Qual o impacto do Same Day Delivery no mercado de saúde e bem-estar?

por Anderson Cruz Terça-feira, 18 de agosto de 2015

Na última semana, dando sequência a nossa série de textos sobre entregas no mesmo dia, começamos a explicar o Same Day Delivery para diferentes segmentos. Já falamos dessa modalidade para o segmento de moda, agora vamos falar sobre como o mercado de saúde e bem estar pode se beneficiar do Same Day Delivery.

Se a desvantagem do comércio eletrônico era simplesmente seu tempo de entrega (haja vista que na loja física o consumidor já sai com o produto na hora), essa mudança de paradigmas na entrega de mercadorias e serviços promete decolar de vez os serviços prestados no ambiente virtual e mudar o jeito brasileiro de fazer compras.

Como o Same Day Delivery pode ser aplicado no mercado de saúde e bem-estar?

Uma rápida pesquisada na web nos permite concluir que as lojas virtuais que trabalham com cosméticos, medicamentos, produtos terapêuticos e até serviços de massagem, vêm adotando cada vez mais essa mudança na cadeia logística, o que lhes garantem imensa vantagem competitiva, não somente com relação às lojas físicas, mas, principalmente, com os concorrentes do comércio eletrônico que ainda entregam seus produtos em prazos superiores a 72 horas.

Nesse formato, o cliente entra em uma loja online de produtos de beleza, por exemplo, e opta pela entrega “expressa”. Recebe em alguns minutos um e-mail de confirmação e pronto!

É só aguardar a faixa de horário estipulada para ter sua aquisição em mãos, dentro de poucas horas. No caso de lojas online do setor farmacêutico, o diferencial competitivo é ainda maior, pois quem solicita um medicamento, em geral, necessita-o com urgência, não podendo esperar dias para administrá-lo.

Impactos da entrega no mesmo dia sobre o setor de saúde e bem-estar

O mercado de bem-estar movimenta no Brasil cerca de R$ 370 milhões por ano. Já o setor de medicamentos genéricos, só entre março de 2014 e fevereiro deste ano, movimentou impressionantes R$ 16 bilhões, sendo que a maior parte das vendas nesse setor ainda se dá por meio de postos físicos.

Essa desproporção entre comércio eletrônico e lojas físicas já começa a mudar, muito em função da inovação do setor virtual, através de iniciativas como o próprio Same Day Delivery. Essa tendência de crescimento exponencial das vendas online é o primeiro impacto desses segmentos com as entregas em menos de 24 horas.

A título de exemplo, uma pesquisa da Multifarmas revelou que, só nesse 1º trimestre de 2015, as farmácias online tiveram um crescimento nas vendas de 12%, em plena retração econômica — uma sinalização clara de que a forma dos brasileiros comprarem itens de saúde e bem-estar pode estar mudando.

Uma mudança importante e que pode fazer a diferença para os negócios é a maior rotatividade nos CD’s das lojas online do setor de saúde e bem-estar e que implicará a necessidade de remodelar a gestão de estoques, considerando a menor necessidade de investimento em espaços físicos de grande extensão para abrigo de mercadorias por longos períodos. Isso pode levar a uma espécie de adaptação moderna ao sistema “Just in Time” usado em décadas passadas: pouco estoque e giro intenso nos depósitos.

No próximo artigo falaremos sobre as vantagens do same day delivery para supermercados, sobretudo as redes de supermercado que desejam entrar para o segmento de e-commerce.

Leia os outros artigos da série:

O Same Day Delivery e quais negócios podem oferecem essa modalidade de entrega

Same Day Delivery para o e-commerce de moda

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.