Acesso rápido

Aproveite os reviews dos seus clientes no mundo físico

por Thaysa Coutinho Quinta-feira, 08 de Março de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Você já deve ter ouvido falar sobre reviews – as famosas avaliações de produtos feita por clientes no e-commerce. Mas você sabia que, além de utilizá-las como parte da sua estratégia de vendas no online, é possível incluí-las também nas estratégias para empreendimentos físicos?

Um grande exemplo de marca que já utiliza reviews no mundo físico é a Amazon

A Amazon já vem proporcionando essa experiência através das suas lojas físicas nos EUA desde o ano passado, onde, ao entrar, os usuários são instruídos por funcionários sobre como funciona a experiência digital dentro de uma loja.

Tudo gira em torno do que se vê pessoalmente em conjunto com o apicativo da marca instalado no mobile: todos itens contém tags escaneáveis pelo celular que possibilitam ler mais sobre o produto, etiquetas mostrando as avaliações atribuídas por clientes, assim como o número de avaliações e os depoimentos mais relevantes sobre o produto. Além disso, o pagamento também é feito pelo app da Amazon, evitando filas.

Como parte de uma boa estratégia de vendas, as avaliações dos consumidores exercem forte influência na decisão de compra dos usuários e, como você pode perceber, não precisa se limitar a utilizá-las apenas no mundo online, caso tenha uma loja física.

Assim como a Amazon fez, no Brasil temos exemplos mais próximos dessa realidade: a Imaginarium

Como a criatividade faz parte do DNA da marca da Imaginarium, eles decidiram inovar ao implementar os reviews dos clientes nas tags dos produtos dentro de algumas lojas. Os usuários que visitam o estabelecimento podem verificar as avaliações que os clientes fizeram dos produtos expostos através de um QR Code.

Ficou confuso? Calma que irei explicar melhor: todos os produtos dessas lojas contém uma espécie de etiqueta/tag com um QR Code que pode ser lido no celular.

Assim, os consumidores que estiverem dentro da loja podem verificar as avaliações atribuídas ao produto desejado e decidir pela compra dele.

Produto Imaginarium com tag de reviews

Use a criatividade para exibir os reviews

Além desses formatos que apresentei no texto, você pode usar e abusar da criatividade para exibir as avaliações dos seus clientes, como por exemplo, criar um flyer com os melhores reviews de clientes sobre sua loja virtual e incluí-lo junto  ao produto.

Ou, quem sabe, criar uma carta de agradecimento pela compra no seu e-commerce e incluir as melhores avaliações de loja.

Folheto com reviews em formato de estrelas, criado pela empresa ERGO

Vale a pena pensar em brindes também. Olha só o exemplo do Empório da Cerveja, que elaborou bolachas de chopp com depoimentos e recomendações de experts do segmento para enviar com o produto.

Bolacha de chopp com depoimento sobre o produto

De acordo com pesquisas, mais de 50% dos consumidores que compram em lojas físicas são influenciados pelas opiniões de outros consumidores que avaliaram produtos nas lojas virtuais. Os tais “consumidores-geradores de conteúdo”, que são aqueles que contribuem com sua avaliação de produto, exercem grande influência na decisão de compra dos usuários.

Dados fornecidos pela Nielsen também indicam que 92% dos consumidores consideram os reviews de clientes tão relevantes quanto qualquer outro tipo de propaganda.

Não é de hoje que percebemos essa crescente tendência do comportamento do consumidor que pesquisa online antes de realizar uma compra. Mais do que tendência, é uma realidade que não pode ser evitada. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra!

Hoje em dia, falamos muito sobre omnichannel e sobre conectar os diversos canais de uma empresa a fim de promover cada vez mais uma experiência melhor e encantadora, visto que os consumidores estão mais exigentes e prezam pela comodidade, o que implica em ser criativo para trabalhar tanto com o online quanto offline.

Utilize a criatividade e aproveite as oportunidades que o offline e os meios mais tradicionais oferecem para gerar uma boa experiência de compra para os seus clientes, além de surpreendê-los.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.