Segurança, sem dúvida, é um dos principais motivadores da compra na internet. Como se trata de um ambiente relativamente novo, ainda é necessário mostrar ao cliente que ele pode confiar na empresa. Mas, infelizmente, grande parte dos empresários não planeja a segurança do site logo no início do projeto.
Como é feito o planejamento
Como uma espécie de manual para montar um e-commerce, ele costuma desenvolver a ideia e saber exatamente o que vai oferecer e qual sua expectativa com relação ao mercado. Usa como base o Plano de Negócios, que irá nortear as ações da empresa. Primeiramente é definido o que irá ser comercializado e quais os serviços a empresa prestará. Nesta parte do projeto também são desenvolvidas a marca e toda a identidade visual. Mas até esse momento não se toca no assunto segurança.
Também são discutidos assuntos importantes para lojas virtuais: Plataforma que será utilizada, ações de marketing a serem executadas, mas a segurança continua sendo deixada de lado.
Um erro grave
Geralmente as empresas esperam todo o projeto ser desenvolvido, realizam a homologação, colocam o site no ar e só então começam a buscar por serviços de segurança. Ter essa mentalidade pode significar um começo desastroso para o varejista.
Se houver uma falha de segurança no início do projeto, os usuários se afastarão e terão uma má impressão da empresa. Recuperar a imagem da loja não será uma das tarefas mais fáceis.
Entretanto, as empresas só se preocupam com a segurança no momento que se tornam vítimas de ataques.
O momento certo para se pensar em segurança
Aconselha-se que a segurança seja considerada no início do projeto, contribuindo para que todas as ações sejam tomadas com base em segurança.
Apontamos os dois principais momentos para se pensar em segurança.
- Na concepção do projeto
O varejista deve se preocupar com a segurança neste estágio do processo de desenvolvimento do e-commerce e conscientizar toda a empresa da necessidade e importância de se ter um ambiente seguro. É preciso lembrar que não basta apenas investir em softwares que garantam a proteção do site, é necessário tomar ações internas, como a utilização de antivírus para proteger as máquinas utilizadas pelos colaboradores da empresa. Esses dois fatores juntos diminuem as chances de exposição do sistema á pessoas mal intencionadas.
- Escolha da primeira plataforma
Caso a empresa, por algum motivo, não planeje a segurança logo na concepção do projeto, outro momento que pode ser utilizado para isso é na escolha da plataforma.
A escolha da plataforma é um momento importante para o empresário, pois é ali que se começa o projeto do site. Mas o varejista esquece que não deve ser avaliada somente a parte estética ou funcional do sistema. É preciso saber o que a plataforma oferece de proteção para a loja e verificar o quão interessada estará para resolver problemas relacionados à segurança quando seu site já estiver no ar.
Quanto mais cedo melhor
Quanto mais cedo a loja pensar em segurança e na elaboração de um projeto, menores serão os riscos de expor a marca ou sofrer rejeição de consumidores com o site já no ar. Investir em segurança desde o início do projeto significa investir na marca e garantir que os clientes se sentirão seguros ao comprar em seu site.
Co-autor: Leonardo Vergani, Analista de Marketing Digital, integrante da Célula Digital da Site Blindado S.A.