Logo E-Commerce Brasil

Rastreamendo de vendas com o Google Analytics para Android

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Artigo escrito por Jim Cotugno e Nick Mihailovski, engenheiros do Google Analytics, e publicado originalmente no site Android Developers, por Tim Bray.
*

Uma nova versão do Google Analytics Android SDK, lançada em meados de maio, inclui suporte para o rastreamento de transações de e-commerce. Este artigo vai te guiar através da configuração no seu aplicativo móvel.

Por que é importante

Se você permite que os usuários comprem produtos através do seu aplicativo, você quer saber qual receita que seu aplicativo gera, bem como quais produtos são mais populares.

Com a nova funcionalidade de rastreamento do Google Analytics Android SDK, isso é fácil.

Antes que você comece

Ok, vamos partir do pressuposto de que você já configurou o Google Analytics Android SDK para funcionar no seu aplicativo. Dê uma olhada nos documentos SDK se você já não fez isso.

Também acreditamos que você tenha a instância do objeto de rastreamento do Google Analytics declarado no seu código:

GoogleAnalyticsTracker tracker;

Então, no método onCreate de atividades, você tem inicializada a variável do membro de rastreamento e chamou ‘start’.

tracker = GoogleAnalyticsTracker.getInstance();
tracker.start("UA-YOUR-ACCOUNT-HERE", 30, this);

Configurando o código

A melhor maneira de rastrear uma transação é quando você recebeu a confirmação da compra. Por exemplo, se você tiver um método callback que é chamado quando uma compra é confirmada, você iria chamar o código de rastreamento nele.

public void onPurchaseConfirmed(List purchases) {
 // Use Google Analytics to record the purchase information here...
}

Rastreando a transação

O SDK fornece seu próprio transaction object para armazenar os valores que o Google Analytics coleta. O próximo passo é copiar os valores da lista de PurchaseObjects para dentro do transaction object.

O transaction object do SDK usa a pattern builder, na qual o construtor pega os argumentos necessários e os argumentos opcionais são configurados usando setters.

Transaction.Builder builder = new Transaction.Builder(
   purchase.getOrderId(),
   purchase.getTotal())
       .setTotalTax(purchase.getTotalTax())
       .setShippingCost(purchase.getShippingCost()
       .setStoreName(purchase.getStoreName());

Em seguida, você adiciona a transação ao construí-la e passá-la no objeto de transação (tracking object) do Google Analytics

tracker.addTransaction(builder.build());

Rastreando cada item

O próximo passo é rastrear cada item dentro da transação. Isso é parecido com o rastreamento das transações, usando a classe Item fornecida pelo Google Analytics SDK para Android. O Google Analytics usa o OrderID como um ID comum para associar um conjunto de itens à sua transação pai.

Digamos que o PurchaseObject acima tem uma lista de um ou mais objetos LineItem. Você pode então iterar através de cada LineItem e criar e adicionar o item ao rastreador.

for (ListItem listItem : purchase.getListItems()) {
  Item.Builder itemBuilder = new Item.Builder(
      purchase.getOrderId(),
      listItem.getItemSKU(),
      listItem.getPrice(),
      listItem.getCount())
          .setItemCategory(listItem.getItemCategory())
          .setItemName(listItem.getItemName());

  // Now add the item to the tracker. The order ID is the key
  // Google Analytics uses to associate this item to the transaction.
  tracker.addItem(itemBuilder.build());
}

Enviando os dados para o Google Analytics

Finalmente, uma vez que todas as transações e itens foram adicionados ao rastreador, você chama:

tracker.trackTransactions();

Isso envia as transações para o dispatcher, que irá transmitir os dados para Google Analytics.

Visualizando os relatórios

Uma vez que dados foram coletados, você pode então logar na Interface Web do Google Analytics e ir em Conversions > Ecommerce > Product Performance Report para ver qual a receita que cada produto gerou.

Aqui vemos que muitas pessoas compraram poções (potions), o que gerou a maior parte da receita do nosso aplicativo. Além disso, mais pessoas compraram a espada azul (blue sword), em vez da espada vermelha (red sword), o que significa que precisamos estocar mais itens azuis no nosso aplicativo!

Aprendendo mais

Você pode aprender mais sobre o novo recurso de rastreamento de e-commerce na documentação de desenvolvimento do Google Analytics SDK para Android.