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Qual a melhor plataforma de loja virtual para trabalhar marketing digital?

Na quinzena de Search e Vendas, promovida pelo E-commerce Brasil, ficou claro a importância do controle dos investimentos das campanhas de marketing, sejam elas de e-mail marketing, comparadores de preço, links patrocinados, entre outras.

Uma boa plataforma de loja virtual deve oferecer ao lojista a opção de criação das campanhas, independente da forma de investimento desta campanha (Custo Fixo ou Custo por Clique), e a mensuração dos resultados das ações, ou seja, quanto vendeu cada campanha, a taxa de conversão e qual foi o retorno sobre o investimento (ROI).

A taxa de conversão é de extrema importância para acompanhar o desempenho das lojas virtuais, a partir dela o lojista pode tomar decisões mais precisas para administrar o seu e-commerce. Esta taxa é medida pela porcentagem do número de pessoas que acessam a loja e realmente efetuaram uma compra. O lojista pode medir a taxa de conversão geral, ou seja, com todas as vendas da loja e também de determinadas campanhas. Desta maneira tem como mensurar qual ação de marketing obteve melhor resultado.

Analisando os resultados é possível otimizar as campanhas de marketing, a partir da taxa de conversão por campanha é possível investir nas ações que oferecem mais retorno e trabalhar aquelas que não oferecem para começar a gerar mais vendas.

O ROI é outra métrica interessante, consiste no cálculo da receita gerada por uma campanha, dividido pelo investimento. O objetivo do ROI é mensurar os dados das ações de marketing, para posteriormente otimizá-las. É um número absoluto, porém não existe um valor ideal, por exemplo, um ROI baixo de uma campanha, não gerou muitas vendas, porém gerou a fidelização dos clientes, não foi necessário um novo investimento em mídia, ou seja, analisando que os clientes voltaram na loja posteriormente e efetuaram mais pedidos, o ROI não foi tão ruim assim, pois gerou poucas vendas em um primeiro momento, mas depois recompensou com a fidelização dos clientes.

Outro caso é quando um ROI alto de uma campanha gerou muitos pedidos na loja, mas estes pedidos acabaram não sendo fechados por diversos motivos, analisando a situação, o ROI não foi tão alto como parecia ser no princípio.

A conclusão é que para o melhor controle das campanhas de marketing, a plataforma escolhida para a loja virtual deve disponibilizar o maior número de informações. Os relatórios devem ser completos, pois são de extrema importância para o acompanhamento das ações. Somente com a análise de um conjunto de dados, o lojista poderá tomar decisões mais consistentes e efetivas.

A plataforma deve também ajudar em ações para melhorar este retorno sobre os investimentos, como auxiliar em estratégias de aumento do ticket médio e maior qualidade da conversão. O aumento do ticket médio pode ser feito com ferramentas que permitem venda casada (compre junto), que oferecem descontos na compra de mais itens na loja; outra opção é o oferecimento de um brinde na compra de mais produtos ou na compra acima de um determinado valor; o consumidor gasta um pouco a mais que o previsto, mas acaba satisfeito com o benefício oferecido.

Para gerar conversões qualificadas, ou seja, boas vendas na loja virtual, é possível pela venda de produtos que o seu público procura, tem interesse, para descobrir estes produtos, utilize relatórios de vendas e ferramentas de análise de navegação; ofereça lançamentos, produtos exclusivos e promoções para os clientes especiais, entre outras ações.

Realizar o controle dos investimentos de marketing é essencial, e a escolha de uma plataforma que auxilie neste trabalho é o primeiro passo para ter sucesso nas campanhas de marketing, resultando em um maior número de vendas.