Quatro estratégias em vídeo para lojas virtuais

por João Paulo Arraes Terça-feira, 02 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

A utilização de vídeos no e-commerce é uma excelente oportunidade para complementar as informações e tornar a navegação mais dinâmica. Muitas vezes, os consumidores não se sentem satisfeitos apenas com as informações em textos que o e-commerce disponibiliza.

De acordo com o próprio Google, 95% da população brasileira online consome vídeos no Youtube. Por isso, os vídeos se tornaram uma excelente opção para tornar os conteúdos mais completos.

Entre as vantagens de utilizar vídeos em lojas virtuais, é possível destacar:

  • O reforço para a tomada de decisão do consumidor;
  • A possibilidade de mostrar mais detalhes dos produtos;
  • O aumento do engajamento (interações);
  • A probabilidade do aumento do tempo de navegação do visitante;
  • As informações que são passadas em menos tempo;
  • A credibilidade do e-commerce que aumenta,
  • O compartilhamento se torna mais natural.

Contudo, existem diversas estratégias em vídeos que podem ser muito bem trabalhadas em e-commerces, tornando a comunicação com o consumidor mais eficiente. Confira abaixo quatro delas e torne o sua loja virtual mais completa e dinâmica, aumentando as conversões e as vendas.

1- Vídeo para FAQ

Trabalhar com vídeos na parte de FAQ do e-commerce é uma excelente maneira de tirar todas as dúvidas do consumidor de uma forma rápida e sem muito texto. A partir disso, as pessoas que desejam comprar em seu site conseguem tirar as dúvidas com agilidade e, assim, escolher o produto que deseja e concluir a compra com mais segurança.

2- Vídeo para produtos

Todo consumidor gosta de saber perfeitamente os detalhes do produto que pretende adquirir. Por esse motivo, utilizar vídeos nas páginas de produtos para demonstrar de forma completa e visual todos os detalhes, como um bordado, ou desenho, por exemplo, deixa o consumidor mais confiante e seguro. Aqui, os vídeos tutoriais, que ensinam a melhor forma de utilizar o produto, também caem muito bem.

3- Vídeo com influenciadores

Os influenciadores são excelentes por oferecerem aos consumidores uma prova social do produto, ajudando-os a entenderem como funciona, como pode ser utilizado e como foi a experiência de compra e uso. Com toda certeza, isso proporciona aos consumidores mais confiança na hora da compra, além de tirar todas as dúvidas. Esse tipo de estratégia também se encaixa muito com vídeos reviews, que apresentam análises completas dos produtos ou serviços do empreendimento.

Dica! Se o seu e-commerce ainda é pequeno, aposte em influenciadores da região, por terem um custo-benefício mais em conta. Não se esqueça também de analisar quais influenciadores possuem relação com o seu negócio online. É fundamental que isso seja bem estudado.

4- Vídeo de pós-venda

Os vídeos de pós-venda são uma ótima forma de mostrar ao consumidor como funciona a política de troca e devolução no e-commerce. Além disso, é possível mostrar no vídeo como a pessoa consegue acompanhar todo o pedido e o processo de entrega. Um tutorial de como utilizar corretamente o produto também é uma excelente opção para ser adicionada ao vídeo de pós-venda da loja virtual.

Lembre-se, lojista, que a experiência do consumidor deve ser eficiente, por isso, oferecer vídeos para complementar as informações disponibilizadas no e-commerce torna-se uma boa alternativa. Contudo, na hora de elaborar os vídeos, é preciso considerar alguns pontos, como:

  • Público-alvo;
  • Linguagem e visual mais adequados;
  • Não exagerar na animação do vídeo, sempre pensando em estimular o consumidor;
  • Não fazer vídeos longos;
  • Fazer produções de alta qualidade;
  • Publicar no Youtube para criar conteúdo para outras mídias.

Já aposta em vídeos para o seu e-commerce?

Conte para nós nos comentários!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.