,tenho que lincar minha maquineta de cartão com o site em apenas 1cnpj minha ideia é vender produtos que tenho nas duass lojas, se o dinheiro compensar na loja mais antiga e o produto for da loja mai nova como atrelar a nf-e ao cartão ?

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  10. Comecei a vender artesanatos no Etsy há alguns meses e mesmo as pessoas demonstrando gostar bastante dos meus produtos ainda não consegui fazer nenhuma venda, pois o frete internacional dos Correios é muito caro e alguns possíveis clientes já reclamaram comigo pessoalmente.
    E nem posso pensar em transportadoras porque ainda sou pequena. E de qualquer forma também é caro.
    Já pensei em compensar o preço dos fretes no meu produto, mas iriam tornar muito caro produto e o frete ainda estaria alto, bem acima do que o cliente estrangeiro está acostumado a pagar,
    O que eu posso fazer em relação a isso? Preciso muito de uma ideia…

    Responder
  11. Boa noite, tenho uma pequena empresa de transporte desde 2012 e quero começar a transportar mercadorias que pessoas compram pela internet, será que você pode me dar uma dica de como eu entro nessa de prestar serviços de entrega, desde ja eu agradeço e aceito toda opinião.

    Responder
  12. Olá, boa noite. Estou começando agora no Mercado Livre. Estou querendo fazer compras internacionais e colocar no Mercado Livre, mas aí é que tá. Como faço pra enviar pro meu cliente por que o Mercado Envios tem prazo, mas as mercadorias do exterior demoram… Como proceder? Me ajude, por favor?

    Responder

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