A realidade da venda em múltiplos canais

por Sidney Zynger Quinta-feira, 26 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Quando se fala em comércio, o objetivo é sempre garantir mais vendas qualificadas. Apostar na variedade de canais para divulgar produtos e serviços é, sem dúvida, um meio eficaz e fundamental para que as metas sejam atingidas.

O consumidor do nosso tempo pensa em formato multicanal, quer consumir onde e quando quiser. Ele busca o referencial dos produtos em opiniões, avaliações públicas, comentários em redes sociais, e o mais importante: ele não busca somente uma relação comercial, mas sim, envolvimento com a marca, identificação com o propósito da empresa e, a partir disso, se engaja com ela.

Como vender em múltiplos canais e garantir a mesma excelência?

Para uma gestão mais eficiente, é preciso ter clareza do posicionamento da empresa e público alvo a ser atingido. Além disso, defina os produtos e serviços que serão oferecidos em cada canal e elabore ações de comunicação e promoções. Confira algumas dicas para ser mais assertivo na hora de vender em múltiplos canais:

1) Controle as informações em tempo real

Uma das grandes dificuldades encontradas por quem vende em diversos canais, é o fato de ter que entrar em várias plataformas de gestão. Para conseguir análises distintas, eles é preciso acessar diferentes plataformas, e isso dificulta e atrasa o gerenciamento. Unificar a gestão com um sistema integrado é fundamental para que o negócio progrida.

2) Automatize seu controle de estoque

A principal premissa do comércio eletrônico é garantir que o que foi vendido será entregue de forma rápida e dentro do prazo. Ao controlar de forma unificada seu estoque em múltiplos canais de venda, você evita que um mesmo produto seja vendido ao mesmo tempo em sua loja virtual e no marketplace, garantindo um melhor atendimento ao seu cliente, sem furos de estoque nem demora na entrega dos pedidos aos consumidores;

3) Controle seu financeiro

Quando a empresa está com o financeiro em dia, ela consegue identificar se está tendo o retorno esperado ou não. Isso também garante que não haverá falta de recursos no caixa para reposição de produtos para revender;

4) Busque a melhor solução em logística

A logística ainda é um fator preocupante para as empresas. O frete corresponde por 58% dos gastos, seguidos pela armazenagem (21,5%) e manuseio (20,5%). Além disso, o cliente quer agilidade e entrega segura;

Organização é a palavra chave

É possível vender mais através de vários canais, explorando o máximo potencial de cada canal. Para que isso ocorra é preciso gerenciar os canais com proximidade e controlar a gestão de todos os processos.

Utilizar um ERP para gerenciamento de dados, cadastro de preços, configurar informações nas diferentes plataformas e ainda assim manter o estoque e o sistema logístico integrados elimina uma das partes mais complexas da gestão de multicanais.

Com isso, a ideia é que o gestor do negócio tenha mais tempo para focar em estratégias, atender e vender melhor seu produto ao cliente e projetar um futuro cada vez mais próspero.

Leia também: Fortalecer sua marca é fundamental para garantir vendas, afirma executivo do Google


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