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Qual a melhor solução para o meio de pagamento do seu e-commerce

Na hora de desenvolver um e-commerce é muito comum surgir a seguinte dúvida:

Quais os tipos e qual meio de pagamento usar?

Aqui vão algumas dicas para tomar esta decisão:

Existem alguns modelos para a prática de vendas online, porem apenas dois são recomendados e seguros, um é usando empresas que fazem todo o processamento do pagamento do e-commerce por você em um ambiente a parte do seu, ou seja, em outro site com a marca de um terceiro, SÃO CHAMADAS DE INTERMEDIADORAS, como por exemplo, o Pag. Digital, PagSeguro, PayPal, MoIP e Dinheiro Mail.

O outro modelo é utilizar soluções “White Label”, onde todo o processamento de dados ocorre “dentro do seu site” sem evidenciar intervenção de outras empresas, porem envolve contratar mais fornecedores, como Gateway (Cobre Bem, Braspag e Softwafre Express), Anti Fraude (Clear Sale, FControl, Cyber Source), Certificado Digital (Certisign, Thawte), Cartões de Crédito (Cielo ou Redecard), além de ser necessário ter uma plataforma que possibilite a integração destes sistemas e usar o protocolo a https para navegação segura.

As principais diferenças entre estes dois modelos são:

Visuais

Como disto acima, no primeiro modelo, no momento do pagamento o usuário passa a navegar em um ambiente 3º, que mesmo que as empresas possibilitem a personalização, não é a mesma experiência visual que o segundo modelo, onde realmente mantêm você no mesmo ambiente com as características do seu site.

Navegabilidade e Facilidade para o usuário

No primeiro modelo, o usuário é obrigado a sair do ambiente do e-commerce, fazer um segundo cadastro no site de uma destas empresas de pagamento e só assim conseguir processar o pagamento, enquanto com a segunda solução a navegação é totalmente linear, sem sair do ambiente do seu e-commerce com apenas um cadastro. Existem estudos que comprovam que tanto uma mudança de ambiente, quanto o aumento de cadastro fazem com que muitos usuários desistam da compra.

Facilidade para implantação

Sem dúvida o primeiro modelo é tecnicamente muito mais fácil e rápido para implantar em seu site, além de se relacionar com apenas um fornecedor para todo o processo de venda, enquanto no segundo modelo é necessário contratar algumas empresas e integrá-las.

Preço

Com a quantidade de vendas muito baixa, fica mais barato usar o primeiro método, porem com o crescimento da operação o segundo passa a ser muito mais rentável.

As empresas Pag. Digital, PagSeguro, PayPal, MoIP e Dinheiro Mail, praticam em média as seguintes taxas:

Cartão de crédito – 5,4%* a 7%* em cima do valor da venda.
Boletos e débito online – 1,9%* a 2,9%* em cima do valor da venda.

Usando o método “White Label”, a conta já é um pouco mais complicada porém mais barato:

Gateway – R$ 0,35* por pedido.
Anti Fraude –R$ 0,7 R$ Até R$ 3,60* por pedido mais R$ 5.000 a R$ 6.000* de Setup. Este valor pode variar muito dependendo da empresa contratada.
Certificado Digital – R$ 2.000* por ano.
Cartões de Crédito e débito – 2,90% a 3,5%* – Dependendo de sua negociação com os cartões.
Boleto bancário – R$ 1,00 a R$ 1,50* por boleto pago, mas pode chegar até R$ 4 para lojas de pequeno porte.
*Valores aproximados.

Quando fizer o cálculo do que vale a pena para o seu negócio, é importante ter em mente a % de vendas no comércio digital por cada tipo de pagamento, que é de aproximadamente 90% por cartões de crédito (30% a vista e 70% a prazo) e 10% por Boleto bancário.

Como podem perceber a conta não é tão simples! Tenha muita atenção no momento dessa escolha, pois o valor não pode ser o único fator de decisão, os aspectos conceituais também são muito relevantes e podem trazer mais ou menos vendas para o seu negócio.