Representantes comerciais: como melhorar as vendas usando tecnologia?

por Cristiano Chaussard Quinta-feira, 07 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

A rotina de um Representante Comercial não é fácil. Ele precisa preservar a boa imagem do produto, fazer visitas periódicas aos clientes e manter seu cadastro atualizado.

Sem falar na necessidade de manter bons relacionamentos, ter conhecimento tributário, jurídico, e, claro, trazer dinheiro para a empresa. Mas, você sabia que é possível melhorar as vendas usando tecnologia?

As plataformas digitais chegaram para aumentar a produtividade dos representantes comerciais e ampliar as vendas em todos os níveis de uma cadeia comercial.

É importante lembrar que o e-commerce B2B movimenta por ano no Brasil mais de R$1 trilhão, somente em negociações entre empresas envolvendo vários agentes de venda. Atrelar esta realidade à rotina do representante pode significar o fim do gargalo de vendas.

Como funciona?

Já existem plataformas de e-commerce focadas no mercado B2B (business-to-business), de empresa para empresa.

O representante utiliza a mesma plataforma da indústria ou distribuidora para automatizar suas vendas e até evitar conflitos entre as partes interessadas, mesmo não estando presente fisicamente.

Indústria x Representante

Casar os interesses da indústria com a do representante é sempre um desafio. Mas a experiência nos mostra que esses dois personagens não podem ser inimigos do comércio eletrônico.

As cadeias de distribuição online surgem como um novo canal de vendas, sem prejudicar nenhuma das partes envolvidas. Para que isso seja possível, ambos devem participar do ciclo de vendas.

  • Fim dos catálogos

Com o acesso a estas plataformas é possível, por exemplo, que os representantes comerciais apresentem em um tablet, computador ou smartphone sua linha ​completa de produtos com fotos ricas, descrição técnica completa e preços diferenciados por cliente.

Ele pode também fechar pedidos em tempo real após a consulta de estoque online, garantindo a confirmação da venda por parte da distribuidora, evitando reformulação de pedidos.

Melhor do que carregar fisicamente folders, catálogos e panfletos em reuniões com clientes parceiros.

  • Comissões

As plataformas de e-commerce B2B de verdade também tornam viável o comissionamento dos vendedores por transação realizada no site​.

O sistema valida a compra por meio de um código digitado pelo cliente, independentemente de onde ela foi efetuada.

Justo, não é? O representante abriu o cliente, apresentou as novidades, manteve relacionamento, negociou, gerenciou os conflitos e fez o cliente satisfeito.

  • Muitas funcionalidades

Ele também consegue acompanhar seu desempenho, verificar o histórico de clientes e receber treinamento tudo em um só lugar.

Esses são alguns dos caminhos que as vendas digitais B2B podem facilitar a vida dos representantes. Para colocar o e-commerce a favor do representante, o primeiro passo é incluí-los nessa nova cadeia comercial.

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