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Como reduzir o valor do frete no e-commerce?

por Eduardo Bragança Sexta-feira, 26 de julho de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

O valor do frete é um dos fatores de grande influência na hora do cliente finalizar a compra. Logo, ter bons valores de frete é o desejo de todo e-commerce que visa a satisfação do cliente. Mas como obter bons preços de frete?

Há algumas maneiras de conseguir isso sem causar prejuízo para a loja virtual. Por exemplo: conseguir descontos por envio de maior quantidade com alguma transportadora contratada.

Utilizar funcionalidades de inteligência logística na loja virtual também traz algumas otimizações que influenciam diretamente nos valores do frete. Por exemplo: nas cotações de frete no carrinho de compra. Neste ponto da jornada de compra, é possível aplicar a consolidação de volumes e é disso que falaremos a seguir.

O que é a consolidação de volumes?

Teoricamente, a consolidação de volumes é bem simples de entender pelo fato de já ser feita na hora de embalar os produtos, mas neste momento estamos nos referindo ao cálculo de frete.

Geralmente, em uma venda com mais de um produto, o operador logístico do e-commerce coloca os produtos em uma mesma embalagem, caixa ou sacola, correto? Assim ele economiza seus materiais de uso e consumo. Isso é a consolidação de volumes.

A consolidação de volumes aplicada ao cálculo de frete

Como ficou subentendido no parágrafo acima, a consolidação de volumes consiste em agrupar os produtos na mesma embalagem para otimizar as volumetrias e reduzir os custos de frete. Com as dimensões agrupadas, há um melhor aproveitamento do espaço das empresas de transporte.

Tomando os Correios como exemplo, sem a consolidação de volumes, o cálculo de frete seria feito para dois produtos com X dimensões. Com os produtos consolidados, o cálculo é feito para uma caixa, ou sacola, com os dois produtos dentro.

Vamos entender melhor? Realizei alguns testes e cálculos para comparar os valores de frete antes e depois da consolidação.

Suponhamos que eu tenha um e-commerce e tive uma nova venda composta por dois produtos com as dimensões abaixo:

Produto 1: 25 cm x 25 cm x 35 cm, com o valor de R$ 200,00, pesando 1,20 kg

Produto 2: 20 cm x 20 cm x 25 cm, com o valor de R$ 150,00, pesando 1,50 kg

VALOR DO FRETE SEM CONSOLIDAÇÃO DE VOLUMES:

PAC – Contrato agência: R$ 43,00

SEDEX – Contrato agência: R$ 68,20

PAC – Contrato grandes formatos: R$ 201,00

VALOR DO FRETE COM CONSOLIDAÇÃO DE VOLUMES:

PAC – Contrato agência: R$ 25,50

SEDEX – Contrato agência: R$ 39,64

PAC – Contrato grandes formatos: R$ 104,50

*importante ressaltar que os valores de frete variam de acordo com as características de cada venda, como CEP e etc.

Nota-se que através da consolidação, meu cliente teria pago um frete bem mais barato do que pagaria convencionalmente. A média de economia com a funcionalidade é de 20%, mas pode chegar até 40% em alguns casos.

Pelo histórico de erros, atrasos por parte dos Correios e pela insatisfação das pessoas que dependem de seus serviços, dentre outros fatores, o frete bem como seus prazos e valores tornaram-se fatores determinantes na jornada de compra de todo cliente.

As opções de compra de determinado produto serão avaliadas. Além disso, com toda certeza, as opções e prazos de frete fornecidos pelos lojistas serão considerados na hora de fechar a venda ou não.

O mercado tem mudado, novas opções de entrega tem aparecido a cada dia que passa, bem como funcionalidades como a consolidação. O lojista precisa adaptar-se para seguir crescendo, mantendo-se competitivo e, principalmente, proporcionando uma boa experiência de compra ao consumidor.

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