Acesso rápido

Reputação Online: O que é e como administrar com sucesso?

por Renato Silva Rodrigues Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Em tempos tão virais, um comentário negativo sobre a sua empresa, um tweet nervoso de um usuário insatisfeito ou uma review polêmica podem colocar em risco a imagem de sua marca. Você sabe como administrar a sua reputação online com sucesso? Descubra a seguir!

Boca a Boca Digital vs. Analógico

A internet potencializou a capacidade de difundir a nossa marca e de ampliar os nossos mercados como nunca antes. No entanto, ela também carrega o risco de que perdamos o controle da nossa reputação online. O antigo boca a boca de que falavam os gerentes anteriores tem aumentado exponencialmente devido ao poder viralizador dos distintos meios de comunicação online.

Conselhos Úteis para Administrar a sua Reputação Online

A gestão da sua reputação online envolve o monitoramento e a resolução de conflitos relacionados com a experiência de nossos clientes com o nosso produto ou serviço e seu impacto na imagem da marca. O feedback negativo pode representar um problema, mas também uma oportunidade para descobrir quais coisas temos que melhorar. Anote as dicas a seguir!

Aplique o Inbound Marketing

A reputação online envolve todos os canais de comunicação e conteúdos online pelos quais nos relacionamos com nossos atuais e potenciais clientes: Blog, Redes Sociais, ReviewsE-mail Marketing, Vídeos, Imagens e Landing Pages. Desenvolvendo uma estratégia de Inbound Marketing você vai garantir ao seu alvo um conteúdo relevante e adaptado ao seus interesses. Além disso, você estará gerando valor para eles.

Consolide a sua Presença nas Redes Sociais

Uma presença forte e ativa nas redes sociais permitirá compartilhar o lado mais humano de sua marca e monitorar a sua reputação online a partir dos comentários e publicações de seus fãs e seguidores. E isso não é tudo! Conhecer as distintas classes de seguidores ou fãs de sua marca nas redes sociais, permitirá que você adapte a sua estratégia à sua necessidade.

Monitore a sua Reputação Online

Mantenha-se em alerta para saber o que se está falando sobre sua marca ou produto. Existem muitas ferramentas que podem te ajudar. Para começar, eu recomendo a utilização de Google AlertsTwitter Search e Social Mention.

Solucione os Conflitos

No momento de se resolver situações conflitivas a chave está em não desesperar-se nem entrar em um terreno perigoso ao responder algumas provocações:

  • Escute: agradeça o comentário, reclamação ou opinião e não deixe de pedir desculpas pelos inconvenientes ocasionados.

  • Simpatize: envie uma mensagem em forma privada. Proponha um trato igual ou até melhor que a reinvidicação do cliente.

  • Minimize o impacto: procure reconstruir o vínculo com tal cliente, buscando uma reconciliação com a sua marca e realizando um seguimento de sua experiência posterior ao conflito. Existem muitas formas de fidelizar os seus clientes.

Não espere até que seja tarde demais. Começe agora mesmo a proteger a sua reputação online! Você já o está fazendo? Como o está fazendo? Você tem um Blog, você faz E-mail Marketing? Como tem sido a sua experiência até agora? Compartilhe comigo as suas experiências e sugestões!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

3 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.