Enfim, é ano novo. Acabou-se a corrida por 2014 e já nos preparamos para dar o pontapé inicial em 2015. E como não podia deixar de ser, em todo reveillon que se preza, nós fazemos nossas resoluções, nossas metas – pessoais ou profissionais – que devem ser batidas ao decorrer dos próximos doze meses. Para quem trabalha com marketing digital, a história é a mesma.
Boa parte das empresas, entre dezembro e janeiro, estão definindo suas estratégias para 2015, planejando suas ações e metas. É como se as marcas estivessem dizendo: ‘ok, neste ano serei isto, chegarei a este nível, prometo ser vista desta forma, etc etc’. Pensando nisso, elaboramos um mini guia para orientar aqueles que trabalham ativamente na área de marketing digital e que querem brilhar no próximo ano. O que fazer?
Marketing digital não deve ser novidade, mas rotina.
Se o marketing digital ainda não faz parte do dia-a-dia de sua empresa, mas continua sendo um bicho de sete cabeças que apenas alguns experts do departamento de marketing dominam, este é o primeiro ponto que deve mudar em 2015.
Como dissemos anteriormente, as plataformas digitais não são uma moda, mas uma tendência que caminha a passos largos para se tornar um paradigma. Assim, se você não tem uma estratégia clara para lidar com isso, tenha certeza que seu concorrente tem e você ficará para trás. Prepare-se e incorpore o marketing online à sua rotina como uma ferramenta básica para a divulgação de seu negócio, seja ele qual for.
Capacitação, capacitação e capacitação
Não raro, vemos profissionais de nível sênior queixando-se das dificuldades de se atualizarem quanto ao uso de novas ferramentas para o marketing digital. E para que essas funcionalidades sejam absorvidas à sua rotina, é necessário entender não só o conceito, mas também os recursos disponíveis. A capacitação em marketing digital é essencial para qualquer empresário ou profissionais da área.
Invista em mensuração
Outro ponto vital são as métricas para as ações de marketing. Disse uma vez um diretor de marketing: ‘’de toda verba de marketing da qual dispunha, metade desperdicei. Só não sei dizer qual das metades’’.
Realmente, se você não sabe mensurar seu trabalho adequadamente, arriscamos dizer que até mesmo a parte ‘’aproveitada’’ acabará afetada pela parte desperdiçada. E se temos a conta exata do que está sendo feito, não haverá desperdícios, não é mesmo? Estabeleça como meta estruturar de maneira bem refinada o seu monitoramento de campanhas de marketing digital, saiba quem são e qual a jornada de seus consumidores e impacte-os no momento crucial para que mais e mais conversões sejam feitas sobre seus produtos e serviços.
O Google Analytics é seu consultor
O Google Analytics pode ser um dos seus mais fiéis consultores em termos de marketing digital. Tente olhá-lo como uma fonte de dados para tomada de decisões e não apenas como ferramenta de acompanhamento de desempenho. Seus relatórios podem lhe mostrar tendências de mercado que você sequer imaginava.
Think mobile
Smartphones e tablets vão conquistando seu espaço no mercado digital e estão influenciando os caminhos do marketing online. Foram uma das grandes apostas deste ano e, em 2015, continuarão como uma das mais fortes tendências. Por isso é bom ter como uma das metas para sua estratégia de marketing digital algumas ações na área de mobile, para conhecer esse novo terreno e ir se acostumando com seu comportamento e resposta.
Planejamento de longo prazo
Já que o marketing digital fará parte da rotina do seu negócio, acostume-se a planejar a médio e longo prazo. Prepare campanhas em torno de datas comemorativas com antecedência para que a campanha possa ser elaborada em seus mínimos detalhes e os recursos aplicados possam ser maximizados.
Eleve a participação da busca orgânica
Tenha como meta para 2015 elevar a participação dos seus acessos através de busca orgânica para um patamar em torno de 50%. Pode parecer elevado, mas valerá a pena. Talvez estejamos vivenciando um dos últimos momentos para a implementação de uma estratégia de SEO a custos relativamente baratos e com resultados rápidos. Com a entrada de novos players no mercado, isso ficará cada vez mais difícil. Planeje com antecedência seu Google marketing.
Maximize seus resultados de links patrocinados
Já está na hora de você avaliar se o CTR de suas campanhas em links patrocinados está um bom patamar ou não. Pesquise sobre o desempenho de outras campanhas semelhantes em seu segmento em relatórios de centros de pesquisas e outras fontes e analise os resultados por diversos prismas. Desconfie dos ‘’excelentes resultados obtidos pela campanha’’ que a sua agência lhe envia todos os meses. Eles podem até ser bons mesmo, mas se você não comparar com outros resultados, como saberá?
Como bons conhecedores da causa, sabemos que boa parte das resoluções de ano novo acabam não sendo cumpridas e mesmo essas dicas básicas não são tudo, afinal, não há fórmula pronta para o bolo. Mas já temos um bom começo e, certamente, se estas dicas lhe servirem como norte, sua empresa chegará ao final de 2015 com uma exposição muito maior na web e, fatalmente, resultados agradáveis lhe esperarão.