Além da segmentação demográfica: como coletar informações sobre seus usuários

por Kamil Guzdek Quinta-feira, 23 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Possuir informações sobre os seus usuários é uma das bases do e-mail marketing. É extremamente simples – quanto mais você sabe sobre a sua audiência, melhor você pode se comunicar com ela.

Costumamos dizer que o e-mail marketing permite você coletar muitas informações sobre seus assinantes. Mas, o que “muitas” realmente quer dizer? Que tipo de informação você deveria se preocupar em coletar? Nesse artigo vamos mostrar 3 categorias de dados que você pode coletar de seus usuários além das tradicionais informações demográficas.

É de conhecimento geral que, a quantidade de dados e informações disponíveis para os times de marketing já é extremamente elevada. Ao querer enriquecer os dados da sua base de usuários é importante que você selecione cuidadosamente as informações que realmente impactam seu negócio e que vão influenciar sua estratégia.

No geral, formulários simples (aqueles que apenas solicitam o e-mail dos usuários) são os que geram o maior número de conversões. Veja um exemplo do site da Evino abaixo:

Nesses casos, tudo que o usuário precisa fazer é colocar um e-mail (que geralmente sequer precisa ser um e-mail verdadeiro). Porém, na maioria dos casos, apenas um e-mail não é capaz de te dar muitas informações sobre o usuário. Você provavelmente irá precisar de outras informações para personalizar suas comunicações e maximizar suas vendas. Vamos ver abaixo algumas categorias que vão ajudar seu negócio com seus esforços de e-mail marketing.

Demográfico

Se você quer criar perfis de usuários desde o primeiro momento que ele entra no seu site, informações demográficas costumam ser bastante úteis. Você pode perguntar aos seus usuários seu sexo e/ou data de nascimento sem gerar muita fricção nas suas conversões.

Abaixo um exemplo da Dafiti que pede por informações de gênero:

No caso de um e-commerce de moda, esse tipo de informação é extremamente relevante para possíveis segmentações de ofertas. Uma mulher pode se interessar por cosméticos e vestidos, enquanto um homem por materiais esportivos e camisas.

Mas, que outros tipos de informação sua empresa pode coletar que não demográfica? Existe algum tipo de dado interessante e que valha o esforço extra?

Bem, isso vai depender da natureza do seu negócio. Você precisa analisar os objetivos do seu negócio e entender bem quais informações vão te ajudar a executar grandes campanhas de e-mail marketing.

Separamos algumas categorias de informações que devem te direcionar:

Interesses

Identificar interesses ou preferências são essenciais para gerar engajamento e criar relacionamentos de longo prazo com seus assinantes.

As pessoas querem receber conteúdo que eles acham interessante. Se você enviar e-mails com base no que seus próprios usuários declararam como de seu interesse, com certeza você vai ter bons resultados.

Formulários para identificar interesses não necessariamente precisam ser longos e chatos. Por exemplo, a fabricante de ferramentas Stanley criou uma interface em seu site em que após o usuário ter preenchido informações básicas ele pode definir quais seus segmentos de interesse:

Outro bom exemplo é o do Pew Research Center que no seu site exibe um formulário como o mostrado abaixo:

Como você pode ver, os dois formatos utilizam de “Checkboxes” e que permitem que o usuário selecione múltiplos interesses simultaneamente.

A Netshoes, e-commerce relevante no segmento de esportes, permite após o cadastro do e-mail explicitar qual o seu time coração e também o esporte preferido. O que eles fazem com isso? Provavelmente segmentações de e-mail e outras comunicações no próprio site.

Comportamental

Informações comportamentais utilizam dados sobre o engajamento do assinante, seus interesses atuais e seu momento no funil de conversão. Se o seu negócio optar por armazenar informações de aberturas e cliques de e-mail você poderá entender claramente o perfil de cada usuário.

O exemplo abaixo é um e-mail da Zattini que apresenta para o cliente diferentes categorias de produto. Dependendo da interação do usuário a empresa poderá segmentar melhor suas próximas comunicações.

Por exemplo, no caso acima se o usuário clicar na opção “Polos” é de se esperar que ele seja um homem e que possua interesse nesse tipo de roupa. As próximas comunicações podem ser segmentadas para esse tipo de interesse e ao invés de ocupar o precioso espaço do e-mail com bolsas e vestidos eles podem optar por trabalhar com camisas masculinas e jeans, por exemplo.

Outra estratégia é combinar dados de navegação no site para o envio de e-mails. Se você navegou em um site durante alguns minutos pela categoria de “eletrônicos” talvez seja interessante enviar um e-mail com smartphones e televisões.

Resumidamente, armazenar dados comportamentais vai ajudar seu negócio a impactar de maneira mais precisa seus clientes.

Transacional

Informações transacionais permitem você segmentar suas mensagens com base no histórico de compras do cliente. Um lembrete por e-mail de que o pedido foi despachado hoje em dia já é algo básico, mas, além disso você pode permitir que seu usuário adicione mais itens a cesta de compras antes de o pedido ser enviado (veja o exemplo abaixo da Dollar Shave Club) ou até mesmo utilizar informações de pedidos passados para segmentar.

Por exemplo, apesar do usuário ter navegado em todo o seu site ele acabou optando por comprar apenas livros e não comprou nada de eletrônico ou vestuário. Possivelmente esse usuário mostrará mais interesse por livros do que por eletrônicos na sua próxima comunicação.

Mais que isso, com base no histórico de compra você pode tentar engajar o usuário ao pedir sua avaliação sobre o produto que foi comprado ou até tentar vender produtos complementares. O que achou desses exemplos? Comente aqui!

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