Acesso rápido

Segurança digital: como implantar uma infraestrutura de rede (parte 2)

por Larissa Lotufo Quinta-feira, 11 de julho de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Criar um bom sistema de segurança da informação com infraestrutura de qualidade. Esse é o primeiro passo para cuidar, de forma estratégica, da segurança digital da sua empresa. E após a criação e implantação do sistema é preciso garantir algumas coisas. Como, por exemplo, se os dados da sua empresa serão utilizados de forma consciente, responsável. E, ainda, que a segurança será aplicada de maneira preventiva para evitar prejuízos desnecessários.

Segundo Michel Nabih Raad, 80% das invasões virtuais podem ser prevenidas com ações simples, como orientações sobre boas práticas. Também pontua que mais de 40% dos acidentes envolvendo segurança da informação no ambiente empresarial são causados por funcionários. Isso demonstra a importância de pensar a manutenção da segurança da informação de forma preventiva.

Neste sentido, Marcelo Crespo afirma que “é fundamental estar atento ao adequado recrutamento dos funcionários que lidarão com a segurança das informações em uma empresa. Não basta qualificação. É preciso adequação aos princípios, missão e valores da empresa. Além disso, é fundamental compreender que equipamentos atualizados, por si só, não garantem a segurança das informações. Ou seja, é imprescindível que o aculturamento dos colaboradores seja constante quanto à segurança das informações”.

Pensando nisso, separamos 3 dicas fundamentais para você cuidar da segurança digital de sua empresa:

Incentive a criação de senhas de qualidade bem protegidas

Instrua os colaboradores a utilizar senhas seguras. Lembre-os também de não anotar a senha em papeis e colar na mesa, assim como a evitar usar a mesma senha em todos os logins.

Mantenha os dispositivos de segurança em dia

Crie processos periódicos para a atualização dos softwares ser sempre realizada. Desenvolva controles de acesso à rede e aos sites e documentos que poderão ser utilizados dentro do sistema empresarial. Também é essencial acompanhar a evolução das tecnologias e deixar sempre todos os processos alinhados.

Incentive a educação em segurança digital de forma contínua

Instituir boas práticas e aplicar efetivamente boas condutas em segurança digital é um processo contínuo e deve ser sempre retomado. Portanto, promova a conscientização das práticas preventivas entre seus colaboradores. Sempre!

Neste sentido, nunca é demais lembrar os funcionários de não clicar em anexos suspeitos ou arquivos executáveis (.exe) recebidos no e-mail — ainda que a fonte de envio seja de confiança. Incentive os colaboradores a verificarem a certificação dos sites visitados. E não se esqueça: eduque a todos sobre a importância de respeitar a regras em relação às informações restritas e confidenciais.

Aplicando esses 3 passos simples e contínuos, sua empresa evitará se tornar vítima de acidentes que poderiam ser prevenidos por meio da educação corporativa. Neste contexto, vale reforçar que a busca de profissionais especializados em segurança digital é muito importante para o processo ter eficácia e qualidade. Por fim, pesquise muito antes de contratar qualquer serviço e certifique-se de que a sua empresa estará em boas mãos.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.