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Second Screen: Será esse o futuro do E-commerce?

Mais de 90% das interações com mídia são feitas através de telas de dispositivos eletrônicos. É o que aponta uma pesquisa de 2012 realizada pelo Google. E, o mais interessante, é como as pessoas estão utilizando estas telas. De acordo com a Nielsen Company, 70% dos usuários de tablets utilizam o aparelho enquanto estão assistindo à TV. Ou seja, as pessoas estão constantemente expostas à mídia, e a TV já não detém atenção exclusiva de seus telespectadores. A Futuresource ainda indica que 31% das pessoas assistem conteúdo da TV em seus computadores enquanto estão na sala, com a TV desligada ou em outro canal.

A atenção das pessoas já está dividida entre seus diversos dispositivos móveis, mas a TV continua desempenhando seu papel principal e se transformando cada vez mais numa central de entretenimento. Empresas como Microsoft, Sony e Google, continuam investindo pesado neste tipo de interatividade.

Second Screen é a possibilidade de estender o conteúdo de uma tela principal a uma segunda tela, algumas vezes indo até o Multi Screen, com diversas telas dividindo conteúdo ou servindo mais informação a um conteúdo principal.

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A utilização desta tecnologia vem de duas formas, sequencial ou simultâneo: “sequencial” quando iniciamos a navegação em um dispositivo e depois passamos para outro, por facilidade ou mesmo evitar limitações da tela inicial (por exemplo, quando vemos um link de uma página de Internet numa propaganda da TV e depois acessamos através do computador ou smartphone, ou também quando acessamos um link através do barcode relacionado com alguma mídia impressa).

Mas o que realmente vem tomando conta do cotidiano das pessoas é o uso simultâneo da Second Screen. Cerca de 13% dos usuários do Facebook comentam o que estão assistindo na TV, outros 13% compartilham o conteúdo e ainda 6% comentam sobre os personagens da trama, conforme a eMarketer. Dick Costolo, CEO do Twitter, declarou que durante o Super Bowl (final de futebol americano nos EUA) são enviados mais de 4.000 tweets por segundo no país.

Tecnologias já estão sendo criadas para compartilhar o conteúdo simultâneo, como o Chromecast da Google, que vem criando grandes preocupações para o mercado de TV mundial. A Microsoft lançou o Smart Glass, que estende o uso do Xbox para os tablets, permitindo aos jogadores o acesso a mapas, ranking, itens e diversas outras informações nos seus dispositivos móveis enquanto jogam na TV. Um aplicativo da Sony também transformará o PS Vita numa extensão do Playstation 4, similar com o que também é feito pela Nintendo através do Wii U. A Apple, em 2006, apresentou o projeto da Apple TV. Hoje, com a tecnologia AirPlay, disponibiliza a experiência do Second Screen totalmente em HD para diversos dispositivos.

No mundo do e-Commerce, a Second Screen vem crescendo vertiginosamente. 87% dos donos de tablets compraram presentes de natal em seus dispositivos, é o que diz pesquisa da Equation Research. Esta mesma pesquisa também aponta que mais da metade dos compradores se sentiram mais felizes em comprar através de seus tablets, do que em outras formas online, ou mesmo nas lojas. A Google também teve resultados parecidos, e afirma que 81% das compras feitas por smartphones são espontâneas, sendo que as pessoas sentem que economizaram tempo com suas compras, sentindo-se melhores.

O futuro nos aponta um cenário onde estaremos sentados em nossos sofás assistindo a qualquer programa de TV, com um tablet ao lado, exibindo produtos relacionados à programação do canal atual e nos possibilitando compras com apenas um clique. Ou ainda informações dos jogos de futebol, estatísticas, detalhes ou ainda vídeos complementares. Participação em tempo real através de nossos smartphones e compartilhamento em tempo real das informações.