Sempre me perguntam quais serão as tecnologias que farão uma nova revolução e que vai mudar nossas vidas nos próximos anos, eu respondo que não será bem uma tecnologia, mas uma forma de conviver com ela. A revolução é social e isso é que vai comandar e orientar as novas tecnologias.
É claro que a primeira coisa que vem em mente de todos os especialistas ou entendidos em e-commerce é a Realidade Aumentada, Wearable Computing, a Mobilização de tudo, Inteligência Articificial, Robótica, Impressão 3D e por ai vai. É fato, essas inovações já estão sendo implementadas. Mas eu acho que o que irá e já está nos impactando não é uma nova tecnologia, mas um uso mais inteligente das tecnologias que já temos a nossa disposição. (essas mencionadas inclusive!)
A Internet nos trouxe muitas possibilidades e oportunidades, milhares de devices Mobile estão sendo vendidos em abundância no mundo e com isso, estamos cada vez mais envolvidos e hiperconectados, não somente por conectar as Pessoas, mas também porconectar coisas e produtos no convívio dessa Pessoas.
Esses devices mobile fazem de cada um de nós, pessoas conectadas entre si, interligadas, Geo-localizadas, disponíveis e socialmente envolvidas. O fator inteligência dos Smartphones e Tablets, está na conexão Pessoa para Pessoa (P2P ou Peer to Peer), aplicativos como Skype, Viber, TalkBox e WhatsUp e as Redes Sociais que fazem a comunicação instantânea, estão sendo muito utilizados e conectam as pessoas diretamente em tempo real. Além disso, tecnologias como NFC (Near Field Comunication) permite, por exemplo, pagamentos com um sensor de proximidade de hardware. Com isso o OminiChannel ou o MultiCanal deixa de ser uma alternativa, mas uma forma de aproveitar toda esta inteligência, o jeito de viver e de comprar do novo consumidor.
Há diversos modelos e aplicativos sendo implantados no mundo neste contexto, para aproveitar toda essa penetração e geo-localizaão dos portadores dos Smarthphones, por exemplo. A Apple lançou no ano passado o PassBook que permite armazenar Cupons, Ingressos, Cartões e até Cartões de Embarque. Basta apresentar o celular com o cartão com o QrCode e pronto, acesso permitido ou desconto fornecido. O iButerfly na Asia, é um exemplo de App com Game e Realidade Aumentada, onde você pode conquistar “borboletas” (que são cupons de descontos) no meio da rua, no shopping ou ao passar em frente a uma Loja e resgatar o benefício. O ShopKick por exemplo, é um case de sucesso americano que ajuda os varejistas fazendo com que os clientes visitem as lojas com mais frequência. A cada visita, o cliente recebe um bônus chamado “kickbuck”, uma espécie de moeda eletrônica que dá direito a desconto nas compras, download de canções ou créditos para jogos.
Na verdade as novas tecnologias passam por focar nas Pessoas e na forma de engajamento nesta Revolução Social. Os Devices Mobiles permitem INOVAÇÃO e são esses negócios que podem solucionar problemas como o Showrooming ou Venda Perdida, por exemplo. Os negócios cada vez mais Conectados e Sociais, que consigam envolver o consumidor são os que vão bombar, ditar regras e serão mais prosperos nos próximos anos no e-commerce e no mercado como um todo.
Pense Nisso!!