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Quão importante é a entrega no mesmo dia para o consumidor?

Uma das categorias de produto mais importantes para os consumidores jovens. Na medida que a competição por entregas mais rápidas se intensificam e as empresas de transporte aumentam suas taxas, os e-varejistas são desafiados a oferecer soluções mais rápidas e econômicas de frete.

Naturalmente, isso nos leva a algumas questões. Quão importante é a entrega no mesmo dia para os consumidores? Quanto eles estão dispostos a pagar por isso? Algumas dessas questões são respondidas pela empresa Bizrate Insights. Veja:

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Snapshot: a mudança da importância da entrega no mesmo dia 

19% dos consumidores pesquisados disseram que a entrega no mesmo dia é “importante” e 4% consideram não comprar um item porque a entrega no mesmo dia não é oferecida.

A porcentagem dos consumidores que acham a entrega no mesmo dia “importante” caiu 5 pontos percentuais (esse índice era de 24% em 2013), porém essa queda pode ser devido, em parte, por conta da mudança do cenário de entregas.

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Uma parte significante dos consumidores estão se filiando aos clubes de compra, como a Amazon Prime ou Wal-Mart’s Shipping Pass, o que significa que os consumidores podem estar mais acostumados a entregas que demoram dois ou três dias. Além disso, a entrega em uma hora também está se tornando mais comum em alguns mercados, já que os consumidores que solicitam um item imediatamente podem migrar para esse modelo ao invés da entrega no mesmo dia.

O desejo pela entrega em uma hora permanece pequena ainda; 9% dos consumidores consideram a entrega em uma hora “importante”. 3% dos consumidores online pensaram em abandonar a compra porque a opção de entrega em uma hora não estava disponível.

No nível da indústria, a entrega em um dia é mais importante entre os consumidores no setor automotivo e de flores, enquanto uma porcentagem notável de consumidores (8%) pensaram em abandonar a compra porque esta opção não estava disponível nas categorias para brinquedos e videogames, automotivo e alimentos e bebidas.

Quando falamos sobre a importância da entrega no mesmo dia por geração, há uma clara diminuição em importância à medida que os consumidores envelhecem, cerca de um terço (30%) dos millenncials consideram a entrega no mesmo dia importante, enquanto apenas 5% dos seniors concordam com essa avaliação.

Custo do frete ainda é preocupação primária 

Enquanto a indústria do varejo discute sobre as opções de entrega mais rápidas, o consumidor continua priorizando uma preocupação sobre velocidade: o custo do frete.

O custo do frete é mais importante para 74% dos consumidores, versus tempo de entrega (importante para 26% dos entrevistados). Esta preocupação profunda sobre o custo permanece relativamente igual desde 2013.

A superação do tempo versus preferências de custos por geração revelam uma disparidade interessante: embora todas as gerações se preocupem mais com o custo de entrega que o prazo, os millennials se preocupam menos com o preço – e mais com o prazo – que as gerações mais velhas. Os custos se tornam cada vez mais importantes para as gerações mais velhas, enquanto a preocupação com o prazo diminui.

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Enquanto quanto os consumidores estariam dispostos a pagar? Em média, consumidores esperam pagar cerca de $15,78 dólares pela entrega no mesmo dia, mas suas expectativas variam de forma significativa de acordo com a categoria. Os consumidores esperam pagar até $24.18 dólares em média pela entrega no mesmo dia, no caso de itens automotivos, mas menos que $10,55 para produtos pet.

Quantos consumidores usam a entrega no mesmo dia?

Dos consumidores entrevistados, 10% disseram que têm usado a entrega no mesmo dia (com exceção das entregas de refeição) nos últimos 12 meses. As duas razões mais importantes para usar a entrega no mesmo dia são:

1) “Eu preciso do pedido imediatamente” (50%)

2) “Era grátis” (29%)

Dos serviços de entrega no mesmo dia oferecidos, a grande maioria usa a Amazon, seguido pelo Google Express e Postmates:

  • 70% usaram o serviço de entrega no mesmo dia da Amazon e 4% não sabem se já usaram
  • 11% usaram o Google Express e 9% não sabem se já usaram
  • 10% usaram o Postmates e 8% não sabem se já usaram
  • 8% usaram o InstaCart e 7% não sabem se já usaram
  • 6% usaram o UberRUSH e 7% não sabem se já usaram
  • 5% usaram o Deliv e 8% não sabem se já usaram

Ponto de partida

Apenas 5% dos consumidores online usaram a entrega no mesmo dia nos últimos 12 meses porque precisaram do item com urgência (ao invés de simplesmente optarem para testar o modelo ou porque era gratuito). Portanto chamo a atenção para os varejistas que estão pensando na entrega no mesmo dia para considerar a categoria de produtos que vendem, a importância que a base de seus consumidores coloca neste serviço e o preço que seus clientes estão dispostos a pagar.

Enquanto a entrega no mesmo dia pode ser útil para consumidores que precisam do item com urgência – principalmente os millennials – o custo de entrega continua sendo uma preocupação primária para todos os clientes. Mas se você checou tudo e acredita que a entrega no mesmo dia faz sentido para seu negócio, então recomendo que você faça uma parceria com a empresa que fará o suporte de custos e margens e entregar um serviço de alta qualidade.

Sobre o estudo

O estudo inclui dados de 6,767 consumidores online dos Estados Unidos e Canadá, realizado entre os dias 27 e 30 de Outubro. As informações foram coletadas via pesquisa online apresentada imediatamente depois de completar uma compra de mais de 5.000 varejistas de comércio eletrônico da rede da Bizrate Insights.

Traduzido com autorização do autor. Originalmente publicado em: https://www.internetretailer.com/commentary/2015/11/06/how-important-same-day-delivery-shoppers