Renovação do certificado digital: processo importante, mas muitas vezes deixado para última hora

por Anderson Cruz Terça-feira, 13 de outubro de 2015

Se seu site é uma loja virtual ou solicita inserção de informações pessoais do usuário, é fundamental possuir um certificado digital SSL. Ele criptografa as informações inseridas, diminuindo as chances desses dados serem acessados por pessoas mal intencionadas.

Se você já trabalha com e-commerces sabe da importância de um certificado digital, se ainda está começando, acredite, ele é fundamental. A própria lei define que é responsabilidade da loja virtual zelar pelas informações do consumidor final.

O mercado apresenta diferentes modalidades de SSL com diferentes períodos de validade. Mas, na maioria dos casos, eles são comercializados com período ativo de um ano e, ao final, é preciso realizar a renovação.

Mas, sabe aquele história conhecida, que somos famosos por deixar tudo para última hora? Pois bem, é exatamente isso que ocorre com muitas lojas virtuais. O que pode representar um risco a marca.

Renovar o certificado digital SSL, sobretudo com antecedência, garante que você não precise se preocupar com isso lá na frente, e mais do que isso, que sua loja não seja prejudicada.

O que acontece quando o certificado digital SSL expira?
Após a validade do certificado digital se encerrar, ele não será reconhecido por buscadores e navegadores. Na barra de navegação, no lado direito, é possível identificar um cadeado verde seguido de HTTPS. Em casos onde o certificado digital se expira, esse cadeado deixa de ser apresentado na cor verde e recebe uma notificação de atenção, quando não um grande “x” sobre ele.

Para qualquer site, isso irá reduzir de forma drástica o número de acessos, principalmente se houver a necessidade de inserção de dados. Agora imagine para um e-commerce?

O consumidor brasileiro tem sido evangelizado a comprar online nos últimos anos, as empresas que fazem parte do ecossistema tem investido em conteúdo e apresentado informações desse mercado como um todo. Mas, esse mesmo consumidor tem sido orientado quanto a necessidade de identificar elementos de segurança em uma página antes de inserir suas informações.

Como fazer a renovação do certificado SSL?
O procedimento de renovação é muito parecido com o da primeira compra. Será preciso gerar uma nova chave CSR e entrar em contato com a empresa que forneceu o seu certificado.

Um certificado SSL comum precisar ser renovado pelo menos 15 dias antes do vencimento. Isso permite que seja computado o pagamento para liberação da instalação. Um outro exemplo, é o do certificado digital SSL EV, que é a modalidade com validação estendida, ele precisa ser renovado com pelo menos 30 dias de antecedência.

Upgrade em seu certificado
Vai renovar o certificado SSL? Aproveite e renove com upgrade. Se utiliza o certificado SSL comum, aproveite e conheça o EV.

O SSL EV é um certificado com validação estendida, comumente utilizado por bancos e grandes varejistas online, ele faz com que a barra de navegação de um site fique verde e apresente a razão social do e-commerce.

Qual a vantagem disso? Credibilidade. Quanto mais elementos forem apresentados para mostrar que você se preocupa com o cliente, maiores as chances de ele realizar a compra.

Claro, credibilidade se conquista de diferentes formas, além de elementos de segurança como SSL e Selos, como o da Site Blindado, mas também com politicas claras de pagamentos, frete e dados da empresa.

Lembre-se sempre, credibilidade será fundamental para que o consumidor confie e informe seus dados na hora de finalizar um compra. O SSL é a condição mais básica e por isso é fundamental não deixar para a última hora a sua renovação.

Boas vendas!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Não trabalho com e-commerce, sou apenas uma cliente que realiza compras online e o que é informado no texto faz todo o sentido para nós. Com certeza sinto mais confiança quando um site apresenta dados de segurança e que são visíveis logo de cara.
    As empresas deveriam se importar com isto visto que, nós consumidores procuramos sites seguros para efetuarmos nossas compras.

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.