Logo E-Commerce Brasil

Segurança além do e-commerce

Nos últimos artigos falamos sobre segurança para o seu e-commerce, nesse vamos falar não só dos cuidados que você precisa ter com a loja virtual, mas como proteger o seu computador. É importante ter cuidado redobrado com o seu computador, pois é por ele que a operação e gerenciamento do seu site acontecem. Para te ajudar, listamos algumas dicas:

1. Use programas originais
Existem muitos sites de download, mas é preciso cuidado. Muitos desses sites são feitos e gerenciados por colaboradores e alguns desses arquivos disponíveis podem estar contaminados com malwares ou vírus que podem ser prejudiciais para sua máquina. É recomendável que você não realize downloads “piratas” de programas, principalmente para programas que necessitam de licença, procure cópias originais. É melhor investir na compra do que ficar com malwares que podem acabar roubando os dados de acesso da sua loja virtual.

2. Use mecanismos de proteção
Muitos arquivos, anexos de e-mail, pen drives, entre outros podem estar contaminados sem sabermos, mas como podemos identificá-los? Com o antivírus é possível se prevenir para que você não realize downloads de arquivos corrompidos. Para uma proteção mais completa, procure por soluções conhecidas como Endpoint Security.

3. Cuidado com anexos de e-mail
Conforme mencionado no item anterior, é preciso ter cuidado com anexos de e-mails desconhecidos, não baixe nada de e-mails que você não confia ou que parecem suspeitos. Por exemplo, e-mails que dizem ser de bancos, que pedem para que você realize algum download ou acesse links estranhos. Caso você fique na dúvida o melhor é sempre deletar o e-mail.

4. Proteja seus dados
Não deixe as senhas da sua loja, e-mail, banco ou outros dados pessoais salvos automaticamente no seu computador. Não faça uso de opções como “lembrar senha” ou “continuar conectado”. Opte por utilizar programas como o LastPass que guardam as suas senhas sem que você precise memorizá-las.

5. Senhas
Além de não deixar suas senhas salvas no computador opte por alterá-las periodicamente. De mesmo modo, não compartilhe com ninguém ou faça uso de uma única senha para diversos acessos. Vale lembrar que quanto maior e mais caracteres diferentes você utilizar mais segura será a sua senha.

6. Cuidado ao cadastrar seu e-mail
Não use o mesmo e-mail de administração da loja para se cadastrar em sites diversos. Procure concentrar esse tipo de cadastro em e-mails pessoais. Isso evita spams e possíveis contaminações no seu e-mail.

Portanto, é preciso estar atento não só a segurança da loja virtual, mas também ao seu computador pessoal e de trabalho. No próximo artigo, vamos falar sobre phishing, um tipo de ataque que vem acorrendo muito nas lojas virtuais. Não deixe de conferir os artigos anteriores da nossa série sobre segurança.