Saiba gerar leads e converter os possíveis consumidores do seu e-commerce

por Galleger Ilhe Sexta-feira, 30 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

A captação de leads é um processo fundamental para toda empresa que deseja conquistar novos clientes e melhorar o relacionamento com aqueles que já efetuaram uma compra.

Essa é uma excelente estratégia para e-commerces. Isso porque existem muitas alternativas para gerar leads em uma loja virtual. Com uma estratégia bem construída, você poderá guiar esses potenciais clientes para uma conversão de fato.

No entanto, se você quer gerar leads para sua loja virtual, precisa desenvolver táticas que visam a captação desses contatos nas mais diversas páginas do seu e-commerce. Além disso, é importante pensar no que vem depois. Ou seja, a estratégia de nutrição e relacionamento com esses contatos antes de vender. Mas antes, vamos ao objetivo principal.

Primeiro, a venda

Quando pensamos em uma estratégia para gerar leads em uma loja virtual, há alguns pontos que devem ser esclarecidos.

Quando um visitante entra no seu site, efetua uma compra e, por consequência, deixa os próprios dados, o contato dele não pode ser considerado um lead, mas sim um cliente, pois já converteu uma vez.

Agora, se o visitante entra no seu site e não converte em venda, ele pode deixar os dados para receber dicas, ofertas ou qualquer outro conteúdo. Nesse caso, ele é um lead ou potencial cliente, já que ainda não efetivou nenhuma compra.

No entanto, ao implantar uma estratégia para geração de leads, não se pode perder o foco. A primeira preocupação deve ser a venda em si. Em segundo plano, as estratégias de captação de leads.

Nesse contexto, caso o visitante acabe por não fechar a venda, poderá se interessar por algum conteúdo ou outra oferta que o fará preencher um formulário, tornando-se então, um lead.

Mais tráfego, mais leads

A captação de leads depende substancialmente do tráfego que seu site recebe diariamente. Quanto mais tráfego, maior a incidência e maior a capacidade de gerar leads. Por isso, investir em estratégias que levem mais pessoas à sua página é essencial se você deseja aumentar o número de contatos da sua base.

Para melhorar o número de visitantes no seu site, o ideal é investir em mídia. Ao visualizar um anúncio sobre o seu site em uma rede social, por exemplo, o usuário poderá acessar sua página, conhecer suas ofertas, conteúdos e deixar o próprio contato com o objetivo de iniciar um relacionamento com a sua empresa.

A partir disso, você poderá nutrir esse lead com conteúdos que sejam do interesse dele e guiá-lo para uma futura compra na sua loja.

Estratégias assertivas

Se o objetivo é gerar leads, o primeiro passo é buscar estratégias que conversem diretamente com o seu público. Para isso, pesquise profundamente quais os desejos da sua persona e os hábitos de compra dela. Com essas informações, você saberá agir para atrair e conquistar esses potenciais clientes.

No e-commerce, você pode aplicar diversas estratégias para gerar leads. Se o visitante não converteu, você deve ter estratégias de captura de lead em várias landing pages dentro do seu e-commerce.

Pode captar o lead na homepage, na página de um produto esgotado ou mesmo dentro do checkout. O importante é não perder esse visitante. Além disso, crie a possibilidade de se comunicar mais uma vez com ele.

Para conquistar a confiança do visitante e fazê-lo deixar os dados, você pode oferecer um desconto para a primeira compra ou ofertar um conteúdo que desperte o interesse dele.

Esse conteúdo pode ser uma newsletter, um e-book exclusivo ou até outro material como um checklist. De qualquer forma, você não precisa se limitar a apenas uma estratégia. Aliás, é melhor diversificar os pontos de captura para atrair ainda mais contatos.

Gerei leads, e agora?

Após conquistar os dados de um visitante, você precisa utilizá-los de forma inteligente. Para isso, há ainda uma terceira etapa na estratégia de geração de leads para e-commerce.

Esse último passo é fundamental e consiste em criar uma estratégia que tem o objetivo de nutrir e alimentar esses leads, já que ele demonstrou interesse lá no início da jornada.

Provavelmente, quando o usuário se tornou um lead ao visitar o seu site, ele ainda não estava preparado para comprar. Porém, se a sua empresa trabalhar um relacionamento ativo visando a conversão desse lead, a chance dele comprar é muito maior.

Por isso, permaneça em contato com esse potencial cliente, mantenha-o atualizado de promoções, mostre novos conteúdos e, quando perceber que ele está dando sinais que tem interesse real de compra, ofereça um desconto ou outra oferta que estimule ele a fechar o pedido.

Além do relacionamento com os leads da sua base, também é válido pensar nas estratégias que vêm após o fechamento do pedido. Com um pós-venda eficiente, você fideliza o cliente depois do processo de compra e faz com o cliente recomende a loja para outras pessoas.

Uma boa dica é enviar um presente para o cliente ou um cupom de desconto para a próxima compra. Dessa forma, você faz com que ele se sinta especial e valorizado.

Gerar leads para a sua loja virtual é uma estratégia fundamental, principalmente se você deseja aumentar suas vendas. Porém, esse processo deve estar amparado por um bom planejamento e funcionar em conjunto com técnicas de venda.

Nesse sentido, são três vertentes que devem ser trabalhadas simultaneamente no seu e-commerce: venda, captura de leads e nutrição. Pense em uma estratégia macro, trace metas e mãos à obra! Com essas táticas bem montadas e executadas, você terá sucesso!

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