O que todos precisam saber de HTML para ter uma loja virtual
Hoje em dia, todo mundo pensa em ter um site. Seja um blog simples, uma loja virtual ou um sistema web. É possível utilizar um criador de sites para desenvolver um site do zero.
No entanto, para sistemas customizados e que irão funcionar de forma autônoma, ou seja, sem a dependência de um framework ou algum CMS, é necessário começar a criar do zero. Para isso, é preciso definir uma linguagem backend que, para sistemas web, pode ser o javascript ou até o php. Mas também é necessário definir o frontend, utilizando o HTML5, CSS3 e o Javascript.
É aí que entra a tecnologia HTML. Ela é responsável por definir o conteúdo de uma página web e como serão dispostos dentro da página.
Passo a passo
Para entender um pouco melhor, vamos imaginar que você entre no seu chrome e digite no navegador a URL www.facebook.com e dê enter. Nesse momento, o seu navegador irá buscar por meio do protocolo HTTP, qual o endereço de IP, ou seja, do servidor em que o site procurado está.
No momento que encontrar, ele irá fazer uma solicitação para que o servidor mande a página (código HTML) para você. Após o servidor enviar a página, o navegador irá processar os dados daquela página e exibir para você de forma amigável.
Como toda a comunicação da internet é feita via rede, que nada mais é do que cabos, é necessário que quem está enviando o dado, organize o conteúdo de forma que quem recebe entenda. Nesse caso, o navegador, para exibir o conteúdo para o usuário, precisa saber ondeficarão posicionados os botões, os menus, o texto e cada elemento que se encontra no código enviado.
Linguagem
Para isso que surgiu o HTML como uma linguagem. Ela define onde ficará cada elemento, seja o menu, o título, o cabeçalho, o corpo e assim por diante.
A linguagem faz isso por meio de tags. Observe como é a estrutura básica de um documento HTML:
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset=”UTF-8″/>
<title>Document</title>
</head>
<body>
<!– Conteúdo –>
</body>
</html>
Começando com as tags <html></html> e definindo que o documento é um HTML. Logo depois vêm as tags head e body, que definem o que ficará no cabeçalho e o que ficará no corpo. Geralmente coisas, como título, e algumas definições mais importantes ficam no head e o conteúdo fica no body. Algumas outras tags são importantes:
- <style> </style> Informações de estilo
- <script> </script> Linguagem script
- <title> </title> O título do documento
- <body> </body> Cabeçalhos
- <hn> </hn> Cabeçalho nível n para n de 1 a 6
- <p> </p> Um simples parágrafo
- <a> </a> Links
- <menu> </menu> Um menu com uma lista de itens
- <strong> </strong> Maior ênfase em negrito
- <code> </code> Amostra de código
- <b> </b> Texto em negrito
- <i> </i> Texto em itálico
- <u> </u> Texto sublinhado
- <table> </table> Cria uma tabela
- <form> </form> Define um formulário
- <select> </select> Seleção
- <option> </option> Opção
Todas essas tags são utilizadas dentre do código HTML, justamente para definir quais são os componentes e de que forma os navegadores irão interpretar essa informação para exibir ao cliente.
Com esses conhecimentos, você conseguirá customizar alguma parte da sua loja virtual, no sentido do conteúdo. Ele é fundamental para qualquer pessoa que deseja ter um site.
É só o primeiro passo
Depois de aprender como lidar com a linguagem, é necessário, para que o seu negócio prospere, que você aprenda também técnicas de marketing digital e criação de sites profissionais. Isso lhe dará ferramentas muito úteis antes, durante e depois do processo de criação de um site.
É importante dominar os temas de hospedagem e manutenção de sites, design de interface de usuário (UI), design de experiência de usuário (UX), programação e suas linguagens e dentre alguns outros. A dica aqui é: esteja antenado com o universo da tecnologia. Dessa forma, o seu negócio estará sempre atualizado!