Redes sociais e Natal: aprenda a impulsionar as vendas de e-commerces

por Mariana Cabral Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

O Natal é o período mais importante para o consumo mundial e, segundo dados do E-bit, somou R$ 7,7 bi em vendas no varejo online somente no ano passado. Para 2017, a expectativa é de que o período seja o mais lucrativo para vendas no varejo online nos últimos 4 anos.

Para aproveitar ao máximo as ofertas e atingir mais consumidores, é necessário marcar presença no ambiente digital, local que representa cerca de 60% das vendas de fim de ano.

Ainda de acordo com dados do E-Bit, a preferência na hora de comprar online é pelos sites das grandes empresas (68%), sites de classificados de compra e venda (42%) , lojas especializadas (34%), sites de descontos (23%) e sites internacionais (23%). A escolha por comprar pela internet é aproveitar a comodidade de não frequentar shoppings centers e evitar ao máximo “confusões” de compras de última hora.

Independente do tamanho do negócio, é essencial entender quem é o seu consumidor e as preferências dele. Para isso, é necessário coletar dados sobre hábitos, preferências, gostos e até mesmo estilo de vida.

Assim, é possível alinhar a estratégia com posts e aumentar a expectativa de vendas para o período, revertendo visitas comuns às redes sociais em vendas.

Após coletar os dados e entender a funcionalidade de cada ferramenta nas redes sociais, é possível fazer com que cada detalhe funcione para engajar usuários e consequentemente aumentar o número de vendas. Para que isso aconteça da melhor forma possível, tem algumas dicas que podem ajudar a impulsionar os negócios:

1-   Criar enquetes sobre preferências de compras dos consumidores: o Instagram possui a função de enquetes no Stories, e recentemente o Facebook ganhou a funcionalidade com a inclusão de GIF’s. Os usuários criam perguntas e isso deixa promoções mais assertivas de acordo com as preferências dos consumidores.

2-   Monitore palavras-chave: é necessário acompanhar as interações em tempo real para criar possíveis ofertas de acordo com as preferências dos usuários.

3-   Prepare-se para receber o comprador mobile: cada dia mais compras são fechadas pelo celular, e é necessário estar presente em todos os canais digitais para impactar clientes de dispositivos móveis.

4-    Utilize recursos de Storytelling em vídeos nas redes sociais: como cada data tem um sentido especial para cada um, vale investir em campanhas emotivas, que contem uma história que tenham identificação com o público que quer atingir.

5-    Aproveite o mote da data e presenteie: já pensou em presentear o cliente especial? Pode ser um cupom de desconto, um conteúdo interessante ou até mesmo o convite para um grupo fechado.

6-    Antecipe a divulgação de ofertas através de teasers: uma das técnicas que podem ser exploradas é a oferta de descontos nas redes sociais para finalizar com o estoque de determinado produto. O uso de “teasers”, é ideal para usar recursos como escassez e limitação de determinado item, sentimentos que resultam em vendas.

Para investir em criatividade e destacar as ofertas nas redes sociais, é necessário trabalhar com qualidade no ponto físico e online. Com a rotina mais intensa de vendas de fim de ano, muitas vezes não é possível se dedicar totalmente à produção e acompanhamento dos conteúdos digitais.

Sendo assim, é importante contar com uma plataforma para gestão de redes sociais, como a mLabs. Dessa forma, é possível transmitir mensagens em vídeo, GIF, fotos e ainda engajar as pessoas.

Os algoritmos das redes sociais passam, constantemente, por mudanças, e hoje em dia o formato de vídeo é bastante valorizado pelas redes Facebook e Instagram. Pensando nisso, é necessário ser criativo para se destacar nos feeds, e transmitir mensagens em forma de vídeo com humor é uma forma leve para atingir o cliente final.

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