Logo E-Commerce Brasil

Quão seguro está seu e-commerce para o Dia dos Namorados? Faça o checklist

Um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora de comprar em uma loja virtual é ter certeza que ele estará seguro do início ao fim da compra e, mesmo depois que comprar, não terá “surpresinhas” desagradáveis com seu cartão de crédito, roubo de dados e nem será vítima de outros tipos de fraudes.

Durante o Dia dos Namorados, essa preocupação com segurança não é diferente – o problema é que muita gente estará comprando e lojistas que não atenderem a essas exigências poderão ser ignorados. E ser ignorado em uma data que pode movimentar R$1,43 bi, como ocorreu no ano passado, não é nada legal.

Desnecessário dizer que pessoas mal-intencionadas estão sempre criando mecanismos que possam burlar sistemas e quebrar a segurança de informações e, sendo assim, nem tudo pode ser evitado. Por outro lado, é fato que o e-commerce deve se adiantar e, se quiser competir pelo mercado durante a data, deverá estar pronto para proteger os dados dos clientes e passar segurança a quem deseja comprar algo para seus parceiros.

Alguns pontos importantes que uma loja virtual deve se certificar quanto à segurança para se destacar no Dia dos Namorados estão associados ao pagamento, à certificados de segurança e Blindagem do Site, além de ser capaz de passar confiança também nos detalhes como o design do e-commerce, com o fornecimento de informações confiáveis, dados de contato acessíveis e etc.

Se você pretende garantir que sua loja estará segura para a data, confira a seguir nosso checklist da segurança do e-commerce e veja se você está realmente preparado.

Checklist – veja quão seguro está seu e-commerce

(✔) O design do meu site passa confiança ao consumidor

(✔) Tenho uma estrutura para pagamento totalmente segura

(✔) Meu site já possui certificado SSL

(✔) O e-commerce possui Blindagem de Sites

(✔) Disponibilizo informações da empresa como CNPJ e endereço acessíveis

(✔) O e-commerce já possui um canal de atendimento eficiente com chats, e-mail e telefone

(✔) A loja possui boa reputação e sempre retorno aos novos chamados

Sua loja não está totalmente segura? Então veja como proceder

Melhore o design e informações de seu site, caso ele esteja inadequado. Além do site ser seguro, ele precisa parecer seguro também para que o cliente sinta confiança em comprar ali.

Esclarecer informações sobre produtos, mas especialmente sobre sua empresa, localização, endereço, CNPJ e disponibilizar canais distintos para contato como e-mails, telefones, perfis em redes sociais e chats online ajudará o cliente a contatar sua empresa e fará com que ele sinta mais confiança em comprar ali. Cuidar da reputação da empresa, respondendo a reclamações e principalmente evitando dar margem para que elas ocorram também é imprescindível.

Quando escolher soluções de pagamento eletrônico opte por aquelas que sejam oriundas de marcas conhecidas e cuja trajetória da empresa remeta a uma boa experiência de segurança para o usuário. Lembre-se que a transição de dados deve ocorrer com total sigilo, de forma que as informações do usuário não fiquem expostas a pessoas mal-intencionadas.

Fora isso, clientes podem identificar que seu e-commerce faz investimentos em segurança apenas ao olhar para a URL e verificar que ela indica que seu e-commerce se trata de um site HTTPS (e não simplesmente HTTP), além de possuir um cadeado verde de segurança ao lado desse protocolo. Esse “S” indica ao consumidor que o site possui uma certificação de segurança SSL. Assim, se seu e-commerce não recebeu essa certificação, é melhor contratar esse serviço o mais rápido possível.

O selo Site Blindado também é outro aspecto que costuma dar mais validade para o e-commerce que o possui, de forma que o cliente pode identificar que o site tem sido auditado diariamente ao passar por uma avaliação contínua de segurança. O selo, mais do que uma imagem, é clicável e, assim, exibe informações cadastrais do site, além de uma data atualizada de quando foi feita a última avaliação.

Bons negócios são quase certeiros durante esta data, só é importante que o e-commerce passe pelo checklist e resolva todas as pendências pelo caminho e que se torne mais seguro e confiável aos olhos do consumidor.

Quão seguro está seu e-commmerce para o Dia dos Namorados? Espero que ele tenha pontuado em 100% e te desejo aqui boas vendas para essa importante data do varejo eletrônico.