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Regra 80/20: descubra como ela impulsionará seu negócio online

Por: Jéssica Marinho

Analista de Marketing na plataforma Tray e colunista na Escola de E-commerce. Apaixonada por e-commerce e redação. Publicitária por formação.

Muitos especialistas acreditam que redes sociais não são lugar de vender. De fato, as redes sociais funcionam mais como uma captação de novos leads para a nutrição que leva a conversão — especialmente se seu produto tiver um alto ticket médio.

Entretanto, isso não significa que você nunca deve trabalhar com publicações comerciais. Um erro grave de uma marca é entregar “apenas” conteúdo e se esquecer de falar a que veio ao mercado.

Por isso, siga minhas dicas e saiba como utilizar as publicações comerciais com estratégia.

O que é a regra 80/20?

A regra 80/20 consiste, basicamente, em produzir e entregar 80% de conteúdo e 20% de publicações comerciais.

Aqui abordarei mais a regra em relação aos conteúdos de redes sociais. Porém, também é válida para lojistas que trabalham com produção de artigos para blog.

O objetivo desta regra é mostrar ao consumidor a relevância da marca, o quanto ela é entendedora daquele assunto, passar confiança, educar e já entregar algo antes mesmo do contato comercial. Pensando nisso, os 20% de publicações comerciais são essenciais para o cliente não esquecer que aquele perfil é de uma marca — e, é claro, aumentar sua possibilidade de vendas.

Como aplicá-la no dia a dia da criação de conteúdo?

Planejamento é a palavra! Se você não trabalhar com um planejamento bem estruturado, vai ser difícil mensurar e analisar os conteúdos para conseguir seguir essa regra.

Além de o planejamento auxiliar no equilíbrio da categoria das publicações, ele também garante a frequência.

Hoje as redes sociais são baseadas em algoritmo. O algoritmo só entregará seu conteúdo ao usuário se ele se mostrar relevante. Essa relevância se mede em qualidade e também na frequência em que seu perfil posta.

Não adianta postar cinco vezes na segunda-feira para não precisar postar no resto da semana. Afinal, o algoritmo entende esse comportamento e sabe que cada dia da semana tem suas próprias características para engajar o conteúdo. Não estou decretando que é necessário postar diariamente, pois tudo está passível a testes. Teste e verifique em qual frequência sua página atinge o maior pico de engajamento.

Sendo assim, monte seu planejamento separando 80% de conteúdo e 20% comercial, além de se atentar na frequência das postagens. Sua marca precisa ser relembrada pela audiência!

Em qual rede social utilizar?

A regra 80/20 pode ser utilizada em qualquer rede social. Porém, cada rede social possui suas particularidades.

É muito difícil bombar o mesmo conteúdo no Instagram e no LinkedIn. Afinal. trata-se de duas redes sociais com comportamentos e objetivos diferentes.

Logo, quando falo de planejamento, é necessário que cada rede social utilizada pela marca tenha o seu. De fato, sabemos o quanto isso é difícil. Então, mantenha o foco! Não é necessário estar em todas as redes sociais. É importante, sim, estar no lugar certo.

Além disso, devo destacar que a regra 80/20 pode ser aplicada em vídeos, anúncios, fotos ou em qualquer outro formato.

Como montar uma publicação comercial de qualidade

Compre, compre, compre é passado. Mostre relevância! Foto ambientada, imagem de alta qualidade, preço, CTA, descrição detalhada e melhores benefícios. Essas são as características que sua publicação comercial precisa ter para ser completa!

Destaque para o preço: sim, deixe o preço claro. Afinal, pedir para “chamar no direct” pode afastar seu cliente.

Gostou da regra 80/20? Aplique e veja o resultado!