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Importância das redes sociais para o e-commerce

por Guilherme Lunardi Quinta-feira, 17 de Maio de 2018   Tempo de leitura: 11 minutos

Em quais redes sociais a sua empresa está presente? Essa pergunta é muito importante em um cenário em que as diferentes plataformas se tornaram ótimas ferramentas empresariais. Maior proximidade com o público, aumento no conhecimento da marca e atração de novos clientes são benefícios alcançáveis com as redes.

Empresas de diferentes nichos e tamanhos já se beneficiam com essas ferramentas. Então, se você não quer ficar para trás, deve entender a importância das redes sociais para o e-commerce.

Por isso, criamos este conteúdo com as principais informações sobre o assunto. Mostraremos as principais plataformas e os ganhos que podem ser obtidos com o emprego delas.

Em quais redes sociais uma empresa deve estar presente?

Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Instagram. Atualmente, são muitas as mídias sociais utilizadas pelas empresas. Cada plataforma apresenta características, objetivos e limitações diferentes, então, é preciso conhecer as opções para acertar na escolha da que tem maior potencial para o caso do seu negócio.

O Facebook, por exemplo, é a maior rede social do mundo. Sua utilização pode ser bem ampla, com postagens de conteúdos em textos, imagens e vídeos. Por meio da rede, é possível estabelecer conexões próximas ao público e colocar a sua empresa em destaque.

Por sua vez, o LinkedIn é a maior rede social empresarial. Ela é voltada para o público que deseja estabelecer conexões profissionais. A presença na plataforma deve ser mais formal, seguindo a cultura da empresa. Podem ser publicados eventos e também conteúdos bem direcionados.

Já o YouTube é mundialmente conhecido pelos vídeos. A rede consegue obter grande engajamento do público com os conteúdos, inclusive com a presença dos influenciadores digitais. Pode ser uma ótima oportunidade para se criar um canal e manter o público conectado à empresa.

O Twitter é bem singular. Específico para a comunicação direta, a plataforma é focada em textos curtos, imagens ou pequenos vídeos. É uma ótima forma para a empresa trabalhar a comunicação com os potenciais clientes, informando promoções, lançamentos e notícias com rápida propagação.

Por fim, o Instagram é focado no aspecto visual. A plataforma é utilizada para compartilhamento de imagens e vídeos curtos, com alto engajamento do público. A organização pode usar a plataforma para demonstrar seus produtos e destacar os diferenciais que possuem.

Como as redes sociais impactam nas vendas das empresas?

No tópico anterior, vimos algumas das características das principais plataformas, mas qual é a real importância das redes sociais para o e-commerce? Como é o impacto dessas ferramentas nas vendas? É o que veremos agora.

As redes podem funcionar como um espaço de exposição bem democrático. Todos têm sua chance de mostrar os produtos e serviços e, dessa forma, buscar melhores vendas.

Uma empresa pode usar as redes para impulsionar o marketing de conteúdo, por exemplo, publicando os artigos e direcionando os alvos para o site. Ou, então, o setor de vendas pode usar a troca de mensagens para oferecer atendimento de qualidade, esclarecendo as dúvidas e encaminhando para o fechamento da compra.

Para se ter uma ideia do potencial, segundo dados divulgados em pesquisas94,4% das empresas brasileiras estão conectadas nas redes sociais. Um número que nos chama a atenção, certo?

Indo além, segundo levantamentos, as principais razões para as empresas estarem nas redes sociais são:

– Divulgar a marca (77,4%);

– Engajar a audiência (63,2%);

– Aumentar o tráfego no blog ou site (50,3%);

– Ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%).

Portanto, esses dados conseguem legitimar a importância das redes sociais para o e-commerce.

De que maneira o marketing pode se beneficiar?

Falando especificamente do marketing, devemos considerar que esse setor é responsável por criar as oportunidades de negócios. Os envolvidos utilizam ferramentas e técnicas para atrair os consumidores, apresentar suas soluções e aproximar o público do fechamento dos pedidos.

Dessa forma, mostraremos, a seguir, os principais pontos alcançados em utilizar as redes sociais no marketing.

Maior visibilidade da marca

As redes sociais têm enorme alcance. Aliando isso aos benefícios de um e-commerce (acesso para a venda em qualquer lugar no mundo), os resultados são fantásticos! Você pode apresentar a sua marca para diferentes públicos, segmentando campanhas impulsionadas ou atraindo a atenção de forma orgânica.

É preciso deixar claro que não basta se cadastrar ou ter um perfil nas redes para que os benefícios sejam alcançados. É necessário estar presente, acompanhar as pessoas, postar conteúdo de qualidade. Dessa forma, sua marca ganha visibilidade e pode se tornar referência no mercado.

Aumento considerável no tráfego do site

É muito interessante utilizar as redes para gerar aumento no tráfego do site. Ao postar o conteúdo e adicionar o link do blog, por exemplo, aquele grande alcance da plataforma pode ser direcionado ao domínio da marca.

Trabalhando esse tráfego de forma correta, pode-se coletar os dados necessários e tomar ações de conversão.

Quais são as vantagens para a equipe de vendas?

Agora, falando do setor de vendas, os responsáveis recebem os leads qualificados da equipe de marketing, a fim de finalizar as compras. Aqui, o contato pode ser mais próximo e objetivo. Então, vejamos alguns benefícios para essa etapa.

Possibilidade de segmentação das ofertas

As redes sociais podem ser utilizadas de forma otimizada, segmentando o seu público-alvo de acordo com características e interesses específicos.

Por exemplo, se você oferece produtos no ramo de moda e deseja atingir as pessoas certas, pode selecionar os alvos que têm interesse no assunto. Assim, somente eles serão impactados pelas campanhas criadas, gerando melhor retorno sobre o investimento.

Você também pode selecionar produtos ou serviços específicos para cada caso, aumentando o êxito e a conversão das estratégias.

Distribuição de conteúdo relacionado ao produto

Outro ponto interessante é a distribuição de conteúdo relacionado ao produto. É possível postar os artigos nas plataformas e ainda vincular quais são as soluções que as pessoas podem ter interesse.

Essa técnica é ideal para o fundo do funil de vendas, ponto em que os leads já são qualificados e têm interesse em fechar os pedidos.

Portanto, como vimos em nosso artigo, a importância das redes sociais para o e-commerce é muito grande. As plataformas têm impacto direto nas vendas das empresas.

Com boa utilização, as organizações conseguem aumentar a visibilidade da marca, atrair novos consumidores, fidelizar os que já conhecem a empresa e ainda acompanhar as novidades e tendências do mercado.

Analise o seu público-alvo e conheça quais são as plataformas mais utilizadas por ele. Esteja presente nelas e usufrua de todos os benefícios que listamos!

E então, gostou do nosso conteúdo sobre a importância das redes sociais para o e-commerce? Assine nossa newsletter e receba sempre materiais atualizados!

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