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Segurança: você sabe o que é um bot? Não, não é um barquinho

Foi divulgado um estudo que mostra que bots são responsáveis por 61% de tudo que trafega pela internet. Mas espera aí, você sabe o que é um bot? O termo bot é uma abreviação de robot e significa uma aplicação capaz de simular ações humanas, que são repetidas várias vezes de uma maneira padrão. Existem bons e maus bots. Os bons bots são utilizados para indexar conteúdo, por exemplo, enquanto os maus bots são usados para roubo de dados ou fraudes em comentários de blogs e fóruns.

A pesquisa revela ainda que houve um aumento de 21% sobre o valor de 51% da pesquisa realizada em 2012. Isso significa que toda vez que você clica em uma notícia disseminadora de spam ou phishing, pode estar colaborando com essa estatística.

Com apenas cerca de 40% do tráfego sendo legítimo, o que acontece com os outros 60%? Resumidamente, pode significar algum tipo de ataque que irá tirar o seu site do ar ou roubar dados e com certeza significa que você terá que pagar mais caro no consumo de banda, para dar conta de processar todas as requisições que chegam até ele.

Se você tem um sistema de SEO (Search Engine Optimization) imagine que apenas cerca de 40% do trafego do que você analisa diz respeito a visitantes reais. Suas estratégias com certeza estão levando em consideração acessos de bots e por consequência seus resultados também.

Para que possa chegar ao seu site apenas tráfego legítimo e para que qualquer tipo de ataque seja bloqueado em tempo real, mesmo que exista algum tipo de vulnerabilidade, há no mercado opções de Web Aplication Firewall, ou normalmente conhecidos como WAF. O WAF é um firewall de aplicação web e além de trazer economia imediata no consumo de banda, tem como funcionalidades principais, permitir apenas acessos legítimos, economia de banda, identificação do navegador do usuário e bloquear ataques em tempo real, inclusive de DDoS, entre muitos outros.

Antes de achar que esse é um tipo de ferramenta além do que você precisa, pesquise, pergunte e sobretudo avalie qual o maior risco: investir em segurança e vender mais ou ter a imagem comprometida com um incidente e não ter mais pra quem vender?