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Saiba como enviar todos os seus emails usando conteúdo + contexto

Por: Rodrigo Martucci

Rodrigo Martucci é formado pela Universidade de Massachusetts e possui mais de 10 anos de experiência com e-commerce e marketing digital nos EUA e no Brasil. É o CEO e fundador da Nação Digital, agência especialista em e-commerce e eleita a melhor agência digital do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Você pode enviar e-mails diários com várias promoções de vários produtos para a sua grande lista de e-mails cadastrados. Em cada 10 e-mails enviados, você pode acertar um cliente e converter a venda. Você pode também perder centenas de pessoas durante esses 10 envios, porque nada do que você mandou era relevante para elas. Você pode fazer isso por meses e anos, afinal de contas disparos de e-mail são baratos.

O que vamos cobrir nesse texto é que o e-mail que não é aberto ou é marcado como spam se torna caríssimo! É uma grande oportunidade perdida. É abrir mão de clientes fiéis e deixar de fidelizar novos clientes.

A parte técnica

Com os dados e e-mail de seu cliente, é a hora de começar uma conversa. Para isso é importante selecionar uma boa ferramenta de e-mail marketing para a frequência de disparo, monitoramento, automatização e segmentação de listas. Eu recomendo a Hubspot e Rd Station, que vão muito além dos disparos de e-mail, oferecendo uma opção completa de automação de marketing, publicação de conteúdo e análise de dados.

Cada e-mail e interação é uma oportunidade

E-mails transacionais

São e-mails padrão do sistema e têm um objetivo muito claro, que é o de manter o cliente informado do que está acontecendo.

Nos e-mails pré-compra, como confirmação de newsletter e cadastro no site, recomendo manter o mais simples possível para não desviar o consumidor do processo de compra.

Já os e-mails pós-compra são grandes oportunidades de converter mais, de engajar mais, de encantar mais. Através de sistemas de automação, podemos programar um e-mail com dicas de como usar o produto que a pessoa acabou de comprar. Podemos também programar um e-mail para dali 15 dias, com um produto relacionado e um outro, 30 dias após a compra, pedindo o depoimento. As possibilidades são infinitas.

Seus clientes não são todos iguais

Utilize o e-mail marketing para segmentar seu cliente por interesse, comportamento e desejo. Esta é uma forma muito eficiente de atingir cada público da forma este deseja. Neste sentido, tenha automatizado o envio de e-mails como:

 

  • E-mails para abandono de carrinho, perguntando o motivo do cancelamento da compra, indicando vantagens do produto, oferecendo desconto ou frete grátis e indicando produtos similares;

  • Produtos exclusivos/novidades para clientes que compraram mais de R$1.000 nos últimos 3 meses;

  • Reativação de compradores dormentes com sugestões de produtos baseados nas suas compras passadas;

  • Criação de vários e-mail recorrentes, com versões diferentes para pessoas que navegam em categorias e produtos diferentes. Ex: dicas e produtos para viagem para pessoas que navegam em produtos relacionados;

  • Campanhas de urgência com promoções rápidas e cupons de desconto que são válidos apenas por alguns dias.

Agora você entendeu porque é tão importante trabalhar a conversão do seu site? Com  os dados de contato do visitante em mãos, unidos aos dados de comportamento e navegação, você vai falar com a pessoa certa na hora certa com a linguagem certa. Altíssimas taxas de abertura, cliques e vendas não são mera coincidência, são fruto de uma longa jornada planejada para atrair, converter, fechar e encantar.