Acesso rápido

Clientes focam mais na segurança do que na conveniência durante compras online

por Juan D'Antiochia Terça-feira, 17 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Os números de compras online no Brasil aumentaram drasticamente nos últimos dois anos, refletindo a importância da conveniência para os consumidores. Isso inclui processos de compra rápidos, tecnologia de pagamento inovadora e, claro, pronta entrega. O estudo foi conduzido pela ABComm — Associação Brasileira de Comércio Eletrônico — e divulgado em janeiro deste ano. No entanto, quando se trata de fazer pagamentos online, a segurança é o principal motivo de preocupação entre os consumidores brasileiros.

Para garantir que os consumidores tenham a máxima confiança em uma marca, os comerciantes precisam estar cientes dos fatores e preocupações específicos de cada mercado. Por exemplo, com o uso dos dispositivos móveis no Brasil, crescendo em ritmo acelerado, mais consumidores preferem comprar por meio de apps devido à facilidade de uso e funcionalidade. No Brasil, entretanto, embora conveniência seja apreciada, ela fica em segundo plano quando se fala em segurança.

De acordo com uma pesquisa da FIS, mais de 25% dos consumidores consideram a segurança como a principal razão para abandonar um carrinho de compras nas plataformas online. Outros 28% deixariam de comprar se o site que estivessem acessando não fosse visto como seguro. Além disso, a maioria dos consumidores brasileiros, 57%, deixariam de comprar por smartphones se fossem direcionados para outros sites.

O estudo também revela que os clientes esperam cada vez mais que os varejistas ofereçam uma experiência de compra que seja rápida, segura e agradável. É cada vez mais importante para os comerciantes investirem em processos de pagamentos online estritamente seguros para permanecerem competitivos, manter a fidelidade do cliente e atrair novos negócios.

A segurança é um fator determinante para o aumento das carteiras digitais, por exemplo. As eWallets são as mais seguras fontes de dados pessoais com base em criptografia, o que atrai os consumidores preocupados com fraudes e roubos. Tal opção melhora a experiência do cliente e fornece a praticidade que eles esperam. No Brasil, as eWallets estão crescendo a uma taxa anual de 27%, com aumento de participação de mercado em 9,5 pontos percentuais entre agora e 2022 (FIS Global Payments Report 2018).

O uso da biometria para combater fraudes e preocupações com a segurança oferece muitas vantagens. Isso inclui aumento na confiança do consumidor e a redução de custos desnecessários para o seu negócio. Essa tecnologia adiciona outra camada de proteção, usando diferentes características físicas como as impressões digitais, o reconhecimento facial e de voz. Isso melhora ainda mais a conveniência, além de tornar o processo de pagamento mais seguro.

O relatório global mais recente da FIS sobre gastos de consumidores em dispositivos móveis — The Mobile Payment Journey —, elaborado a partir de entrevistas com mais de 16 mil pessoas em 10 mercados, descobriu que dois terços dos brasileiros (63%) ficariam felizes em utilizar dados biométricos, como impressões digitais ou reconhecimento facial, como uma camada adicional de segurança que também acelera o processo de pagamento. A confiança também é particularmente importante, com 76% dos compradores dizendo que só considerariam o download de aplicativos de marcas que eles conhecem e confiam, em comparação com 71% em todo o mundo.

Portanto, para que os comerciantes consigam construir um negócio sólido e uma base de clientes engajados, é essencial garantir uma experiência de pagamento online segura e fácil. Isso, na verdade, devem ser os pontos essenciais para todo o e-commerce.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.