Acesso rápido

Quer ter sucesso no e-commerce? Foque na experiência e na demanda dos clientes

por Thiago Mazeto Segunda-feira, 30 de julho de 2018   Tempo de leitura: 8 minutos

Uma coisa é fato: o sucesso de um negócio depende de clientes. Sem eles, afinal, não há vendas. E sem vendas não existe faturamento.

É por isso que o comportamento do consumidor deve orientar as estratégias de marketing dos e-commerces. Desde a definição de preço, passando pela criação do layout até chegar às ações de relacionamento.

Tudo que é feito em uma loja virtual tem que ser pensado na experiência que o cliente terá enquanto navega pela loja. Tudo deve ser planejado desde quando o cliente encontra a loja, até o momento em que ele realiza o pagamento. Tudo tem que ser pensando para facilitar a vida do comprador.

Para isso serão necessários alguns passos para ter sucesso nessa empreitada.

Conheça seu comprador

O que você tem que fazer é realmente conhecer o cliente da sua loja. Isso significa pesquisar sobre o perfil demográfico do público (idade, gênero, região, profissão e assim por diante), seu estilo de vida, seus hábitos de consumo, comportamentos e interesses.

É importante também conhecer sua jornada de compra. Ela serve para identificar as ofertas e os conteúdos mais relevantes para cada etapa.

Com essas informações em mãos, você consegue oferecer o pote de ouro do e-commerce a seus clientes: excelentes experiências de compra!

Diferentemente de uma loja no shopping, no meio online não é possível ter contato físico com o cliente. Assim, a experiência dentro da loja virtual diz tudo sobre sua marca.

A percepção sobre o layout, a navegação, o atendimento e o checkout determinam o sucesso da venda. Consequentemente, determinam também sua reputação junto ao público.

Mas quais são os segredos para criar uma boa experiência e conquistar a confiança dos visitantes?

Trouxemos aqui algumas práticas essenciais:

  • ofereça uma navegação intuitiva, que faça com que o usuário encontre facilmente o que deseja e consiga finalizar suas compras sem dificuldade;
  • garanta que todos os botões e links estejam funcionando, especialmente no checkout, momento em que um erro na página leva o usuário a desistir da compra;
  • facilite o preenchimento de dados para que o usuário não perca tempo com informações desnecessárias;
  • invista em um design simples e limpo, que facilite a visualização do site e transmita mais confiança à marca;
  • crie um layout responsivo, que se adapte a qualquer tamanho de tela, já que cada vez mais os consumidores pesquisam e compram em dispositivos móveis;
  • melhore a velocidade de carregamento das páginas, especialmente em tablets e celulares, pois isso é um fator para evitar o abandono de carrinho;
  • apresente selos e certificações de segurança para o cliente se sentir suficientemente seguro para inserir dados pessoais e de pagamento na sua loja;
  • esteja disponível e preste um atendimento ágil e eficiente sempre que surgir uma dúvida ou um problema.

Pense bem

Atualmente, todos os holofotes do e-commerce se voltam para a experiência do usuário. Ela, por sua vez, impacta diretamente nas taxas de conversão da loja virtual. Isso porque o visitante que não se sente seguro, bem atendido e informado acaba desistindo da compra.

É, na verdade, uma empresa completa! Por isso, o empreendedor que quer montar uma loja virtual de alto faturamento precisa pesquisar sobre os nichos do mercado, profissionalizar seu negócio e criar uma estrutura confiável.

Só assim ele terá a base necessária para satisfazer os clientes e, consequentemente, alcançar o sucesso! Esperamos que você tenha gostado da leitura e que aproveite nossas dicas para obter resultados sensacionais com seu e-commerce.

 

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.