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Recursos humanos: mudanças no mercado e os impactos nos perfis profissionais

por Joice Maciel Terça-feira, 25 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

O setor de Recursos Humanos vem sofrendo grandes modificações com as inovações constantes do mercado. Essa revolução vai do uso de inteligência artificial na seleção de perfis em bancos de talentos até softwares que realizam a análise de fit cultural entre candidato e empresa. Apesar de serem recursos muito válidos, alguns profissionais apontam que apenas na fase de entrevistas presenciais é realmente possível validar a melhor escolha de um candidato. Será mesmo?

Hoje, nós temos tecnologias que combinam recursos de vídeo com inteligência artificial para melhorar a assertividade na escolha dos candidatos. Se por um lado é um recurso valioso em termos de economia de tempo, logística e até dinheiro, por outro é uma ferramenta que precisa ser usada de forma complementar a um processo seletivo. O contato corpo a corpo na área de Recursos Humanos não será substituído, mas sofrerá modificações com os impactos da inovação.

Essas transformações acontecem no mercado de trabalho como um todo. No relatório “The future of the Jobs”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, há uma série de resultados identificando os grandes fatores de mudança que impactarão o futuro do trabalho. Grande parte está relacionada a recursos tecnológicos. O estudo também aponta que até 2020 haverá uma queda de até 7,1 milhões de empregos devido às mudanças, concentrada principalmente em áreas administrativas. Os dados não mentem: quem não se adaptar à Nova Economia não vai sobreviver. E isso serve para empresas e profissionais.

A pesquisa também aponta duas profissões que terão destaque e maior demanda no mercado: analista de dados e vendedores especializados. Vemos no Brasil que o mercado varejista, no geral, ainda tem uma certa resistência ao uso de dados e tecnologias em suas práticas. Tanto que o omnichannel ainda não é comum em nosso País. No entanto, a mudança no comportamento de consumo das pessoas é uma realidade.

Uma pesquisa realizada pelo Google indicou que, de 2010 a 2015, houve uma diminuição de 57% de movimento dos consumidores em lojas físicas, enquanto as vendas cresceram três vezes mais. O cliente hoje está munido de mais informações e busca uma experiência além do produto em si. Se destacam, portanto, os profissionais que compreendem isso e usam os recursos disponíveis para encantar e fidelizar os consumidores.

É preciso usar as inovações como aliadas do negócio. O e-commerce e a área de marketing já usam algumas ferramentas que buscam entender os hábitos de compras das pessoas para que seus produtos atinjam o público certo. Agora é a vez dos profissionais internalizarem as novas demandas e fazerem parte disso ativamente. É fato que o conceito de multicanalidade pode potencializar as empresas em vários aspectos: maior conectividade com os clientes, facilidade de compra, sensação de integração e alinhamento entre as lojas físicas e online, entre outras.

Nesse contexto, o profissional de varejo não pode ficar para trás. Além das tradicionais competências de negociação, poder de persuasão e percepção das necessidades de cliente, ele precisa ter visão holística de negócio, senso de inovação e criatividade para encantar os clientes seja qual for o canal que ele escolher para se relacionar com a empresa.

A velocidade de mutação do mercado atual é muito rápida e constante. Em um setor como o de varejo, que sempre foi muito dinâmico, as inovações chegam para reestruturar a área e os profissionais precisam aprender a ser estratégicos e co-criadores desse processo, extraindo o melhor das mudanças.

Assim como a área de Recursos Humanos (uma das mais tradicionais em metodologia de trabalho) está entendendo a necessidade de se adequar a revolução digital, o varejo também precisa se reinventar e se adaptar à essa inevitável revolução.

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