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RODOR: por que é essencial ao produzir conteúdos qualificados?

por Luiz Maia Quarta-feira, 10 de julho de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

Não é novidade que a internet evolui com enorme rapidez produzindo mudanças drásticas com foco total no usuário. Como exemplo, considere como se comprava um carro há alguns anos atrás. Em geral, era necessário ir em várias lojas e fazer várias perguntas ao vendedor para começar a se preparar para acertar na compra.

Isso mudou rapidamente, fazendo com que essa decisão complexa e alto valor agregado seja tomada 80%, pelo menos, através da internet. Em alguns casos, 90% dessa decisão acontece na internet, onde o máximo que o comprador faz é um test drive antes de finalizar a compra para comprovar todas as pesquisas que fez na internet.

 

Nesse ínterim, algumas guerras acontecem sem que o usuário perceba, mas para que ele seja beneficiado. Uma delas é a guerra para prender a atenção do cliente e ter credibilidade. Um e-commerce de qualidade está sempre preocupado em ter a atenção qualificada na internet onde os usuários estão cada vez mais exigentes e cheios de opções brigando por sua atenção.

Sair na frente nessa guerra não é fácil, mas é parte importante e que está alta como nunca esteve antes é oferecer conteúdos de qualidade.

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O conteúdo para web atingiu formas fantásticas nos últimos anos. Tudo começa em reconhecer que a produção de um conteúdo para para web é muito diferente de produzir um conteúdo para meios tradicionais como revistas e jornais, e que conteúdo para web pode assumir vários formatos e ter vários meios de distribuição. Com tudo isso, é muito importante seguir as mais modernas estratégias de distribuição sempre atento ao comportamento do usuário.

É por isso que para apresentar um conteúdo de alta qualidade e que dê credibilidade para sua marca na internet exige padrões elevados. Poucos querem produzir conteúdo com padrão elevado. Aí entra o conceito de produção de conteúdo para web chamado RODOR.

O que é RODOR?

RODOR é um conceito base para produção de conteúdo para web e significa que todo conteúdo precisa ser Rico, Otimizado, Direcionado, Oportuno e Relevante.

O conceito RODOR foi criado por mim em meio à necessidade de criar conteúdos completos e com muitas informações que, impreterivelmente, precisavam ser relevantes. Também existiu a necessidade de que esse conteúdo fosse muito bem rankeado pelo Google, precisando ser otimizado com as mais atualizadas técnicas de SEO.

Além disso, esse conteúdo precisava encontrar a pessoa certa e no momento certo para cumprir seu objetivo. Nesse período, nasceu o conceito RODOR, onde aplico em toda e qualquer produção de conteúdo para web hoje. Vou explicar abaixo detalhadamente esse conceito:

Por que um conteúdo RODOR precisa ser Rico?

Um conteúdo precisa ser interessante a ponto de prender a atenção de quem o lê. Por isso é importantíssimo ter riqueza de informações. Muitas informações tornam o conteúdo atrativo e faz com que o leitor queira terminar sua leitura e dê valor à origem desse conteúdo.

A riqueza de informações é um importante diferencial ao produzir um conteúdo porque revela ao seu leitor que houve um grande esforço e foco na pesquisa. Mostra zelo e apreço pelo conteúdo produzido e pelo leitor.

Por que um conteúdo RODOR precisa ser Otimizado?

Ao produzir um conteúdo com alto padrão de qualidade, um dos objetivos é que ele seja encontrado por muitas pessoas. O Google estabelece criteriosos padrões técnicos para que um conteúdo seja facilmente achado em uma busca. Por isso, é essencial conhecimentos em SEO.

Um conteúdo RODOR é um excelente conteúdo e merece ser otimizado para os mecanismos de busca. A otimização de qualquer conteúdo é parte essencial e passa por otimização de títulos, uso de tags em html, link building, back links, escaneabilidade, long tails, keywords e algumas outras coisas não menos importantes. Pode ser a parte mais técnica ao se produzir um conteúdo, mas certamente traz excelentes benefícios tanto para o leitor quanto para quem criou o conteúdo.

Por que um conteúdo RODOR precisa ser Direcionado?

Um dos desafios ao se produzir conteúdo de forma estratégica é dar o conteúdo certo para a pessoa certa. Enganam-se aqueles que pensam que direcionar um conteúdo é oferecer o conteúdo para a pessoa certa. Isso mesmo, não é.

Direcionar um conteúdo começa antes de se produzir um conteúdo. Entender não apenas o público-alvo, mas também a persona para quem o conteúdo será produzido. A partir daí, você produzirá seu conteúdo se baseando na linguagem da persona, nos seus interesses, nas suas características e escolherá o melhor formato para aquela persona.

Essa é a produção de conteúdo direcionado. E claro, como última etapa, vamos enviar os conteúdos para as personas que definimos. Todo conteúdo deve ser produzido levando em conta um público alvo ou uma persona.

Por que um conteúdo RODOR precisa ser Oportuno?

Uma das grandes mudanças no marketing digital foi a excessiva preocupação com os resultados e mensuração de ROI. Com isso, passou-se a dar mais atenção à jornada que um consumidor faz ao consumir um conteúdo.

Essa jornada demonstra respeito ao usuário e segue etapas onde os objetivos são diferentes e se considera o momento de cada leitor para então preparar um conteúdo que seja oportuno: Conteúdo certo, na hora certa! Por isso, ao se produzir um conteúdo para web, é necessário considerar em qual etapa de compra o leitor está para preparar o material certo.

Não faz sentido oferecer um desconto para um leitor que está tendo um primeiro contato, descobrindo um problema ou considerando uma solução. Nesse caso, pularíamos duas etapas:

  • topo de funil: onde ele passa pelo conteúdo de atração
  • meio de funil: onde ele está na fase entre a descoberta de um problema e considerar a solução

Entender cada etapa de um funil de vendas e se preocupar com o interesse do usuário no momento em receberá o material é a base para produção de um conteúdo oportuno.

Por que um conteúdo RODOR precisa ser Relevante?

Um conteúdo RODOR, impreterivelmente, precisa ser relevante. Ter real valor e ser útil para o leitor. Não adianta seguir todas as boas práticas RODOR e não apresentar um resultado relevante. Apresentar um conjunto de informações irrelevantes é inútil.

Dentre todos os sinônimos para relevância, gosto de considerar dois, em especial, ao produzir um conteúdo: Essencial e Substancial. Em outras palavras, o conteúdo relevante precisa ser necessário e produzido com bases reais e atualizadas.

Conclusão

Esse é o padrão RODOR. Um padrão alto de interesse no usuário com técnicas modernas e aplicadas através de estratégia desde antes do início da produção de um conteúdo. Quando esse padrão é aplicado, reunimos todas as boas práticas atuais e conseguimos produzir um conteúdo altamente qualificado.

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