Qual será o Valuation do Netshoes? Especulações sobre a Brazuca e a Amazon

por Diego Gomes Sexta-feira, 31 de março de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Recentemente publiquei um texto sobre o IPO do Netshoes no meu LinkedIn e estou tentando acompanhar de perto esse deal, afinal é uma ótima notícia para o nosso mercado e a cena de tecnologia/startups como um todo.

Quando publiquei o post, uma das reações que mais ouvi foi: “Será que agora esse IPO sai mesmo? Será que dessa vez a Netshoes vai abrir o capital?”

Aí, ontem vi a seguinte notícia:

Amazon to acquire Souq, a Middle East clone once valued at $1B, for $650M

Amazon continues its march across the globe, and one of its newest targets is the Middle East. According to multipletechcrunch.com

É isso mesmo. A Amazon acaba de comprar seu maior competidor do Oriente Médio por U$ 650m, aproximadamente R$2 bilhões na conversão de hoje. A negociação começou em Novembro do ano passado e a princípio avaliava a empresa em U$1 bi (R$3,1 bilhões). O deal não se concretizou na época e só fechou agora, mas com um valuation bastante descontado em relação ao que foi inicialmente antecipado pela imprensa.

Aparentemente o deal não foi muito bom para os investidores dos últimos rounds, dado que a empresa já havia captado um total de U$ 540 milhões. Pra complicar, em 2014, a Naspers já havia investido na Souq em um valuation de U$ 717 milhões.

Nesse cenário e com o mercado de e-commerce brasileiro enfrentando uma luta sangrenta e deficitária, com grandes prejuízos acumulados, a pergunta que fica é:

Será que a Amazon vislumbra uma estratégia similar para o Brasil? Será que ela compra a Netshoes numa oferta agressiva? a B2W? Se não comprar, será que ela vai fazer um investimento maior no mercado local?

O jeito Jeff Bezos de comprar:

Uma coisa que sabemos sobre a Amazon é que Jeff Bezos, seu CEO, é um cara racional, econômico e pão duro. E na hora de fazer aquisições, ele tenta atacar antes, machucar os players estabelecidos e comprar descontado depois. O livro A Loja de Tudo conta muito sobre o jeito Amazon de adquirir.

Exemplo: quando a Zappos estava começando incomodar, Bezos lançou um site chamado ‘Endless’, focado exatamente na mesma vertical e começou uma batalha de preços. O mesmo ocorreu com aDiapers.com. Depois de esfolar os caras, a Amazon comprou as 2 empresas a um preço descontado e se consolidou nas respectivas verticais.

No caso do oriente médio e da Souq, minha impressão é que o cara está de olho em empresas com grande necessidade de capital e alto burn rate, para poder comprar na baixa. Olhando por este prisma, o Brasil parece um lugar atraente para investir recursos.

Na Índia a estratégia foi diferente…

Se de um lado, no oriente médio a empresa optou por comprar, na Índia a Amazon optou por entrar sozinha e bater de frente com aFlipkart. Lá, a Amazon já investiu mais de U$2b e planeja investir U$3b nos próximos anos

Comprar Netshoes? Faz sentido?

A resposta pra mim é simples. Depende de 2 coisas:

  1. Do valuation e da expectativa dos sócios/investidores da Netshoes (e alguns deles também eram investidores da Souq, como a Tiger Global).
  2. Do valor estratégico da empresa para a Amazon. Além dos clientes, meios de pagamentos locais e logística, qual o valor da empresa para a gigante?

Eles vão olhar, e se parecer um bom negócio, a Amazon com certeza vai considerar.

Mas se por um lado existe uma empresa sólida, que está expandindo geograficamente e lançando novos produtos (vide Zattini) com velocidade, por outro lado, existem aspectos que a Amazon precisa avaliar se estão alinhados a sua estratégia.

Diferente da Souq, que tinha presença distribuída em vários países, um marketplace maduro e pagamentos e logística localizados por país, a situação é um pouco diferente quando olhamos para a Netshoes:

  • Hoje, o percentual das receitas de marketplace ainda é desprezível para a Netshoes, cerca de 2%. O marketplace foi lançado em Fevereiro de 2016 e é um produto jovem ainda;
  • O Brasil ainda representa mais de 77% do mercado da Netshoes, seguido de México (13%) e Argentina (10%). Se para a Amazon for uma tese de entrada “localizada” na América Latina, o valor da Netshoes não seria tão estratégico.

Mas vamos avançar na brincadeira. Supondo que a Amazon queira comprar a Netshoes, qual a próxima pergunta?

Quanto vale a Netshoes?

Entrando na brincadeira, levantei alguns dados e tentei fazer uma estimativa de valuation para a nossa heroína. Neste exercício modelei informações públicas, coletadas em diversas matérias de 2 empresas:

  • Souq: a líder do oriente médio aparentemente tinha um tamanho similar ao da Netshoes, porém tendo levantado muito mais capital e com um alto burn rate. A empresa captou mais do que o dobro da Netshoes e atingiu volumes de GMV/tráfego similares.
  • Zalando: uma empresa madura, de capital aberto e lucrativa no mercado europeu no mesmo espaço. Provavelmente um ótimo benchmark de comparação também.

Na análise, comparei métricas como:

  • Recursos levantados, números de funcionários, tamanho do mercado, tráfego, clientes, crescimento e GMV para tentar chegar a um palpite.

O resultado você vê abaixo:

Meu palpite:

Pela eficiência de capital maior (U$240m vs U$540m) e um mercado potencial maior, eu apostaria que a Netshoes vai conseguir um valuation melhor do que a Souq, que estimei entre os múltiplos de 0,8X a 1,2X do GMV da empresa.

Por outro lado a Netshoes não tem EBITDA positivo nas suas atuações internacionais e não dá sinais de lucratividade em breve. O mercado Latam também é menor. E se a Zalando, o player europeu líder hoje está avaliado em U$10bi a um GMV de aproximadamente U$4bi (múltiplo de 2,5X). O teto da Netshoes para mim seria de 2X GMV.

Cenários:

  • Worst case: Múltiplo de 1,2X GMV: U$ 649m ou R$ 2bi de valuation. Coincidentemente, o mesmo valor da venda da Souq;
  • Ok case: Múltiplo de 1,5X GMV: U$ 649m ou R$ 2,5bi de valuation;
  • Best case: Múltiplo de 2X GMV: U$ 1082m ou R$ 3,3bi de valuation.

E você, quanto acha que vai ser o valuation da Netshoes no IPO? E qual a estratégia da Amazon no Brasil? A Amazon compra a Netshoes? Viajei?

#NaTorcidaPeloIPO

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