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Ressaca pós-Black Friday? Evite dores de cabeça na próxima

Se você é varejista, especialmente de e-commerce, não tem como ter passado indiferente pela Black Friday. Ainda que a sua loja não tenha aderido à proposta da data promocional, é impossível não ser impactado de alguma maneira, afinal seus concorrentes certamente participaram.

Segundo o Ebit, o volume de vendas do e-commerce como um todo na data promocional foi 17% maior do que no mesmo período do ano passado.

Agora é a hora de contabilizar os bons resultados em vendas e comemorar esse empurrãozinho extra de final de ano. Ótimo, não é? Mas, ainda falta um “pequeno” detalhe: entregar os pedidos vendidos no site. E como diria o filósofo: “o jogo só acaba quando termina”; venda concretizada de verdade é venda entregue, conforme o pedido feito pelo cliente no site. Por isso, ainda há muito trabalho pela frente.

Promoções assim como a Black Friday são uma verdadeira prova de fogo para se avaliar a organização e a eficiência de uma operação de varejo online.

Com o aumento significativo no volume de vendas, e muito mais pedidos para organizar, separar, embalar e despachar do que se está acostumado, surge o desafio: como atender às expectativas dos clientes por prazo e qualidade, evitando transtornos como devoluções e trocas ocasionadas por erros no despacho de mercadorias?

Um dos caminhos adotados é o preparo do time para atender à demanda, reforçado com mão de obra temporária ou em horas extras de trabalho. Mas isto não é suficiente se sua operação não estiver organizada.

Neste quesito, ter um sistema de gestão pode fazer enorme diferença para evitar erros humanos, pois esse tipo de sistema, também chamado de ERP ou Backoffice, reduz o número de etapas manuais na operação e centraliza as informações e ações em um único lugar.

Imagine, por exemplo, separar os produtos diretamente via código de barras, com a ajuda de um simples leitor que compara o código do item retirado do estoque com o do pedido do cliente. E que tal imprimir as notas fiscais diretamente no sistema, sem precisar, em cada pedido, entrar em sites do governo para preencher os nomes do produto e do destinatário?

Outra facilidade: via sistema ERP ou Backoffice, é possível imprimir automaticamente a etiqueta com o endereço do cliente e o código da transportadora. Colada ao produto, essa etiqueta permite o rastreio, mantendo o cliente informado sobre o status da entrega. Além disso, caso haja devolução de produto, pelo sistema é possível localizar o pedido originário, gerar uma solicitação de coleta, emitir uma nota de entrada e atualizar o estoque.

Se o que foi descrito acima já é parte de sua rotina, você tem boas chances de estar passando pela pós-Black Friday sem ressaca!

Agora, se isto tudo é uma novidade para você, ou se soa como algo apenas para grandes empresas “com dinheiro para investir nesse tipo de coisa”, talvez seja hora de rever seus conceitos para não precisar curar a ressaca com remédio amargo depois.

Sistemas ERP têm se tornado cada vez mais acessíveis e fáceis de usar, e existem produtos para e-commerces de todos os tamanhos, basta pesquisar e escolher aquele que melhor atende o seu negócio. Esse investimento vai te poupar de muito Engov e Sonrisal antes e depois das Black Fridays que virão pela frente.