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Maneiras de reduzir custos operacionais do e-commerce

por Galleger Ilhe Terça-feira, 07 de janeiro de 2020   Tempo de leitura: 6 minutos

A comodidade, a facilidade e o preço são os principais fatores que migram clientes das lojas físicas para o e-commerce.

Por isso, deve-se atender às expectativas dos consumidores. No entanto, oferecer o melhor produto, serviço, atendimento e ainda possibilitar o melhor preço é um equilíbrio, muitas vezes, difícil de manter.

Existem alguns gastos operacionais que podem ser reduzidos no seu e-commerce sem perder essas virtudes que os consumidores buscam. Dessa forma, atenha-se a alguns tópicos que conduzem os processos da sua loja virtual.

Necessidade

É necessário sempre reavaliar a efetividade do uso dos sistemas operacionais. Muitas vezes, um empreendedor investe em diversas ferramentas, imaginando que seria o único fator decisivo da loja virtual.

Muitos desses sistemas são efetivos e fundamentais, mas não se adequam a todos os casos. Diferentes e-commerces possuem diferentes necessidades. Assim como um organismo precisa de vitaminas diferentes de outros corpos, cada loja virtual precisa de funções específicas. Sendo assim, analise se essa ferramenta está sendo efetiva no seu e-commerce, só você poderá examinar esse rendimento.

Integração

Além de analisar se as ferramentas funcionam para o seu e-commerce, é preciso verificar se os sistemas estão integrados. ERP, gateway, análise de dados, plataforma de divulgação, ferramenta de logística e planilhas são alguns dos mecanismos que podem ser muito eficientes, mas que não trabalham sozinhos.

Faz-se indispensável que todas essas ferramentas estejam integradas em seu e-commerce. De nada adianta possuir diversas funcionalidades se elas não são integradas em seu e-commerce. Não é funcional e só aumenta o seu serviço.

Sem a integração, não há dinamicidade no serviço e ele acaba sendo um investimento sem retorno. A integração faz com que haja redução de empecilhos entre setores, ganho de tempo ao evitar retrabalho em diferentes sistemas, otimização e engajamento de todos os processos da sua loja, desde o momento em que o produto entra no estoque até a entrega para o consumidor.

Pesquisas

Ao contratar um novo serviço ou ferramenta para automação do seu negócio, não significa que você deve parar de fazer pesquisas sobre o serviço prestado. Pelo contrário, é o momento em que você deve verificar se tudo está funcionando corretamente e como isso está ajudando seu e-commerce a evoluir.

Gestão de estoque

Avaliar a movimentação do estoque é fundamental para a saúde financeira de um e-commerce. Você deve ter conhecimento do que mais foi vendido para conseguir fazer a compra de novos produtos de forma estratégica.

A gestão de estoque fará com que seja possível traçar um plano efetivo e não deixar nenhum produto parado. A automação pode ajudar a sua loja, mas deve ser analisada conforme as suas necessidades, pois ela pode evitar erros de registro, desperdício de mercadorias e facilitar o planejamento para realizar novas compras.

Logística bem organizada

Quando todos os processos de uma loja são mapeados, as falhas operacionais diminuem e, assim, é possível economizar. Quando se tem um planejamento logístico e uma supervisão eficiente, os processos de expedição funcionam melhor, havendo entregas mais rápidas e, consequentemente, menores índices de troca de produtos.

Fluxograma

Um empreendedor que visa crescimento deve sempre acompanhar todos os processos pelos quais passa sua loja. Saiba qual será o próximo passo a ser dado. Ter isso bem delimitado evita falhas no processo.

Mas, para executar o planejamento da melhor forma, desenvolva um fluxograma completo, organize todos os processos e a ordem de cada movimento. Dessa forma, a comunicação interna da empresa será mais eficiente, permitindo que você encontre falhas operacionais e crie o melhor método de trabalho.

Erros operacionais são responsáveis por custos desnecessários. Assim, mapear todos os processos do seu e-commerce pode diminuir os custos e alavancar suas vendas. Investir para crescer é necessário. Porém, é fundamental analisar se o passo que será dado será eficiente para seu e-commerce.


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