Acesso rápido

A importância da segmentação no mercado de moda virtual

por João Paulo Arraes Terça-feira, 19 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

O mercado de moda virtual tem crescido constantemente. Segundo o 40º Webshoppers da Ebit | Nielson, Moda e Acessórios está entre os segmentos de maior importância em número de pedidos do semestre. Dessa forma, se diferenciar de uma concorrência tão alta demanda muita dedicação e inovação.

Entender o seu público é fator elementar em seu e-commerce. É necessário saber o perfil de quem você está criando o laço comercial para captar o que o consumidor espera da sua loja. Para isso, estabeleça a melhor tecnologia possível e uma comunicação eficiente.

Para agilizar esse processo, o ideal é restringir ainda mais o segmento para que possa focar na melhor qualidade do seu produto. Assim, fica mais fácil atingir o seu público, oferecer a melhor experiência para o consumidor e crescer diante de tantos concorrentes do mercado.

Mercado de moda virtual

Dentro de um segmento, é possível separar diversos nichos, como o mercado de moda que se desmembra em moda infantil, moda gestante, moda streetwear, moda brechó e muitas outras opções com ótimos potenciais de venda.

Explore essa diversidade para poder aproveitar sua marca da melhor maneira. Abaixo, listo alguns desses potenciais nichos que pode fortalecer seu e-commerce de moda.

Moda Infantil

O segmento de Moda Infantil tem crescido, em média, 6% ao ano, segundo Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). Para acompanhar essa progressão, o mercado teve de criar ferramentas e processos únicos para dialogar com o público.

Os consumidores desse mercado tem uma alta demanda e precisam de um suporte acessível. Algumas características ajudam a fazer uma comunicação assertiva com os usuários, como: layout atrativo; usabilidade eficiente; descrição detalhada; produtos categorizados; numeração variada; entre outros.

Moda Gestante

A Moda Gestante é um nicho que contém muita emoção envolvida. É o começo de uma nova fase, geralmente, com muita expectativa e cercada de uma série de transformações. Por isso, em sua loja virtual, explore as emoções e invista em layout intuitivo, para maior facilidade na compra e melhor comunicação com o consumidor.

Muitas mães têm dificuldade de encontrar roupas de seu estilo na moda gestante. Portanto, acabam optando por comprar roupas convencionais em tamanho maior. Seja um diferencial e invista em moda gestante com estilo diversificado.

Essa moda deve ser pensada em diversos âmbitos, pois gestantes, em geral, mantêm suas rotinas com exercícios, festas e viagens. Elas costumam procurar beleza atrelada ao conforto.

Moda Brechó

A Moda Brechó teve grande crescimento nos últimos anos. O tabu do conceito de roupa semi-nova está sendo quebrado pouco a pouco.

Em e-commerce, ela vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que sai da zona de conforto e busca novas tentativas de se aperfeiçoar no mercado. No entanto, é um nicho ainda pouco explorado dentro do cenário de e-commerces.

Saiba definir quais são os pontos fortes a serem divulgados em sua loja e estabelecer estratégias. No caso da Moda Brechó, foque na exclusividade e nos preços atrativos.

O layout também faz muita diferença, ouse na personalização e disponibilize avaliações, ofereça atendimento em diversos canais, fotografias de qualidade, entre outros quesitos que podem alavancar suas vendas.

Moda Streetwear

Ousadia, expressão e autenticidade definem a moda streetwear. Por isso, o e-commerce desse segmento não pode ser nada menos que isso.

O usuário deve ficar encantado com a “vitrine online”. Por isso, invista em um design criativo, ofereça produtos exclusivos, usabilidade intuitiva, descrição detalhada, produtos categorizados, carrinho com fácil acesso, entre outros.

Para oferecer um diferencial disruptivo é preciso entender seu público-alvo, a forma de se portar, seu dia a dia, seus desejos e desafios, para que isso se reflita no produto ofertado e no sucesso do seu e-commerce.

Moda Plus Size

A palavra “gorda” assusta você? A moda plus size veio para desconstruir os padrões de beleza. Esse segmento não busca uma moda convencional adaptada, mas sim uma revolução que trabalha em prol do bem-estar do corpo gordo. A dinamicidade e inovação do site deve criar uma relação com os clientes que pode determinar o sucesso da loja virtual.

O design da loja deve ser intuitivo, clean e robusto, sendo desenvolvido para atender especialmente seu público. Ofereça um processo de compra impecável para o cliente e caminhe para o sucesso do seu e-commerce!

Segmentação

A personalização da loja virtual de acordo com seu segmento diz muito sobre a importância do cliente para a empresa. Pensar no usuário é o lema que deve ser adotado em seu e-commerce para não só atingir mas interagir com o seu consumidor.

Lembre-se de que opiniões, sugestões ou críticas são muito importantes. Portanto, mostre que você está disposto a sempre aperfeiçoar o desempenho do e-commerce para que a próxima compra do cliente seja ainda melhor.

Uma loja bem pensada com uma plataforma eficiente e personalizada muda a forma como o público enxerga sua marca. Por isso, é importante investir na comunicação e nas funcionalidades de uma loja virtual com um público bem definido e dedicação exclusiva a um nicho.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.