Segurança além do e-commerce

por Fernanda Quintero Terça-feira, 14 de julho de 2015

Nos últimos artigos falamos sobre segurança para o seu e-commerce, nesse vamos falar não só dos cuidados que você precisa ter com a loja virtual, mas como proteger o seu computador. É importante ter cuidado redobrado com o seu computador, pois é por ele que a operação e gerenciamento do seu site acontecem. Para te ajudar, listamos algumas dicas:

1. Use programas originais
Existem muitos sites de download, mas é preciso cuidado. Muitos desses sites são feitos e gerenciados por colaboradores e alguns desses arquivos disponíveis podem estar contaminados com malwares ou vírus que podem ser prejudiciais para sua máquina. É recomendável que você não realize downloads “piratas” de programas, principalmente para programas que necessitam de licença, procure cópias originais. É melhor investir na compra do que ficar com malwares que podem acabar roubando os dados de acesso da sua loja virtual.

2. Use mecanismos de proteção
Muitos arquivos, anexos de e-mail, pen drives, entre outros podem estar contaminados sem sabermos, mas como podemos identificá-los? Com o antivírus é possível se prevenir para que você não realize downloads de arquivos corrompidos. Para uma proteção mais completa, procure por soluções conhecidas como Endpoint Security.

3. Cuidado com anexos de e-mail
Conforme mencionado no item anterior, é preciso ter cuidado com anexos de e-mails desconhecidos, não baixe nada de e-mails que você não confia ou que parecem suspeitos. Por exemplo, e-mails que dizem ser de bancos, que pedem para que você realize algum download ou acesse links estranhos. Caso você fique na dúvida o melhor é sempre deletar o e-mail.

4. Proteja seus dados
Não deixe as senhas da sua loja, e-mail, banco ou outros dados pessoais salvos automaticamente no seu computador. Não faça uso de opções como “lembrar senha” ou “continuar conectado”. Opte por utilizar programas como o LastPass que guardam as suas senhas sem que você precise memorizá-las.

5. Senhas
Além de não deixar suas senhas salvas no computador opte por alterá-las periodicamente. De mesmo modo, não compartilhe com ninguém ou faça uso de uma única senha para diversos acessos. Vale lembrar que quanto maior e mais caracteres diferentes você utilizar mais segura será a sua senha.

6. Cuidado ao cadastrar seu e-mail
Não use o mesmo e-mail de administração da loja para se cadastrar em sites diversos. Procure concentrar esse tipo de cadastro em e-mails pessoais. Isso evita spams e possíveis contaminações no seu e-mail.

Portanto, é preciso estar atento não só a segurança da loja virtual, mas também ao seu computador pessoal e de trabalho. No próximo artigo, vamos falar sobre phishing, um tipo de ataque que vem acorrendo muito nas lojas virtuais. Não deixe de conferir os artigos anteriores da nossa série sobre segurança.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.