Quer ter sucesso no e-commerce? Foque na experiência e na demanda dos clientes
Uma coisa é fato: o sucesso de um negócio depende de clientes. Sem eles, afinal, não há vendas. E sem vendas não existe faturamento.
É por isso que o comportamento do consumidor deve orientar as estratégias de marketing dos e-commerces. Desde a definição de preço, passando pela criação do layout até chegar às ações de relacionamento.
Tudo que é feito em uma loja virtual tem que ser pensado na experiência que o cliente terá enquanto navega pela loja. Tudo deve ser planejado desde quando o cliente encontra a loja, até o momento em que ele realiza o pagamento. Tudo tem que ser pensando para facilitar a vida do comprador.
Para isso serão necessários alguns passos para ter sucesso nessa empreitada.
Conheça seu comprador
O que você tem que fazer é realmente conhecer o cliente da sua loja. Isso significa pesquisar sobre o perfil demográfico do público (idade, gênero, região, profissão e assim por diante), seu estilo de vida, seus hábitos de consumo, comportamentos e interesses.
É importante também conhecer sua jornada de compra. Ela serve para identificar as ofertas e os conteúdos mais relevantes para cada etapa.
Com essas informações em mãos, você consegue oferecer o pote de ouro do e-commerce a seus clientes: excelentes experiências de compra!
Diferentemente de uma loja no shopping, no meio online não é possível ter contato físico com o cliente. Assim, a experiência dentro da loja virtual diz tudo sobre sua marca.
A percepção sobre o layout, a navegação, o atendimento e o checkout determinam o sucesso da venda. Consequentemente, determinam também sua reputação junto ao público.
Mas quais são os segredos para criar uma boa experiência e conquistar a confiança dos visitantes?
Trouxemos aqui algumas práticas essenciais:
- ofereça uma navegação intuitiva, que faça com que o usuário encontre facilmente o que deseja e consiga finalizar suas compras sem dificuldade;
- garanta que todos os botões e links estejam funcionando, especialmente no checkout, momento em que um erro na página leva o usuário a desistir da compra;
- facilite o preenchimento de dados para que o usuário não perca tempo com informações desnecessárias;
- invista em um design simples e limpo, que facilite a visualização do site e transmita mais confiança à marca;
- crie um layout responsivo, que se adapte a qualquer tamanho de tela, já que cada vez mais os consumidores pesquisam e compram em dispositivos móveis;
- melhore a velocidade de carregamento das páginas, especialmente em tablets e celulares, pois isso é um fator para evitar o abandono de carrinho;
- apresente selos e certificações de segurança para o cliente se sentir suficientemente seguro para inserir dados pessoais e de pagamento na sua loja;
- esteja disponível e preste um atendimento ágil e eficiente sempre que surgir uma dúvida ou um problema.
Pense bem
Atualmente, todos os holofotes do e-commerce se voltam para a experiência do usuário. Ela, por sua vez, impacta diretamente nas taxas de conversão da loja virtual. Isso porque o visitante que não se sente seguro, bem atendido e informado acaba desistindo da compra.
É, na verdade, uma empresa completa! Por isso, o empreendedor que quer montar uma loja virtual de alto faturamento precisa pesquisar sobre os nichos do mercado, profissionalizar seu negócio e criar uma estrutura confiável.
Só assim ele terá a base necessária para satisfazer os clientes e, consequentemente, alcançar o sucesso! Esperamos que você tenha gostado da leitura e que aproveite nossas dicas para obter resultados sensacionais com seu e-commerce.