Acesso rápido

O que todos precisam saber de HTML para ter uma loja virtual

por Daniel Guinin Quinta-feira, 01 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Hoje em dia, todo mundo pensa em ter um site. Seja um blog simples, uma loja virtual ou um sistema web. É possível utilizar um criador de sites para desenvolver um site do zero.

No entanto, para sistemas customizados e que irão funcionar de forma autônoma, ou seja, sem a dependência de um framework ou algum CMS, é necessário começar a criar do zero. Para isso, é preciso definir uma linguagem backend que, para sistemas web, pode ser o javascript ou até o php. Mas também é necessário definir o frontend, utilizando o HTML5, CSS3 e o Javascript.

É aí que entra a tecnologia HTML. Ela é responsável por definir o conteúdo de uma página web e como serão dispostos dentro da página.

Passo a passo

Para entender um pouco melhor, vamos imaginar que você entre no seu chrome e digite no navegador a URL www.facebook.com e dê enter. Nesse momento, o seu navegador irá buscar por meio do protocolo HTTP, qual o endereço de IP, ou seja, do servidor em que o site procurado está.

No momento que encontrar, ele irá fazer uma solicitação para que o servidor mande a página (código HTML) para você. Após o servidor enviar a página, o navegador irá processar os dados daquela página e exibir para você de forma amigável.

Como toda a comunicação da internet é feita via rede, que nada mais é do que cabos, é necessário que quem está enviando o dado, organize o conteúdo de forma que quem recebe entenda. Nesse caso, o navegador, para exibir o conteúdo para o usuário, precisa saber ondeficarão posicionados os botões, os menus, o texto e cada elemento que se encontra no código enviado.

Linguagem

Para isso que surgiu o HTML como uma linguagem. Ela define onde ficará cada elemento, seja o menu, o título, o cabeçalho, o corpo e assim por diante.

A linguagem faz isso por meio de tags. Observe como é a estrutura básica de um documento HTML:

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset=”UTF-8″/>
<title>Document</title>
</head>
<body>
<!– Conteúdo –>
</body>
</html>

Começando com as tags <html></html> e definindo que o documento é um HTML. Logo depois vêm as tags head e body, que definem o que ficará no cabeçalho e o que ficará no corpo. Geralmente coisas, como título, e algumas definições mais importantes ficam no head e o conteúdo fica no body. Algumas outras tags são importantes:

  • <style> </style> Informações de estilo
  • <script> </script> Linguagem script
  • <title> </title> O título do documento
  • <body> </body> Cabeçalhos
  • <hn> </hn> Cabeçalho nível n para n de 1 a 6
  • <p> </p> Um simples parágrafo
  • <a> </a> Links
  • <menu> </menu> Um menu com uma lista de itens
  • <strong> </strong> Maior ênfase em negrito
  • <code> </code> Amostra de código
  • <b> </b> Texto em negrito
  • <i> </i> Texto em itálico
  • <u> </u> Texto sublinhado
  • <table> </table> Cria uma tabela
  • <form> </form> Define um formulário
  • <select> </select> Seleção
  • <option> </option> Opção

Todas essas tags são utilizadas dentre do código HTML, justamente para definir quais são os componentes e de que forma os navegadores irão interpretar essa informação para exibir ao cliente.

Com esses conhecimentos, você conseguirá customizar alguma parte da sua loja virtual, no sentido do conteúdo. Ele é fundamental para qualquer pessoa que deseja ter um site.

É só o primeiro passo

Depois de aprender como lidar com a linguagem, é necessário, para que o seu negócio prospere, que você aprenda também técnicas de marketing digital e criação de sites profissionais. Isso lhe dará ferramentas muito úteis antes, durante e depois do processo de criação de um site.

É importante dominar os temas de hospedagem e manutenção de sites, design de interface de usuário (UI), design de experiência de usuário (UX), programação e suas linguagens e dentre alguns outros. A dica aqui é: esteja antenado com o universo da tecnologia. Dessa forma, o seu negócio estará sempre atualizado!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.