Rapport: o que é e como usar essa arma de persuasão no seu negócio

por Leandro Klauck Sexta-feira, 28 de maio de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que existe uma forma de comunicação que faz com que você se aproxime e encante mais as pessoas? Gosto de dizer que ela vai te ajudar não só na sua vida pessoal, mas também na sua vida profissional. Vem comigo que eu vou te ensinar hoje como dominar essa técnica de persuasão.

Somos humanos, e gostamos de pessoas parecidas com a gente. Pare pra pensar como gostamos de pessoas parecidas com a gente. Por exemplo: tem gente que acabamos de conhecer e falamos assim: “nossa, parece que eu te conheço desde a infância! Que bom te conhecer”. Há também pessoas que você acaba de conhecer e diz: “nossa, como que a gente se parece”. Isso acontece por conta dos neurônios-espelho. Sim, nós temos o neurônio espelho responsável por tudo o que acontece na nossa comunicação.

Acaba que nós gostamos de pessoas parecidas com a gente. E tem um outro detalhe que a ciência também explica: quando conhecemos alguém (ou conversamos com alguém) que é parecido com a gente, o nosso cérebro gasta muito menos energia. Por conta disso acabamos gostando de conversar mais com aquela pessoa.

Pessoas são totalmente diferentes: culturas, valores, comunicação… Rapport é observar tanto o comportamento do outro como o jeito da comunicação. Segundo Anthony Robbins, famoso palestrante motivacional e escritor, “Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele”. Beleza, mas como colocar isso em prática no meu negócio? Para ajudá-los, aqui vão algumas dicas. Elas podem parecer bobas em um primeiro olhar, mas têm um enorme poder quando se trata de empatia — e podem ser utilizadas a partir de hoje!

Sorriso

Sim, o simples fato de sorrir faz com que a conexão seja criada de forma instantânea. Seja por videoconferência, contato presencial ou até mesmo por telefone. Afinal, conseguimos perceber pelo tom de voz se a pessoa está sorrindo.

Chamar pelo nome

Chamar a pessoa pelo nome é uma das coisas essenciais. Quando você fala com a pessoa usando o seu seu nome, ela se comporta de uma forma única, certo? Isso ocorre porque gostamos de ser chamados pelo nome, e como que você chama tem que ser a diferença. Portanto, saber como a pessoa gosta de ser chamada é algo muito importante. Exemplo: quando um garçom está atendendo e você diz o nome dele, certamente ele te tratará de forma diferente — isso é conexão.

Linguagem corporal

Através da linguagem corporal você acompanha a postura da pessoa, imita gestos e afins.

Ser otimista

É claro que precisamos colocar um pingo de realidade às vezes, pois não tem como tudo ser sempre fantástico. Porém, pensar em soluções antes de problemas faz com que uma confiança maior seja criada.

Você já ouviu falar em espelhamento? Isso se relaciona bem com Rapport. Replicar postura, gestos, expressões e até mesmo algumas palavras facilita a empatia. Primeiro se acompanha e depois se conduz. Aos poucos, claro, para não ficar tão óbvio e parecer um jogo de imitação. Mas, e na Internet, como eu aplico isso? Muito simples! Se em uma conversa a pessoa tem um tom mais informal, usa algumas gírias ou até mesmo emojis, use isso também. Se ela te mandou um áudio, responda em áudio. Rapport é empatia, confiança, reciprocidade e diminuição de tensão interpessoal.

Pessoas adoram comprar, mas odeiam que algo seja vendido para elas. Ao abordar o cliente sem uma prévia empatia, a venda será complexa e muitas vezes já começa perdida. Construir um Rapport é deixar a pessoa confortável e segura. Dessa forma ela começa a gostar de você e, então, a venda pode ser feita.

E aí, me conta nos comentários se você conhecia essa técnica ou se já a usou em um processo de venda!

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