Clientes focam mais na segurança do que na conveniência durante compras online

por Juan D'Antiochia Terça-feira, 17 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Os números de compras online no Brasil aumentaram drasticamente nos últimos dois anos, refletindo a importância da conveniência para os consumidores. Isso inclui processos de compra rápidos, tecnologia de pagamento inovadora e, claro, pronta entrega. O estudo foi conduzido pela ABComm — Associação Brasileira de Comércio Eletrônico — e divulgado em janeiro deste ano. No entanto, quando se trata de fazer pagamentos online, a segurança é o principal motivo de preocupação entre os consumidores brasileiros.

Para garantir que os consumidores tenham a máxima confiança em uma marca, os comerciantes precisam estar cientes dos fatores e preocupações específicos de cada mercado. Por exemplo, com o uso dos dispositivos móveis no Brasil, crescendo em ritmo acelerado, mais consumidores preferem comprar por meio de apps devido à facilidade de uso e funcionalidade. No Brasil, entretanto, embora conveniência seja apreciada, ela fica em segundo plano quando se fala em segurança.

De acordo com uma pesquisa da FIS, mais de 25% dos consumidores consideram a segurança como a principal razão para abandonar um carrinho de compras nas plataformas online. Outros 28% deixariam de comprar se o site que estivessem acessando não fosse visto como seguro. Além disso, a maioria dos consumidores brasileiros, 57%, deixariam de comprar por smartphones se fossem direcionados para outros sites.

O estudo também revela que os clientes esperam cada vez mais que os varejistas ofereçam uma experiência de compra que seja rápida, segura e agradável. É cada vez mais importante para os comerciantes investirem em processos de pagamentos online estritamente seguros para permanecerem competitivos, manter a fidelidade do cliente e atrair novos negócios.

A segurança é um fator determinante para o aumento das carteiras digitais, por exemplo. As eWallets são as mais seguras fontes de dados pessoais com base em criptografia, o que atrai os consumidores preocupados com fraudes e roubos. Tal opção melhora a experiência do cliente e fornece a praticidade que eles esperam. No Brasil, as eWallets estão crescendo a uma taxa anual de 27%, com aumento de participação de mercado em 9,5 pontos percentuais entre agora e 2022 (FIS Global Payments Report 2018).

O uso da biometria para combater fraudes e preocupações com a segurança oferece muitas vantagens. Isso inclui aumento na confiança do consumidor e a redução de custos desnecessários para o seu negócio. Essa tecnologia adiciona outra camada de proteção, usando diferentes características físicas como as impressões digitais, o reconhecimento facial e de voz. Isso melhora ainda mais a conveniência, além de tornar o processo de pagamento mais seguro.

O relatório global mais recente da FIS sobre gastos de consumidores em dispositivos móveis — The Mobile Payment Journey —, elaborado a partir de entrevistas com mais de 16 mil pessoas em 10 mercados, descobriu que dois terços dos brasileiros (63%) ficariam felizes em utilizar dados biométricos, como impressões digitais ou reconhecimento facial, como uma camada adicional de segurança que também acelera o processo de pagamento. A confiança também é particularmente importante, com 76% dos compradores dizendo que só considerariam o download de aplicativos de marcas que eles conhecem e confiam, em comparação com 71% em todo o mundo.

Portanto, para que os comerciantes consigam construir um negócio sólido e uma base de clientes engajados, é essencial garantir uma experiência de pagamento online segura e fácil. Isso, na verdade, devem ser os pontos essenciais para todo o e-commerce.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.