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Qual a importância do SEO para o redesign da loja e-commerce?

por Henrique Aren Troitinho Terça-feira, 26 de julho de 2016

Fazer um bolo é fácil, quando você usa todos os ingredientes corretos desde o começo!

Fazer um bolo pode ser fácil, é preciso apenas seguir a receita e usar todos os ingredientes de forma correta, mas imagine a seguinte situação: você misturou a massa, colocou em uma forma e está prestes a colocá-lo no forno, então você se lembra de um detalhe importante, esqueceu-se de colocar os ovos e o fermento.

Sem os ovos, a massa fica lisa e quebradiça, sem o fermento, o bolo não cresce. Os ingredientes foram desperdiçados e você terá que recomeçar a receita do zero e dedicar mais tempo e energia para refazê-lo, misturar os ovos e o fermento depois da massa ter ficado no ponto não farão o bolo ficar bom.

Infelizmente, muitas lojas online e negócios online seguem a mesma ideia. No momento do desenvolvimento eles negligenciam o envolvimento dos profissionais de SEO e só pensam em contata-los após o termino do projeto. Esperando que em um passe de mágica ele consiga elevar o rankeamento no Google.

Os fatores de rankeamento Google.

O Google utiliza uma serie de critérios para avaliar o posicionamento orgânico na busca. Esse critérios são atualizados anualmente como intuito de otimizar as respostas das pesquisas. Pensando nisso vamos comentar alguns fatores a serem levados em consideração.

  • A primeira é atrelada a conteúdo, se o site tem apenas textos, pode estar perdendo oportunidades. O google ranqueia melhor os sites com conteúdo multimídia.
  • Focar em um nicho ou segmento especifica se isso for cumprido será possível alcançar um bom posicionamento, pois, páginas genéricas atendem um publico genérico e isso resulta em conquista de posições piores.
  • Outro fator importante é o carreamento do site, pois com o uso cada vez maior da internet em smartphones, é interessante observar a velocidade do carregamento.
  • Link externo é um importante fator para o rankeamento quantidade deles apontando para o seu site. Mas, o Google não considera qualquer um, ele leva em consideração a qualidade dele se ele tem relevância com o interesse do seu publico.
  • E por fim, mas não menos importante a escolha das palavras chave. Essa é uma atividade que pode ser incluída na etapa de planejamento do negocio. Com a definição do publico alvo é possível identificar de uma maneira mais facil o termos mais usados numa busca e que irão ter mais alcance.

O SEO não funciona dessa forma

Ele deve começar a ser aplicado desde a primeira fase de desenvolvimento. Vejo muitos sites com potencial e baixo desempenho, pois, ignoraram a importância do SEO durante a fase de planejamento. Como resultado, temos a frustração, perda de tempo e gasto de orçamento.

SEO não pode ser negligenciado

Se o seu objetivo é maximizar as vendas e receitas do seu e-commerce, é importante entender que o SEO tem importância crítica nos resultados. Os donos de e-commerce espertos contratam especialistas de SEO desde o começo do projeto. Eles entendem que  altos rankings de busca orgânica não podem ser alcançados com táticas de SEO aplicadas ao final do processo do desenvolvimento web.

Mesmo antes de finalizar as etapas como estrutura do site e design, organização de conteúdo, é importante começar a pensar como será integrado o SEO em cada uma dessas etapas. Por que é tão importante? O design do site pode ter um impacto muito alto no motor de buscas e, portanto, no tráfego e vendas.

Alguns empresários, depois de desfrutar dos resultados de um bom rankeamento durante algum tempo, acreditam que isso não mudará, porém, estão equivocados. O seu site não é o único na disputa por posições do Google, constantemente os valores de (ranking, tráfego, vendas, clientes, taxa de conversão e etc.) são alterados e eles devem ser adequados constantemente.

Não importa o quanto a empresa seja grande no mercado ou se domina o mercado off-line. Quando se trata de web, todo mundo começa igual e o SEO bem efetivo pode posicioná-lo a frente do concorrente. Além do SEO é importante também planejar os links patrocinados para obter um bom resultado.

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