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5 dicas para aumentar a segurança do seu e-commerce durante a Black Friday

por Gustavo Carvalho Quarta-feira, 07 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo comércio no mundo todo e marca o início da temporada de vendas de final de ano. Para 2018, as perspectivas são muito boas. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta crescimento de 16% nas vendas em relação a 2017. Deverão ser comercializados R$ 2,87 bilhões em 8,8 milhões de pedidos, uma grande oportunidade para os estabelecimentos comerciais.

No ano passado, segundo dados de transações da Cybersource Brasil, as transações foram multiplicadas por quatro na Black Friday. E, no dia anterior e nos três seguintes (inclusive a Cyber Monday), o volume dobrou em relação ao restante do período de novembro.

Em percentual sobre o total das transações, o volume de fraudes não cresce. Mas o número absoluto aumenta significativamente. Durante esses dias de promoção, o tráfego nas lojas virtuais é intenso e exige que a empresa esteja preparada.

Ter uma estratégia de segurança se torna ainda mais imprescindível nessa época do ano. O estabelecimento comercial precisa se perguntar: eu consigo automatizar as regras para ajudar na efetivação das transações? Qual estratégia devo adotar? Quais promoções devo fazer? Dependendo da ação, o consumidor terá um comportamento de compra diferente do habitual e pode ser classificado como suspeito.

Veja abaixo algumas dicas de como melhorar a segurança de seu e-commerce e se organizar para o período da Black Friday.

1. O que está mais sujeito a fraude

Sempre é possível identificar quais produtos, faixa de valor do pedido e endereços de entrega estão mais sujeitos a fraudes. Determine qual tipo de transação traz mais risco de ataques (a primeira compra de um cliente na loja virtual, por exemplo) baseando-se em dados dos últimos anos e programe sua ferramenta antifraude para fazer uma verificação mais detalhada nesses casos.

2. Esteja alinhado com as estratégias de marketing

Automatize as regras de sua ferramenta antifraude de acordo com as estratégias de marketing de seu e-commerce. Por exemplo, se há um tipo de promoção “Compre um produto e ganhe outro”, é natural que o cliente decida fazer duas compras de um mesmo produto (em vez de uma) para ganhar dois brindes.

Se a sua ferramenta não estiver bem calibrada, pode classificar essa compra como suspeita e barrar a transação, mesmo sendo um comportamento esperado em razão do tipo de promoção. Ideal que o time de Segurança e TI estejam sempre alinhados ao de Marketing nestes casos.

3. Faça uma limpeza da sua lista de e-mail marketing de clientes. Muitos lojistas online já possuem uma lista negativa de clientes –cujas transações acabaram sendo fraudadas-, mas se esquecem de atualizar os destinatários dos e-mails de promoção e acabam enviando inadvertidamente mensagens para os fraudadores.

4. Organize produtos e funcionários

Calcule corretamente o número de pessoas que trabalharão em seu negócio na data, por turno, de acordo com o volume esperado de transações. Lembre-se que há produtos que têm venda estimulada ou reprimida por taxa de câmbio, clima e sazonalidade. Tê-los com pronta-entrega e em quantidade adequada pode ajudar a fidelizar seu cliente no pós-venda, por exemplo.

5. Planeje o pós-venda

Mantenha uma política clara e eficiente de reembolso ou devolução de valores para o pós-venda. Monitore sites de reclamação de clientes, redes sociais e demais canais de atendimento para evitar a abertura de processos de chargeback por desacordo comercial ou outras possíveis reclamações. É sempre bom estar atento ao que o cliente fala de sua empresa e sobre sua satisfação.

Com esses cuidados, os estabelecimentos comerciais poderão ter mais conversões de vendas e os consumidores usufruirão de uma experiência de compra mais prática e conveniente, aproveitando os descontos da Black Friday sem preocupações com a segurança de seus dados e transações.

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