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Que campanhas desenvolver para vender mais no Dia dos pais?

Já passamos o Dia das Mães, Dia dos Namorados e o foco do varejo online está todo voltado para o Dia dos Pais, que em 2015, segundo informações do e-Bit, movimentou R$1,51 bilhões. Esse período é um dos mais importantes do setor e a expectativa é de que a data seja ainda mais expressiva em 2016.

Mas como surfar essa onda e tirar proveito desse momento para fazer mais vendas durante o período? É preciso desenvolver ações que promovam a marca para os filhos que desejam agradar seus pais e, mais do que isso, que eles cheguem até você no momento da escolha do produto.

O foco deve ser um só: criar campanhas exclusivas para o dia.

Em 2014, as vendas de Dia dos Namorados, por exemplo, foram impulsionadas pelo clima de Copa do Mundo, que, naquele ano, teve o jogo inaugural justamente em 12 de junho. E esse ano, para o Dia dos Pais, temos outro grande evento: Jogos Olímpicos, que ocorrem na cidade do Rio de Janeiro e que já vêm tomando conta, principalmente com a chegada da tocha olímpica em nosso país, dos noticiários e das campanhas de diferentes empresas.

Esse tipo de evento é muito importante e pode servir como “gancho” estratégico para promover algumas categorias, como a venda de artigos esportivos ou outros itens com ligação direta a alguns dos principais atletas do planeta.

Mesmo que sua loja não tenha itens dessas categorias, é preciso estar ciente dos assuntos que certamente vão estar no radar de seus clientes. Mas entendendo esse contexto, que tipo de campanha pode ser desenvolvida para atrair seu público e vender mais no Dia dos Pais? Vamos focar em dois canais: comparadores de preço e Facebook.

  • Comparadores de preço são comumente utilizados por clientes que já tem uma ideia do presente que vai comprar para seus papais. Em momentos como o que vivemos atualmente o cliente quer sempre encontrar os melhores preços.
  • O Facebook é a rede social mais utilizada e, de certa forma, monopoliza o tempo de muitos de seus usuários, por isso, é importante marcar presença na rede social, principalmente por estar no smartphone de muita gente.

Mas, quando escolher cada um deles (e como usá-los)?

Comparadores de preço: nessas plataformas o cliente vai buscar por referências de onde comprar mais barato e confirmar se essas lojas são bem avaliadas por outros clientes. Para estar nessa plataforma o ideal é que você tenha preços atrativos e que se destaquem da concorrência – sistemas de gerenciamento de preço serão muito válidos nesse momento.

Buscadores como Zoom e Buscapé já desenvolvem ações que têm foco no Dia dos Pais, por isso você só precisa se preocupar em vender. Como o fluxo aumenta, talvez o melhor modelo de pagamento seja por meio de CPA – Custo por Aquisição, onde só será pago o valor referente ao cliente que fechar a compra. Comparadores como o Buscapé só permitem esse modelo aos clientes integrados via API.

Facebook: como já dissemos, uma boa parcela dos usuários de internet tem uma conta na rede social, o que faz dela um dos principais players para anúncios no mercado. O legal da ferramenta é que ela oferece uma série de possibilidades de personalização de campanhas. Por exemplo, é possível traçar campanhas que cheguem apenas aos usuários que seguem um determinada página, de times de futebol por exemplo.

Isso faz com que os anúncios sejam mais assertivos. Existe a possibilidade, por exemplo, de fazer anúncio segmentado para homens corinthianos, e que trabalhe apenas os produtos desse clube. Uma ideia diferente é fazer anúncios, nesse caso, para homens e pedir para que esses comentem ou compartilhem as imagens com seus filhos, fazendo a sugestão do presente.

Isso não só pode influenciar no processo de venda, como também aumenta o tráfego e desempenho orgânico da marca. O Facebook permite que você defina público-alvo, renda e diferentes outros comportamentos dentro da plataforma. É um meio ideal para levar o anúncio ao cliente certo, na hora certa.

De forma geral, o melhor cenário é conseguir traçar uma estratégia em ambos os canais, mas sempre tendo em mente que comparadores são excelentes oportunidades para vender, desde que seus preços sejam competitivos e o Facebook irá aumentar o alcance de suas publicações, propiciando interação e experiência com a marca por parte do consumidor.  Um software de gerenciamento de campanhas certamente será muito válido para a gestão dos resultados de cada um dos canais.