Same Day Delivery para e-commerce de moda

por Anderson Cruz Terça-feira, 11 de agosto de 2015

Dando sequência a nossa série sobre o same day delivery, hoje iremos mostrar como as entregas no mesmo dia podem ser uma diferencial competitivo para o e-commerce de moda.  Fica uma dica, se você ainda não leu o primeiro artigo, fique a vontade, nele explicamos do que se trata o same day delivery.

Ótima expectativa do mercado

O comércio eletrônico no Brasil anda na contramão das lojas físicas. Enquanto estas últimas acumulam perdas e retrações nas vendas — fruto da recente crise econômica e do aumento no desemprego — as vendas online não param de crescer. O segmento de moda online, por exemplo, caminha a passos largos, com previsão de expansão, em 2015, na faixa de 20%, de acordo com o e-Bit.

Entretanto, se por um lado a expectativa para o ano é positiva para o e-commerce de moda, por outro, o crescimento exponencial de novos entrantes no mercado exige do empreendedor constante inovação e visão de negócios aguçada para “enxergar o futuro” antes dos rivais (sob pena de ser engolido pelas mudanças do segmento).

O Same Day Delivery é uma dessas indicações de futuro que não podem, de forma alguma, ser desprezadas por quem tem uma loja online de moda.

O custo-benefício de adotar a entrega expressa para o e-commerce de moda realmente compensa?

Para o e-commerce um dos principais pontos fracos na competição com o varejo físico ainda são os altos prazos para entrega, fato que ainda faz muitos consumidores resistirem a ideia de comprar na web (especialmente no setor de vestuário e alimentação). O Same Day Delivery é um viés para cobrir essa fragilidade do setor, trazendo para o ambiente virtual milhões de clientes que se queixavam dos prazos de entrega das lojas eletrônicas.

Para quem atua no setor de moda, esse ponto fraco era decisivo na dificuldade de captação de novos clientes. Isso porque quem compra uma roupa, deseja tê-la à sua disposição imediatamente. Ainda que os preços praticados pelas lojas online fossem mais atrativos, o tempo para recebimento ainda pesava muito na escolha do consumidor.

Agora tente imaginar um cliente de um grande centro urbano, com rotina intensa e pouco tempo disponível para comprar artigos de moda (perfil bastante comum em grandes metrópoles).

Suponhamos que ele se lembre que amanhã haverá aquela festa de gala de um colega de empresa, mas não teve tempo para ir em uma loja comprar o traje necessário. A possibilidade de entrar em um site de moda online, escolher a peça e poder usá-la ainda no mesmo dia é, definitivamente, uma solução extremamente funcional a esse perfil de cliente, concorda? Consegue pressupor a imensidão de novos clientes que essa facilidade atrairia para seu e-commerce?

O valor agregado que essa logística de entrega traz em aumento de faturamento e ampliação da carteira de clientes supera em larga medida os custos de implantação. Prova disso é que os maiores players do mercado de moda online já entraram de cabeça nessa tendência.

O mercado já se movimenta

O segredo do sucesso no setor varejista de vestuário está em conseguir captar com antecedência as constantes transformações e as novas exigências do mercado, transformando-as em soluções à sua clientela.

Estudos feitos por gigantes do setor varejista online detectaram a demanda cada vez mais intensa (especialmente em grandes centros, como SP, MG e Rio) pela realização de entrega em menos de 24 h, o que impulsionou grandes players do comércio virtual a adaptarem sua cadeia logística para contemplar essa necessidade emergente.

A Netshoes, por exemplo, empresa de maior participação no e-commerce nacional, desde o ano passado, já adota o sistema de entrega no mesmo dia. A Track & Field, outra gigante do setor de vestuário esportivo também oferece Delivery SP em formato expresso, além de entregas no mesmo dia para outras regiões.

As Lojas Americanas (que trabalham também com artigos de moda) implantou um sistema chamado “a jato”, que, por enquanto funciona apenas no âmbito “Delivery SP” e para compras até às 14 h.

Como implantar o Same Day Delivery no setor de vestuário/moda online?

A entrega no mesmo dia é uma das mais bem-sucedidas estratégias de inovação no setor e algumas mudanças na gestão da cadeia logística podem tornar realizável esse formato que muitas empresas enxergam como sonho:

1- Supply Chain Management voltado para a entrega “expressa”

Para viabilizar o Same Day Delivery no e-commerce de moda é preciso modificar o sistema de trabalho em sinergia com diversos parceiros. Os fornecedores, preferencialmente, devem estar próximos ao centro de distribuição de sua loja online que, por sua vez, deve estar próxima dos centros de maior demanda. Esses detalhes reduzirão os custos de transporte e permitirão a realização de um maior número de viagens para entregas dedicadas no mesmo dia, etc.

2- Ferramentas de Inteligência de Negócios para dar fluidez ao cronograma de entregas

A adoção de softwares de Business Intelligence para coordenar as rotas e a logística de entrega, de modo que a carga fracionada seja entregue em pontos adjacentes é fundamental para evitar sobreposição de roteiros, além de desperdício de tempo e dinheiro.

3- Aposte em um parceiro especializado do setor de transportes

Contar com um parceiro de logística com expertise em entregas no mesmo dia é primordial para a loja virtual conseguir tirar todo o proveito que este grande diferencial fornece aos consumidores.

Ficou com alguma dúvida? Não sabe por onde começar? Não deixe de comentar. Na próxima semana falaremos do same day delivery para o mercado de saúde e bem estar.

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4 comentários

Comentários

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  1. Olá Anderson, obrigado pelo artigo.

    No caso dos pequenos players, com estrutura e faturamento inferiores aos grandes? Como conseguir acompanhar essa tendência e não desapontar os clientes?
    Você teria informações mais detalhadas sobre o passo a passo?

    Responder
    1. Olá Pedro. respondi no seu e-mail, para falarmos de forma mais especifica. Mas é sempre possível uma player menor seguir tendências, mas o desafio sempre vai estar no poder de investimento, fluxo de vendas. Mas acredite, com criatividade e trabalho, é possível colocar pratica modelos como o de entregas no mesmo dia.

      Logo vou desenvolver um artigo falando sobre isso. Com o passo a passo para lojas virtuais menores.

      Responder
  2. Ola Anderson. Parabéns pelo artigo. Minja dúvida surge com a mesma do Pedro. Gostaria de receber mais informações sobre oque imagina ser a solução para players menores . Obrigado.

    Responder
  3. Boa tarde, Anderson! represento uma empresa de transportes que trabalhamos com carros e motos em toda São Paulo, como propesquitar essas empresas.

    Responder

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