Segurança: vamos criar uma internet melhor juntos

por Marcelo Coelho Quarta-feira, 18 de março de 2015

A segurança na internet é importante não apenas para todos os profissionais que trabalham em empresas ligadas diretamente a web, mas também para os mais de três bilhões de cidadãos que acessam a rede regularmente em todo o mundo. Tanto é verdade que o Dia Mundial da Internet Segura, celebrado no mês passado, já faz parte do calendário de cerca de 150 países e tem o objetivo de promover práticas mais responsáveis e seguras no uso da internet.

Com o tema “Vamos criar uma internet melhor juntos”, a data reflete bem o pensamento de todos os envolvidos na campanha. Somente juntos, unidos, seremos capazes de desenvolver ações que permitam avançar na segurança da rede, um ambiente que faz cada vez mais parte da vida e do dia a dia das pessoas.

As ações que incentivam um futuro mais livre e seguro para o ecommerce começam a dar resultado, como indica uma pesquisa realizada pelo MercadoPago. O levantamento foi feito com 950 consumidores para entender quais são suas principais preocupações com segurança na internet no momento das transações online.

Diante de todas as facilidades de acessos online e as multitelas, que já fazem parte da rotina dos consumidores, a grande maioria afirma que, para não correr riscos, prefere comprar em lojas conhecidas na internet, pagar através de facilitadores de pagamentos e, em terceiro lugar, se preocupam em checar se o site possui ambiente seguro de navegação (https//).

O acesso diário à internet pelos consumidores está concentrado em e-mails, lojas virtuais, sites de buscas, redes sociais e bancos. E os dispositivos considerados mais seguros para se navegar na internet são, em ordem de preferência, o desktop, o notebook, o celular e, por último, os tablets. Para 61% dos entrevistados, pessoas estranhas estão proibidas de usar seus dispositivos móveis. Já para os demais 39%, os seus dispositivos são compartilhados com outras pessoas, parentes e amigos.

Quando questionados sobre o local em que costumam acessar a internet, os consumidores elegeram como locais mais frequentes a residência (93%) e o trabalho (55%). Entre os menos frequentes estão a rua (10%), a casa de amigos (7%) e as lan houses (3%).

Ao responderem quais seriam seus principais cuidados para uma navegação segura na internet principalmente no momento das transações online, os consumidores elegeram os seguintes itens: antivírus no computador (83%); 66% observam se estão navegando em ambiente seguro (https://); 65,1% sempre se desconecto dos sites ao sair; 48,3% limpam os cookies com frequência; 35,6% costumam usar tokens de segurança; 33,6% usam sistema de envio de SMS para recuperar minhas senhas e 33,4% trocam as senhas com frequência.

Além destes cuidados, há muitas empresas de e-commerce que oferecem em suas homepages dicas de segurança para as transações na internet. Assim como as empresas devem ter como prioridade a segurança dos dados, os usuários também precisam seguir alguns cuidados. Antes de realizar as transações, verifique se o site segue padrões elevados de segurança online, como a criptografia de dados e a proteção da informação do usuário desde que ela se iniciou (o computador, smartphone ou tablet) até o servidor.

Diante disso, a frase “Vamos criar uma internet melhor juntos” não deve ser vista apenas como um tema ou slogan para um único dia, mas como uma forma real de chamar os cidadãos a tomar parte dessa mobilização global. Só assim teremos a garantia de que no futuro teremos um ambiente mais seguro e livre para que nossos filhos possam aproveitar todas as infinitas possibilidades que a revolução digital nos proporciona.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.