Same day delivery como diferencial competitivo para o e-commerce

por Juca Oliveira Quarta-feira, 24 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

As compras online já representam um hábito consolidado para muitos brasileiros. A relação entre consumidores, lojistas e mercado tende a se tornar ainda mais forte quando as lojas oferecem diferenciais competitivos como o same day delivery, ou seja , a entrega no mesmo dia.

Essa tendência já se estabeleceu na América do Norte e se encontra solidificada no Brasil com grande impacto sobre o volume de vendas. Isso ocorre porque os compradores online buscam facilidades, preços acessíveis e, acima de tudo, agilidade.

Para saber mais sobre o tema e conhecer o impacto da modernização na sua operação, continue a leitura!

O início desse conceito e o impacto da Amazon

O “ponta pé” inicial a essa modalidade de entrega no e-commerce foi dado em 2012 pela Amazon. Além de gigante global em comércio virtual, tornou-se recentemente também em lojas físicas com a aquisição da rede de supermercados Whole Foods. A gigante do varejo é reconhecida mundialmente pela sua constante inovação no conceito de oferecer conveniência como serviço.

A entrega no mesmo dia da companhia foi lançada oficialmente em maio de 2015. Atualmente, é oferecida em 27 regiões metropolitanas e em mais de 500 cidades norte-americanas.

No Brasil, o modelo de entrega vem crescendo ano após ano. Inclusive, existem startups que ingressaram nesse segmento, gerando inovação por meio de novos processos e tecnologia.

Como o processo teve tempo para amadurecer e se consolidar na mente dos consumidores, as estregas realizadas no mesmo dia proporcionam um elevado nível de confiabilidade a marca. Isso desde que a qualidade na entrega seja comprovada. Daí a importância de selecionar parceiros que possam cumprir o SLA (sigla em inglês para Acordo de Nível de Serviço).

Algumas vantagens em adotar o same day delivery

É fundamental conhecer como as novas políticas de entrega podem modificar a sua operação e quais vão ser os resultados obtidos com a mudança. Fique de olho!

Vantagens para o consumidor

Quando falamos nas facilidades que o e-commerce promove em relação ao varejo físico, não estamos pensando apenas no fato de poder comprar sem sair de casa, a qualquer hora do dia ou da noite.

No meio virtual, o cliente encontra todas as informações sobre o produto que deseja. Compara preços, colhe informações acerca da funcionalidade do item e o melhor: tem acesso à reputação do e-commerce. Assim, ele descobre se a loja lida bem no pós-venda, como é sua base logística e se há clientes insatisfeitos e por qual motivo. Tudo isso com alguns poucos cliques.

Esperar é uma tarefa chata para todo mundo. E quando você compra um produto, não é fácil controlar a ansiedade. Afinal, você sabe que é grande a chance de ele chegar depois do prazo calculado pelo frete. A situação piora quando você precisa de um produto para uma data específica, como uma viagem ou um aniversário. Nessas horas, o cliente acaba deixando o e-commerce de lado e opta por fazer sua compra em uma loja física mesmo.

A experiência das lojas virtuais no Brasil têm progredido nos últimos anos. O surgimento de novas modalidades de entrega contribui para a satisfação dos clientes e para o crescimento do mercado.

Outro ponto positivo é a diversificação dos provedores disponíveis no mercado. Originalmente, os Correios eram os principais detentores do serviço de entrega. Já no panorama atual, segundo a pesquisa Webshoppers de 2018, a maior representatividade pertence às transportadoras privadas que movimentam mais da metade das transações.

Essa mudança foi responsável por aumentar a eficiência do processo e por tornar os preços de frete mais competitivos tanto para os clientes como para os comerciantes.

Vantagens para o vendedor

O comércio virtual é um dos mercados mais competitivos na atualidade. Isso quer dizer que o número de lojas é crescente e a disponibilidade de produtos segue o mesmo caminho. Por isso, é fundamental investir em melhorias capazes de destacar o seu negócio e aumentar as vendas.

Uma das alternativas é a possibilidade de realizar a entrega dos pedidos de compra no mesmo dia. Esse fator é extremamente valorizado pelo consumidor, pois a velocidade do recebimento tem relação direta com a satisfação com a experiência.

A dica que deixamos neste post é considerar investir em plataformas de logística especializadas no seu negócio. Ou seja, em operações para o e-commerce. Seguindo a influência de grandes empresas varejistas no exterior, já existem lojas virtuais nacionais que utilizam esse tipo de serviço como estratégia dentro do seu negócio.

Lojas bastante conceituadas como a Dafiti, OQVestir, Shop2Gether, RiHappy e BRF Pets são exemplos das quais o processo se encontra em pleno vapor e ocasionando resultados significativos. Afinal, se o objetivo do e-commerce é facilitar a vida do cliente, por que fazê-lo esperar além da conta pela chegada do item adquirido?

Funcionamento do same day delivery na prática

Sob o ponto de vista do vendedor ou da loja online, o oferecimento da entrega no mesmo dia para seus clientes representa um grande desafio. Ele requer a adaptação de sua operação e da capacidade física para manter esse compromisso.

Em geral, as lojas online não possuem frota própria para realizar as entregas. A prática mais comum é a utilização dos serviços de envio de correspondência dos Correios ou a contratação de uma transportadora terceirizada.

Essa é uma opção que deve ser utilizada para viabilizar as entregas mais ágeis, porque é necessário utilizar uma frota dedicada para realizar o transporte no decorrer do dia. Embora esse seja um grande avanço, existem limitações para a sua utilização.

Recentemente, já existem lojas físicas que combinam o comércio tradicional com a agilidade das entregas. Desse modo, é possível utilizar a estrutura logística que já existe para abastecer as prateleiras para atender às vendas da loja virtual. Para isso, basta complementar o estoque de maneira que o cliente deseje coletar o produto na loja mais próxima e quando for mais conveniente.

Implantação de entrega no mesmo dia na sua loja

Para começar a utilizar esse serviço, é preciso estabelecer um sistema que considere a hora na qual os pedidos foram recebidos pela loja.

Geralmente, a política das empresas nesse quesito determina que os pedidos fechados até o meio-dia serão entregues no máximo até às 22 horas. Para as solicitações que forem aprovadas após esse prazo, o envio ocorre no dia seguinte até às 12 horas.

  • Cada empresa pode decidir quais produtos vão ser contemplados com essa facilidade, de acordo com:
  • o local de entrega;
  • o preço do produto;
  • as dimensões físicas;
  • a disponibilidade no estoque.

Simples e prático, o same day delivery pode – e deve – ser incorporado em todo tipo de e-commerce.

Para colocar esse serviço em prática, o gestor precisa seguir os seguintes passos:

1 – Realizar a triagem dos produtos mais vendidos na sua loja virtual para reforçar o estoque nas regiões com maior demanda. Dessa forma, a entrega rápida que foi disponibilizada não fica comprometida;

2 – A etapa anterior garante que somente os produtos com maior giro tenham essa facilidade. Afinal, nenhum e-commerce é capaz de colocar todos os produtos que comercializa no modo same day delivery;

3 – Assegure-se que os itens com entrega diferenciada sejam destacados em seu site. Eleja os mais adaptáveis a esse modo e crie selos para identificá-los dentro do site. Assim, seu cliente vai saber de forma clara quais produtos entram nesse modelo;

4 – Pesquise as práticas adotadas por outros varejistas. Recentemente, a Saraiva apostou nas entregas no mesmo dia na região da grande São Paulo, destacando em seu site produtos como livros, DVDs e games no modo same day delivery. Se a entrega atrasasse, a empresa garantia um reembolso ao cliente;

5 – Conte com uma empresa especializada nesse tipo de frete. Por meio de seus operadores logísticos espalhados pelo país, essa companhia consegue cumprir os prazos e levar as entregas no mesmo dia sem transtornos ou atrasos.

A expansão do comércio eletrônico

Não é novidade que o comércio eletrônico vem crescendo a passos largos nos últimos anos. Como muitos já sabem, o sistema de compras e vendas por meio de plataformas digitais evolui junto com o avanço das inovações tecnológicas e tem se mostrado um meio bastante atrativo para fazer negócios.

Além disso, também é crescente o número de pessoas com acesso à internet e predispostas a encorpar o fluxo do comércio digital em todo o país.

A Ebit, instituto de pesquisa que fornece estatísticas e pesquisas sobre o setor, divulgou a 36º edição da sua pesquisa Webshopper para o ano de 2017. Os dados do estudo mostram que o e-commerce nacional obteve um crescimento nominal de 15% em relação ao ano anterior, o que demonstra como o ano foi bastante produtivo. O resultado é ainda mais satisfatório se considerarmos que o varejo tradicional encontra-se em declínio nos últimos anos.

Já não se pode negar que comércio eletrônico é um segmento consolidado no Brasil. Apresenta forte tendência ao crescimento nos próximos anos. Por isso, é preciso estar atento às mudanças que o mercado passa a demandar.

Mudanças do mercado

  • logística reversa expressa;
  • de pontos de retirada (omnicanalidade);
  • viabilização da entrega no mesmo dia (same day delivery).

A importância da inovação no setor de e-commerce é um demanda dos próprios consumidores. Eles sempre atentos às novidades e têm consciência de sua influência sobre as empresas. Desse modo, adotar o same day delivery é uma questão estratégica com real impacto sobre o crescimento da sua operação e pode contribuir de maneira significativa para fixação da sua marca junto ao seu público-alvo.

Viu só? Investir no same day delivery pode representar um diferencial incrível para sua marca. Isso por ser muito desejado pela grande maioria dos seus consumidores do e-commerce. Já adotou essa modalidade na sua empresa? Compartilhe suas experiências com a gente.

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